A Nuvemshop é uma das plataformas de e-commerce mais populares do mercado. Possui diversas funcionalidades nativas que auxiliam o lojista na condução do negócio. As integrações servem para impulsionar a loja segundo as necessidades específicas de cada lojista.

Neste artigo, você vai conhecer sete ferramentas que podem ser integradas à loja virtual hospedada na Nuvemshop que vão transformar o negócio em uma imã de clientes. Boa leitura!

SAK

O SAK é o aplicativo de atendimento ao cliente mais completo do e-commerce. Lojas virtuais que utilizam o SAK possuem uma ferramenta capaz de fazer a recuperação automática de carrinhos abandonados, criar equipes completas de atendimento ao cliente, enviar mensagens promocionais, captar leads e muito mais.

Conheça algumas das principais funcionalidades do SAK:

Automação de mensagens no WhatsApp: Com o SAK, você pode automatizar o envio de e-mails de lembrete para os clientes que abandonaram seus carrinhos. Esses e-mails podem incluir detalhes sobre os itens no carrinho, incentivos para finalizar a compra (como descontos exclusivos ou frete grátis) e um link direto para retornar ao carrinho. A automação garante que nenhum cliente seja esquecido e aumenta as chances de reconquistar sua atenção.

Acompanhamento de Boletos: O SAK permite o acompanhamento de boletos em atraso. Se um cliente selecionou a opção de pagamento por boleto, mas não concluiu o pagamento, o SAK enviará lembretes automatizados para ajudar a garantir que a transação seja finalizada.

Além disso, os lojistas que utiliza o SAK conseguem realizar:

  • Lembrete de pagamentos;
  • Mensagens em massa;
  • FAQ com inteligência artificial;
  • Captura de leads.

Mas estas não são as únicas funcionalidades que você pode adicionar na sua loja virtual na Nuvemshop usando o WhatsApp. No próximo tópico, vamos conhecer o Botão ZAP.

Botão Zap

Uma das características do e-commerce que o diferencia de lojas físicas é o fato de os clientes terem uma necessidade menor de interagir com outras pessoas para concluir sua compra. Geralmente, ele entra na loja virtual, escolhe os produtos, adiciona no carrinho, faz o pagamento e vai embora.

O principal motivo que leva o cliente a procurar a equipe de atendimento é o surgimento de alguma dúvida durante a compra de um produto. Por exemplo, quais os métodos de pagamento disponíveis, como funciona a política de trocas, como rastrear o pedido, etc.

Pensando em agilizar esse processo, a Empreender desenvolveu o aplicativo Botão Zap.

Com o Botão Zap na loja virtual, sempre que o cliente tiver uma dúvida sobre determinado produto, basta ele clicar no botão do WhatsApp na própria página e ele será redirecionado para o atendimento. 

O link do produto estará incluído automaticamente na mensagem e o lojista pode definir um texto padrão.

Entenda como o aplicativo funciona no vídeo abaixo:

Brinde no Carrinho

A estratégia de oferecer brindes é uma das mais eficazes no impulsionamento de vendas. 

Quando o cliente recebe o brinde ele se sente presenteado pela loja virtual e, consequentemente, tem uma resposta emocional positiva. Os consumidores sentem que estão sendo reconhecidos pela marca. Essa estratégia desperta o gatilho da reciprocidade. 

O gatilho da reciprocidade diz respeito à tendência natural dos seres humanos de querer retribuir os favores que recebem, ainda que essa retribuição não seja solicitada, como se fosse uma dívida implícita.

Esse impulso natural funciona tanto nas relações sociais quanto comerciais. É por isso que as amostras grátis e brindes são tão populares no varejo. No marketing digital, a estratégia se sofistificou e hoje é usada também no oferecimento de materiais gratuitos, como e-books e outros produtos digitais.

Além disso, o oferecimento de brindes traz diversas vantagens para a loja virtual, como:

  • diferencial competitivo;
  • aumento do ticket médio
  • aumento das vendas;
  • aumento das taxas de recompra.

Para oferecer brindes na sua loja virtual você pode contar com o aplicativo Brinde no Carrinho. Com esse aplicativo, o lojista consegue fornecer brindes para os seus clientes em compras a partir de um valor determinado.

Os brindes necessariamente devem ser produtos que estão disponíveis na loja e não devem possuir variações, isto é, diferentes cores, tamanhos, etc. 

Com essa funcionalidade disponível, enquanto navegam pelo site os clientes verão na tela um aviso de quanto falta para o brinde ser liberado. Isso impulsiona a ação de comprar mais.

O lojista pode disponibilizar mais de um brinde nas compras, mas os clientes só podem escolher um por vez. Quando o valor mínimo for atendido, ele escolherá qual brinde deseja receber e o valor será abatido no carrinho.

Super Favoritos

O comportamento de navegação é caracterizado pela visita dos usuários a sites e lojas virtuais sem a intenção de realizar compras. É a versão online do “estou apenas dando uma olhadinha”.

Para alguns lojistas, esse comportamento pode soar frustrante, afinal, qual o intuito de atrair um visitante que não quer comprar nada? Mas a verdade é que esse comportamento é um dos que possuem maior influência nas compras realizadas por impulso.

O ato de observar os produtos, ler seus benefícios e avaliações positivas acaba gerando o desejo de adquirí-lo. Porém, em alguns casos o cliente realmente não pode finalizar a compra. Seja porque ele já fez muitas compras no mês, está sem dinheiro ou o que for.

Nesses casos, ter uma lista de desejos é uma mão na roda. Com essa funcionalidade o cliente salva os produtos que deseja adquirir em breve em um mesmo lugar, sem o risco de esquecê-los.

