O abandono de carrinho é quando um cliente adiciona um ou mais produtos ao carrinho de compras online, mas não conclui a compra. Isso é um problema comum para muitos lojistas e, na plataforma de vendas digitais Hotmart, não é diferente. 

De acordo com pesquisas, a taxa de abandono de carrinho pode chegar a 75% em algumas lojas virtuais. O abandono de carrinho pode levar a perdas significativas nas vendas, e é por isso que é importante saber como recuperá-los. 

Neste artigo, vamos discutir algumas das melhores estratégias para recuperar carrinhos abandonados na Hotmart para aumentar suas vendas.

O que é o abandono do carrinho

O abandono de carrinho acontece quando o consumidor seleciona os itens que deseja comprar, adiciona os produtos ao carrinho virtual e quando chega no momento do pagamento desiste da compra.

Algumas pessoas podem dizer que o carrinho abandonado virtual seria o equivalente ao “estou apenas dando uma olhadinha” que acontece nas lojas físicas. Mas não é verdade. 

O equivalente a “dar apenas uma olhadinha” são as pessoas que visitam a sua página mas não selecionam o produto para compra.

Em uma loja física, o abandono de carrinho seria o equivalente ao cliente entrar no estabelecimento, escolher os produtos que deseja levar, passar as compras no caixa e no momento de passar o cartão ele simplesmente ir embora. 

Por que as pessoas abandonam o carrinho?

É importante observar que quando o consumidor abandona o carrinho de compras, ele já passou por todas as etapas do funil de vendas, demonstrou interesse em adquirir o produto e no momento final algo o impediu de finalizar a compra.

Existem diversas razões pelas quais um cliente pode abandonar um carrinho de compras, e é importante identificar o motivo para criar estratégias eficazes de recuperação. 

Segundo um levantamento feito pela Opinion Box, 78% dos consumidores têm o hábito de abandonar o carrinho em compras online. Embora a pesquisa tenha foco no e-commerce, alguns dos motivos também se aplicam aos infoprodutos.

Os principais motivos que levam ao abandono de carrinho são:

  • O site ou app não me passar segurança na hora do pagamento
  • Não ter os meios de pagamento que eu gostaria de usar 
  • Minha vontade de adquirir o produto passar
  • Não ter a possibilidade de devolver ou trocar produtos
  • A etapa de pagamento ser muito longa, ter que preencher muitas coisas
  • Não entender as informações da página

Como evitar o abandono de carrinhos na Hotmart

Carrinho abandonado não é carrinho perdido. Sabendo porque as pessoas abandonam o carrinho, é possível criar algumas estratégias para recuperar ao menos parte dessas vendas

Crie páginas de vendas claras

Antes de bolar planos e estratégias para convencer um cliente a voltar ao checkout, é importante pensar em formas de evitar que ele abandone a página, em primeiro lugar.

Uma forma de fazer isso é por meio das páginas de vendas. Ter informações claras a respeito do produto, mostrar todo o conteúdo dentro do infoproduto, quais garantias o consumidor possui e como ele pode entrar em contato com o suporte para pedir ajuda, se necessário.

Dessa forma o consumidor não se sente dividido entre adquirir o curso que quer e o medo de ter algum problema e não conseguir solucionar.

Leia também: Como criar uma landing page para curso

Flexibilização dos meios de pagamento

O cartão de crédito é o meio de pagamento preferido dos brasileiros. Um outro  levantamento realizado pela Opinion Box em 2022 mostrou que 80% dos consumidores entrevistados usam o cartão de crédito para fazer compras.

Naturalmente, esse é o principal meio de pagamento escolhido para pagar os infoprodutos. 

A maioria dos infoprodutores oferecem a possibilidade de parcelar a compra em até 12 vezes no cartão de crédito. Porém, a média do limite do cartão, entre os brasileiros que sabem o valor, é de R$1.401.

Considerando que para efetuar uma compra, ainda que parcelada, o consumidor precisa ter o valor inteiro disponível no limite, 70% dos brasileiros recebem até dois salários mínimos e o cartão de crédito é o meio de pagamento mais usado, o infoprodutor acaba concorrendo com a maioria das contas do consumidor.

Uma forma de caber no orçamento dos clientes é oferecendo outras opções de pagamento disponíveis na Hotmart, como:

  • Pagamento híbrido (pix + cartão de crédito)
  • Parcelamento inteligente (ocupa só o limite da parcela)
  • Boleto
  • Boleto parcelado
  • Saldo Hotmart
  • Cartão de crédito via Paypal
  • Cartão de débito virtual Caixa

Veja também: Vender produtos digitais vale a pena?

Transmita segurança ao consumidor

Para muitos produtores de conteúdo e infoprodutores que estão imersos no  mundo do marketing digital, ouvir falar sobre 6 em 7, 7 em 1, 8 em 30, pode passar a impressão de que faturar esses valores é muito fácil e que com apenas um pouco de esforço qualquer um enriquece.

Mas para o cidadão comum, que tem um jornada de trabalho de 8 horas por dia e um salário mínimo para receber no fim do mês, aquele produto de baixo ticket que custa apenas 197 reais, pode representar 10% de sua renda mensal e fazer falta no momento de pagar as contas.

Por isso, é importante que o consumidor se sinta seguro em relação ao produto para decidir comprar.

Lembre-se que a maioria dos consumidores não compram o produto, compram a transformação que ele causa. Quando eles passam o cartão para adquirir um curso online, estão na verdade comprando a esperança de um novo capítulo na vida.

Por isso, use bastante provas sociais na sua oferta e reforce as garantias ao consumidor. Dessa forma o número de carrinhos abandonados pode diminuir bastante. 

Como recuperar os carrinhos abandonados

Mesmo tomando as atitudes acima, alguns consumidores vão chegar ao checkout e deixar a página em seguida. 

Nesse caso, o melhor a se fazer é usar o SAK, uma ferramenta de envio de mensagens direta ao WhatsApp e e-mail do consumidor convidando ele para finalizar a compra.

Para integrar o SAK com a Hotmart, siga esse passo a passo:

Para convencer o consumidor a voltar a página, lembre-o de como aquele produto pode ser útil na vida dele e o que ele vai alcançar ao adquirir o infoproduto. Lembre-se que esse lead já está aquecido e demonstrou interesse pelo produto, então esse é o momento de quebrar suas objeções.

Veja esse artigo para descobrir como usar gatilhos mentais nas mensagens automáticas.