Como contratar um influenciador

Uma pesquisa recente da Opinion Box, indica que 70% dos brasileiros seguem influencers e 61% afirmam já ter comprado algo indicado por eles.

Desse modo, se você tem uma loja virtual e quer aprender como contratar um influenciador para divulgar os seus produtos, está no lugar certo!

Afinal, com a relevância das redes sociais para os negócios físicos ou online, esses profissionais podem desempenhar um papel igualmente importante para as vendas.

Confira neste conteúdo, dicas para encontrar influenciadores digitais que se adequem ao seu nicho e estabeleça parcerias de sucesso!

Quais são os diferentes tipos de influenciadores e como escolher o profissional ideal?

Existem diferentes tipos de influenciadores e é fundamental escolher o que melhor se adapta aos interesses e objetivos de marketing da sua loja virtual. 

Abaixo, listamos os principais tipos encontrados na internet:

Celebridades

São pessoas muito famosas e com grande alcance nas redes sociais. Eles geralmente possuem milhões de seguidores e são reconhecidos em todo o mundo. 

Embora possam ser eficazes em campanhas de grande escala, costumam custar mais caro e nem sempre são a escolha ideal para ações com marcas de nicho.

Macro influenciadores

Eles têm entre 100.000 e 1 milhão de seguidores nas redes sociais e são considerados as estrelas de plataformas como Instagram, TikTok e YouTube. 

Além disso, têm um alcance significativo e são uma opção popular para marcas que buscam atingir um grande público.

Micro influenciadores

São aqueles que têm entre 1.000 e 100.000 seguidores nas redes sociais e possuem um público mais específico, pois geralmente são especialistas em um nicho. 

Embora possam ter um alcance menor, eles podem ser mais eficazes em produzir conteúdos com mais engajamento.

Sendo assim, se você tem dúvidas sobre como contratar um influenciador desse tipo, ele pode aumentar a conscientização da sua marca mesmo com poucos seguidores.

O infográfico abaixo é ilustração desse assunto. Veja:

Nano influenciadores

Os nano influenciadores são pessoas que têm menos de 1.000 seguidores nas redes sociais e geralmente são considerados especialistas em um nicho específico. 

Dessa maneira, embora possam ter um alcance menor, eles podem ser muito úteis para direcionar vendas das lojas virtuais que estão começando.

Microcelebridades

As microcelebridades são pessoas com uma base de seguidores muito pequena, mas altamente engajada, assim como os micro e nano influenciadores. 

Elas são influentes em um nicho específico, muitas vezes devido a um talento, habilidade ou conhecimento especializado e geralmente têm menos de 10.000 seguidores.

Sendo assim, se você quer aprender como contratar um influenciador, deve entender que para escolher o melhor tipo de profissional para o seu negócio, precisa considerar:

  • Tamanho do público; 
  • Nível de engajamento;
  • Nicho; 
  • Orçamento;
  • Objetivos de marketing. 

Além disso, é importante selecionar um influencer que seja autêntico e alinhado com os valores da sua marca. 

Com uma estratégia bem planejada, a colaboração com influenciadores pode ser uma maneira eficiente de alcançar novos públicos e impulsionar as vendas.

10 dicas para contratar um influenciador digital

Estabelecer metas e objetivos claros para uma campanha com influencers é essencial para garantir que a parceria seja bem-sucedida e atenda às suas necessidades. 

Veja algumas dicas sobre como definir metas e objetivos claros ao contratar um influenciador:

1. Defina o seu público-alvo e nicho de mercado

Antes de começar a procurar influenciadores, é importante entender quem é o seu público-alvo e qual é o seu nicho de mercado

Dessa forma, você poderá focar em profissionais que sejam relevantes para o seu público e que possam ajudar a promover os seus produtos.

2. Identifique suas necessidades e objetivos

Outro ponto importante para selecionar qual influenciador vai trabalhar com sua marca, é definir o que você deseja alcançar com a campanha. 

Você quer aumentar a conscientização da marca, direcionar vendas ou promover um produto específico? 

Ao estabelecer objetivos claros, você poderá avaliar o sucesso da parceria e investimento com mais precisão.

3. Pesquise nas redes sociais e em plataformas especializadas

As redes sociais são uma ótima fonte de informação quando se trata de encontrar influenciadores. 

Comece procurando hashtags relacionadas ao seu nicho e veja quem está postando sobre o assunto. 

Além disso, você pode usar ferramentas como a plataforma Ovni, para contratar um influencer sem burocracia, de modo bem prático.

O Ovni conecta lojistas virtuais aos influenciadores e portanto é o aplicativo ideal para quem está buscando profissionais para suas campanhas. Assista e entenda mais:

4. Analise o engajamento do influenciador

Não se deixe enganar pelo número de seguidores do influenciador. O engajamento é mais importante do que isso, conforme mencionamos anteriormente. 

Sendo assim, procure por influenciadores que recebam muitos comentários, curtidas e compartilhamentos em suas postagens nas redes sociais.

5. Verifique a autenticidade dos seguidores

Infelizmente, há muitos influenciadores que compram seguidores falsos para aumentar a sua credibilidade na internet.

Desse modo, fique atento às outras métricas e verifique se o público é real.

6. Estabeleça um relacionamento com o influenciador

Está pensando em como contratar um influenciador? Comece a segui-lo nas redes sociais e interaja com ele nas postagens para avaliar melhor antes de fechar a parceria. 

7. Ofereça um bom acordo

Não espere que um influenciador promova os seus produtos gratuitamente com permutas.

Ofereça um bom acordo, como:

  • Produto gratuito em troca de uma postagem;
  • Código de desconto exclusivo para os seguidores;
  • Pagamento em dinheiro mediante valores acordados. 

Vale ressaltar que o acordo deve ser benéfico para ambas as partes. Segundo relatório da Izea, um post no Instagram de um nano influenciador custa, em média, R$4.703.

No quadro abaixo, é possível observar o valor médio que está sendo pago aos diferentes tipos de influencers atualmente:

8. Defina KPIs

KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores de desempenho que ajudam a medir o sucesso de uma campanha e ajustá-la conforme necessário.. 

Sendo assim, é importante definir métricas específicas, como o número de visualizações, cliques no link ou conversões em vendas. 

9. Estabeleça um briefing claro

Para garantir que o influenciador entenda as expectativas da campanha, é importante estabelecer um briefing claro e completo com informações sobre:

  • Marca;
  • Objetivos;
  • KPIs, 
  • Público-alvo
  • Diretrizes criativas. 

Também é importante discutir o tipo de conteúdo que você espera do influenciador, como fotos, vídeos ou posts patrocinados, por exemplo.

10. Monitore e avalie o desempenho

Uma vez que o influenciador foi contratado e a campanha esteja em andamento, é importante monitorar e avaliar o desempenho regularmente. 

Além disso, mantenha uma comunicação clara e regular com o influenciador para garantir que ele esteja seguindo na direção certa.

Seguindo essas dicas, você estará preparado para contratar um influenciador digital relevante para o seu negócio e estabelecer parcerias de longo prazo. 

Afinal, esses passos servem para auxiliar a estabelecer metas e objetivos claros para sua campanha com marketing de influência, aumentando as chances de bons resultados. 

Agora que você aprendeu como contratar um influenciador, que tal partir para a ação? Se cadastre no Ovni e experimente gratuitamente a plataforma!