O mercado de audiobook, ou audiolivros, está em plena expansão no Brasil e isso se deve a diversos fatores, como a praticidade e acessibilidade do formato.
Além disso, há uma crescente oferta de títulos, incluindo narrações por celebridades e a possibilidade de consumir o conteúdo enquanto as pessoas fazem outras atividades.
Conforme a pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro, os audiobooks representavam uma fatia de 12% dos 13 mil títulos digitais lançados em 2022.
Por isso, se você tem uma loja virtual, vender audiobooks e outros infoprodutos pode ser uma ótima forma de diversificar seu catálogo, aumentar seu público e faturar mais.
Neste artigo, você vai aprender tudo o que precisa saber para começar! Boa leitura!
O que é um audiobook?
Um audiobook é a versão em áudio de um livro, que pode ser narrado por um profissional ou uma pessoa comum, e pode ser distribuído em diversos formatos, como MP3, M4A e WAV.
Seja no trânsito, na academia, fazendo tarefas domésticas ou até mesmo relaxando em um banho, eles oferecem praticidade e acessibilidade para todos os tipos de leitores, incluindo aqueles que:
- Não têm tempo para ler: com os audiolivros, as pessoas podem consumir conteúdo em qualquer momento e lugar;
- Têm dificuldade para ler: os audiobooks são uma ótima opção para pessoas com dislexia ou deficiências visuais;
- Querem aprender um novo idioma: os audiolivros podem ser uma ótima forma de aprender um novo idioma, pois as pessoas podem ouvir a pronúncia correta das palavras e frases.
Sendo assim, perceba que é possível atingir uma variedade de público e por isso, vender audiobooks é uma ótima oportunidade de negócio para ganhar dinheiro.
Afinal, a pesquisa Nielsen BookData indica que o áudio teve uma participação de 21% nas assinaturas de livros digitais, bibliotecas virtuais e plataformas de livros em 2022 e cerca de R$ 113 milhões gerados tem relação com os audiolivros.
Diante do cenário com bastante potencial, diversos autores e editores estão tendo sucesso. Veja alguns exemplos:
- Viola Davis: a atriz vencedora do Oscar, narrou sua autobiografia, “Em Busca de Mim”, e levou o Grammy de melhor audiobook em 2023;
- Matthew McConaughey: o ator turbinou as vendas de sua autobiografia “Greenlights” ao narrá-la em áudio, enquanto a versão física não foi bem recebida;
- Cid Moreira: o lendário locutor narrou trechos da Bíblia, eternizando sua voz na memória de milhões de brasileiros.
Portanto, os audiobooks podem ser uma ótima forma de fidelizar seus clientes e oferecer a eles uma experiência de compra diferenciada.
Como fazer um audiobook? Veja o passo a passo completo!
Agora que você já sabe o que é as principais vantagens dos audiolivros, está na hora de saber como meter a mão na massa!
Dessa forma, conheça o passo a passo para fazer audiobooks de sucesso:
- Escolher o livro e o nicho;
- Gravar a narração;
- Editar e masterizar a gravação;
- Criar a capa e a descrição;
- Formatar o audiobook.
1. Escolher o livro e o nicho
O primeiro passo é definir qual tipo de audiobook você deseja produzir. Afinal, a escolha do livro e do nicho influenciará diretamente o público-alvo e a receptividade do mercado.
Ficção, romance, suspense, autoajuda, desenvolvimento profissional… As possibilidades são infinitas! Sendo assim, considere alguns pontos importantes:
- Tendências do mercado: quais gêneros de audiobooks estão em alta? Quais autores e temas despertam o interesse do público e tem a ver com sua loja, produto ou serviço?
- Seu público-alvo: quem são seus clientes? Quais são seus interesses, necessidades e desejos?
- Direitos autorais: caso o audiobook não seja de sua autoria, se certifique de ter os direitos autorais do livro ou a autorização do autor/editor para produzi-lo.
2. Gravar a narração
A narração é a alma do audiobook, por isso, deve ser feita por uma voz agradável, capaz de transmitir a emoção da história que está sendo contada.
Além disso, cuidar da qualidade do áudio é essencial, então se você possui um ambiente silencioso e um bom equipamento de gravação (microfone, placa de som, software de edição), pode gravar em casa.
No entanto, estúdios oferecem estrutura e expertise para uma gravação impecável, embora possam ter custos mais elevados.
Se você não se sentir confortável narrando o audiolivro, pode considerar contratar um profissional para garantir qualidade e interpretações fiéis ao texto, mas isso também exige um investimento maior.
3. Editar e masterizar a gravação
Tanto a edição quanto a masterização do áudio são essenciais para garantir um audiobook profissional e agradável de ouvir. Por isso, depois de gravar a narração, é necessário:
- Remover ruídos indesejados: clique-claques, respirações fortes, sons externos;
- Ajustar níveis de volume: equilibre a voz com a música e efeitos sonoros;
- Fazer cortes precisos: elimine erros de leitura e pausas desnecessárias;
- Adicionar música e efeitos sonoros: utilize trilhas sonoras e efeitos para enriquecer a experiência auditiva;
- Aplicar equalização: ajuste as frequências para um som mais equilibrado;
- Reduzir ruídos de fundo: elimine ruídos remanescentes e sibilantes;
- Compactar o áudio: reduza o tamanho do arquivo sem comprometer a qualidade.