Para os lojistas, essa funcionalidade é útil pois traz informações importantes a respeito do comportamento de compras dos clientes, além de evitar que os consumidores salvem os itens no carrinho, gerando abandonos de carrinhos falsos e atrapalhando os relatórios do negócio..

Para adicionar a funcionalidade de lista de desejos em loja virtual hospedada na Nuvemshop, use o Super Favoritos.

Com o Super favoritos, os clientes podem favoritar os produtos que desejam adquirir em breve.

Além de favoritar os produtos, o Super favoritos salva o histórico de navegação do cliente. Então, se por algum motivo ele gostou de um produto mas esqueceu de salvar, pode consultar o histórico e encontrá-lo rapidamente. 

Saiba mais sobre o Super Favoritos:

Rastreio.net 

O rastreio de encomendas é uma funcionalidade essencial para estar presente na loja virtual. Quando um produto é enviado pelos correios, este disponibiliza um código de rastreio próprio que permite aos clientes acompanharem todo o trajeto da encomenda desde a postagem até a entrega. Contudo, lojas virtuais que utilizam transportadoras podem disponibilizar seu próprio código usando o Rastreio.net.

Um dos motivos para adotar essa ferramenta na loja virtual da Nuvemshop é o fato de que, quando não existe um sistema de rastreamento disponível, os clientes são mais propensos a abandonar o carrinho.

Isso porque para finalizar uma compra, é preciso mais do que apenas bons preços. Os clientes precisam sentir segurança na loja virtual. Hoje em dia existem milhões de lojas falsas aplicando golpes diariamente, por isso todo cuidado é pouco.

Uma das formas de transmitir segurança é mostrando para o cliente que ele pode acompanhar todo o trajeto do produto, desde a confirmação do pedido até a entrega em seu endereço.

Para essa funcionalidade, o Rastreio.net é o aplicativo mais completo. Com ele, tanto os clientes quanto os lojistas podem acompanhar os status dos pedidos. Além disso, o lojista pode personalizar esses status, além de criar genéricos.

Outra vantagem do Rastreio.net é o acesso do lojista a um ranking com as melhores transportadoras do mercado. Afinal, após a coleta do produto pela transportadora o lojista não tem mais controle sobre o que vai acontecer com o produto. Ainda assim, qualquer dano ou problema impactará negativamente na imagem da loja virtual.

Isso porque ainda não mencionamos a possibilidade de personalizar as mensagens enviadas aos clientes com atualizações sobre os pedidos. Essa funcionalidade é indispensável para criar uma experiência única, fortalecendo a marca da loja.

Leia também: Personalize o rastreio de encomendas

Lily Review

Não podemos falar de vendas online sem mencionar as provas sociais, um dos gatilhos mentais mais importantes para a decisão de compra.

O Lily Reviews é um aplicativo desenvolvido pela Empreender para que donos de e-commerce, dropshippers e infoprodutores adicionem um espaço para avaliações dos clientes, perguntas e respostas na página do produto.

Ter avaliações dos produtos na loja é fundamental para o sucesso das vendas, uma vez que 80% dos brasileiros levam em consideração o feedback de outros clientes no momento da compra.

Além disso,  97% dos brasileiros pesquisam sobre a reputação de uma empresa na internet antes de comprar seus produtos.

Tudo isso se deve ao fato que mais de 70% das pessoas se sentem inseguras para fazer compras na internet. Os golpes aplicados nas redes sociais e em páginas falsas estão cada vez mais sofisticados. Sendo assim, assegurar que uma loja virtual é confiável é essencial.

Aos lojistas virtuais, cabe encontrar formas de mostrar para os consumidores que sua loja é confiável. Para isso, eles podem contar com o Lily Reviews.

Com o Lily Reviews os lojistas conseguem:

  • Adicionar um espaço para avaliações na loja;
  • Responder dúvidas dos clientes publicamente;
  • Importar avaliações de outros sites;
  • Disponibilizar cupons para quem fizer avaliações.

Para adicionar o aplicativo na loja virtual na Nuvemshop, faça o cadastro aqui.

Cheguei

Atrair visitantes para a loja virtual e transformá-los em clientes é um dos grandes desafios enfrentados pelos lojistas. É um trabalho que nunca tem fim, a todo momento novos consumidores estão descobrindo a loja virtual.

Agora, imagine que frustrante ter todo um trabalho para elaborar um funil de marketing, atrair consumidores, convencê-los de adquirir o produto e perder a venda por falta de estoque.

Esse é um problema relativamente comum mas que pode ser evitado com o botão avise-me quando chegar. Com esse botão, sempre que o cliente se interessar por um produto fora de estoque, ele será notificado assim que o item for reposto.

Ao inscrever-se para ser notificado, os consumidores evitam a necessidade de verificar repetidamente se o produto voltou ao estoque. Eles serão avisados imediatamente quando o item estiver disponível novamente.

Essa funcionalidade pode ser integrada à sua loja virtual na Nuvemshop com o Cheguei.

Todos os aplicativos mencionados neste texto vão impulsionar as vendas da sua loja virtual na Nuvemshop, seja conquistando os clientes pela experiência, seja recuperando vendas quase perdidas.

Cada um cumpre uma funcionalidade específica e, juntos, eles formam uma equipe que trabalha 24 horas por dia, mantendo o seu negócio lucrativo. Você pode assiná-los individualmente, ou criar um combo no Empreender Plus.

Ao assinar os aplicativos em combo, você ganha um desconto progressivo que pode chegar até 70%. Ou seja, quanto mais aplicativos forem adicionados, maiores os descontos. Você ganha muito mais pagando muito menos. Comece agora a impulsionar sua loja virtual na Nuvemshop.