O abandono de carrinho é quando um cliente adiciona um ou mais produtos ao carrinho de compras online, mas não conclui a compra. Isso é um problema comum para muitos lojistas e, na plataforma de vendas digitais Hotmart, não é diferente.
De acordo com pesquisas, a taxa de abandono de carrinho pode chegar a 75% em algumas lojas virtuais. O abandono de carrinho pode levar a perdas significativas nas vendas, e é por isso que é importante saber como recuperá-los.
Neste artigo, vamos discutir algumas das melhores estratégias para recuperar carrinhos abandonados na Hotmart para aumentar suas vendas.
O que é o abandono do carrinho
O abandono de carrinho acontece quando o consumidor seleciona os itens que deseja comprar, adiciona os produtos ao carrinho virtual e quando chega no momento do pagamento desiste da compra.
Algumas pessoas podem dizer que o carrinho abandonado virtual seria o equivalente ao “estou apenas dando uma olhadinha” que acontece nas lojas físicas. Mas não é verdade.
O equivalente a “dar apenas uma olhadinha” são as pessoas que visitam a sua página mas não selecionam o produto para compra.
Em uma loja física, o abandono de carrinho seria o equivalente ao cliente entrar no estabelecimento, escolher os produtos que deseja levar, passar as compras no caixa e no momento de passar o cartão ele simplesmente ir embora.
Por que as pessoas abandonam o carrinho?
É importante observar que quando o consumidor abandona o carrinho de compras, ele já passou por todas as etapas do funil de vendas, demonstrou interesse em adquirir o produto e no momento final algo o impediu de finalizar a compra.
Existem diversas razões pelas quais um cliente pode abandonar um carrinho de compras, e é importante identificar o motivo para criar estratégias eficazes de recuperação.
Segundo um levantamento feito pela Opinion Box, 78% dos consumidores têm o hábito de abandonar o carrinho em compras online. Embora a pesquisa tenha foco no e-commerce, alguns dos motivos também se aplicam aos infoprodutos.
Os principais motivos que levam ao abandono de carrinho são:
- O site ou app não me passar segurança na hora do pagamento
- Não ter os meios de pagamento que eu gostaria de usar
- Minha vontade de adquirir o produto passar
- Não ter a possibilidade de devolver ou trocar produtos
- A etapa de pagamento ser muito longa, ter que preencher muitas coisas
- Não entender as informações da página
Como evitar o abandono de carrinhos na Hotmart
Carrinho abandonado não é carrinho perdido. Sabendo porque as pessoas abandonam o carrinho, é possível criar algumas estratégias para recuperar ao menos parte dessas vendas
Crie páginas de vendas claras
Antes de bolar planos e estratégias para convencer um cliente a voltar ao checkout, é importante pensar em formas de evitar que ele abandone a página, em primeiro lugar.
Uma forma de fazer isso é por meio das páginas de vendas. Ter informações claras a respeito do produto, mostrar todo o conteúdo dentro do infoproduto, quais garantias o consumidor possui e como ele pode entrar em contato com o suporte para pedir ajuda, se necessário.
Dessa forma o consumidor não se sente dividido entre adquirir o curso que quer e o medo de ter algum problema e não conseguir solucionar.
Leia também: Como criar uma landing page para curso
Flexibilização dos meios de pagamento
O cartão de crédito é o meio de pagamento preferido dos brasileiros. Um outro levantamento realizado pela Opinion Box em 2022 mostrou que 80% dos consumidores entrevistados usam o cartão de crédito para fazer compras.
Naturalmente, esse é o principal meio de pagamento escolhido para pagar os infoprodutos.
A maioria dos infoprodutores oferecem a possibilidade de parcelar a compra em até 12 vezes no cartão de crédito. Porém, a média do limite do cartão, entre os brasileiros que sabem o valor, é de R$1.401.
Considerando que para efetuar uma compra, ainda que parcelada, o consumidor precisa ter o valor inteiro disponível no limite, 70% dos brasileiros recebem até dois salários mínimos e o cartão de crédito é o meio de pagamento mais usado, o infoprodutor acaba concorrendo com a maioria das contas do consumidor.
Uma forma de caber no orçamento dos clientes é oferecendo outras opções de pagamento disponíveis na Hotmart, como:
- Pagamento híbrido (pix + cartão de crédito)
- Parcelamento inteligente (ocupa só o limite da parcela)
- Boleto
- Boleto parcelado
- Saldo Hotmart
- Cartão de crédito via Paypal
- Cartão de débito virtual Caixa
Veja também: Vender produtos digitais vale a pena?
Transmita segurança ao consumidor
Para muitos produtores de conteúdo e infoprodutores que estão imersos no mundo do marketing digital, ouvir falar sobre 6 em 7, 7 em 1, 8 em 30, pode passar a impressão de que faturar esses valores é muito fácil e que com apenas um pouco de esforço qualquer um enriquece.
Mas para o cidadão comum, que tem um jornada de trabalho de 8 horas por dia e um salário mínimo para receber no fim do mês, aquele produto de baixo ticket que custa apenas 197 reais, pode representar 10% de sua renda mensal e fazer falta no momento de pagar as contas.
Por isso, é importante que o consumidor se sinta seguro em relação ao produto para decidir comprar.
Lembre-se que a maioria dos consumidores não compram o produto, compram a transformação que ele causa. Quando eles passam o cartão para adquirir um curso online, estão na verdade comprando a esperança de um novo capítulo na vida.
Por isso, use bastante provas sociais na sua oferta e reforce as garantias ao consumidor. Dessa forma o número de carrinhos abandonados pode diminuir bastante.
Como recuperar os carrinhos abandonados
Mesmo tomando as atitudes acima, alguns consumidores vão chegar ao checkout e deixar a página em seguida.
Nesse caso, o melhor a se fazer é usar o SAK, uma ferramenta de envio de mensagens direta ao WhatsApp e e-mail do consumidor convidando ele para finalizar a compra.
Para integrar o SAK com a Hotmart, siga esse passo a passo:
Para convencer o consumidor a voltar a página, lembre-o de como aquele produto pode ser útil na vida dele e o que ele vai alcançar ao adquirir o infoproduto. Lembre-se que esse lead já está aquecido e demonstrou interesse pelo produto, então esse é o momento de quebrar suas objeções.
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