A masterização é o processo final de ajuste do áudio, garantindo que ele esteja com a qualidade ideal para ser distribuído em diferentes plataformas.
4. Criar a capa e a descrição
A capa e a descrição do seu audiobook são a primeira impressão que o público terá do seu produto, então capriche na criação de materiais visuais e textuais atraentes e informativos!
Sendo assim, use ferramentas intuitivas como o Canva ou contrate um designer para criar uma capa que represente fielmente o conteúdo do audiolivro e desperte a curiosidade do público com imagens de alta qualidade.
Além disso, escolha cores que combinem com os temas dos abordados e fontes que sejam bastante legíveis.
Quanto a descrição, ela deve ser detalhada, fornecer informações sobre o livro, o autor, o narrador, o gênero, o público-alvo e os benefícios do audio book.
Outro ponto que merece atenção é facilitar a busca pelo seu audiobook nos mecanismos de pesquisa e plataformas de venda, então inclua palavras-chave relevantes no título, descrição e tags.
5. Formatar o audiobook
Por fim, você precisa converter o audiobook e distribuí-lo para seus clientes em formatos populares, como MP3, M4A e WAV, para garantir compatibilidade com diversos dispositivos.
Em seguida, exporte o audiobook com alta taxa de bits para garantir uma qualidade de som excelente e proporcionar uma experiência agradável para o leitor-ouvinte.
Além disso, não esqueça de incluir metadados como título, autor, narrador, gênero e descrição no arquivo do audiobook para facilitar a organização e identificação do conteúdo.
Existem diversas plataformas online para você vender seus audiobooks, conforme falaremos no próximo tópico.
Como vender audiobooks online?
Existem diversas maneiras de vender audiobooks online, por isso, escolha as plataformas mais adequadas para o seu público-alvo, monitore as vendas e o feedback dos clientes.
A pesquisa indica que as livrarias exclusivamente virtuais, superaram pela primeira vez as livrarias físicas e se tornaram o canal com maior participação no faturamento das editoras. Por isso, confira 3 alternativas para entrar nesse mercado!
Vender em sua própria loja virtual
Se você tem uma loja virtual, a maneira mais fácil de vender audiobooks é usar o aplicativo Dijital, desenvolvido pela Empreender.
O app Dijital permite que você anexe arquivos digitais como audiobooks, e-books, músicas, vídeos e muito mais a seus produtos físicos e os venda diretamente em sua loja ou ofereça de brinde aos clientes.
Além disso, o Dijital oferece diversas automações que podem facilitar a sua vida de empreendedor, como:
- Envio automático de arquivos: os clientes receberão o audiobook em seu e-mail após a compra, sem complicações;
- Criação automática de links de download: o Dijital é uma ferramenta que cria automaticamente links de download para os arquivos digitais;
- Variações de download: ofereça diferentes formatos e tamanhos do audiobook;
- Adicionar URL de acesso: direcione seus clientes para páginas de venda exclusivas ou materiais complementares;
- Personalizar o checkout: crie uma experiência de compra personalizada para seus clientes;
- Acompanhar as vendas: o app Dijital oferece relatórios detalhados sobre as vendas dos seus infoprodutos, ou seja, produtos digitais, incluindo os audiolivros.
Conheça mais sobre o Dijital no vídeo abaixo:
Vender em marketplaces
Os marketplaces são ótimas plataformas para vender seus audiobooks para um público mais amplo. No entanto, você precisará pagar taxas de venda.
Amazon, Audible e Kobo são algumas das possibilidades para fazer isso.
Vender em plataformas de streaming
As plataformas de streaming são uma ótima opção para vender seus audiobooks se você quiser que seus clientes possam acessá-los a qualquer hora, em qualquer lugar.
No entanto, assim como no caso dos marketplaces, você receberá uma porcentagem menor dos lucros com cada venda.
Alguns exemplos populares de plataformas de streaming de áudio são Spotify, Deezer e Apple Music.
Vale ressaltar que independente dos canais de vendas escolhidos, não esqueça de divulgar seus audiobooks em redes sociais, blogs e outros canais de comunicação.
Aproveite e leia também: Como contratar um influenciador? 10 dicas para lojistas virtuais
Dijital Infoprodutos: a solução completa para vender audiobooks em sua loja virtual
O Dijital é a solução ideal para lojistas virtuais que desejam comercializar ou disponibilizar audiobooks e produtos digitais em seu site.
Afinal, o mercado de audiobooks está em crescimento e esta pode ser uma ótima oportunidade para aquecer as vendas no e-commerce.
Com a ajuda do Dijital, você pode facilmente adicionar audiolivros à sua loja virtual e atrair novos clientes e/ou fidelizar os já existentes.
O Dijital oferece planos para todos os tamanhos de lojas virtuais, desde o plano Essencial 1GB (R$59,00/mês) até o plano Essencial 100GB (R$129,00/mês). Então, comece a vender audiobooks hoje mesmo com o Dijital!