Os infoprodutos, ou produtos digitais, tem como objetivo resolver os problemas ou preocupações dos consumidores de forma mais direcionada, por meio da “educação” de certa forma.

Com isso, há a possibilidade de proporcionar o valor necessário para sobrepor qualquer obstáculo que os impede de avançar na vida profissional ou pessoal. 

Já para a empresa/profissional, essa é uma excelente oportunidade de atrair novos potenciais clientes, demonstrar seu valor e diferencial, bem como divulgar seus serviços e promover mais credibilidade. 

Além disso, é uma opção para se posicionar como infoprodutor, conquistando uma nova fonte de renda e relevância no mercado.

Outro fator a se considerar é que, de acordo com o desenvolvimento de determinados infoprodutos, eles podem ajudar dentro de estratégias de marketing digital da marca. 

De qualquer maneira, vale reforçar que os infoprodutos podem levar a muitos benefícios para quem os produz, e podem ser apresentados no mais diversos formatos, como:

  • Cursos online;
  • E-books;
  • Guias;
  • Webinars.

Portanto, nenhum empreendedor pode ignorar as possibilidades que os infoprodutos podem trazer para as novas oportunidades de negócio que disponibiliza serviço de cuidadora de idosos, por exemplo, e todos os benefícios que os cercam, mas vale entender quais os motivos que justificam produzir esses modelos de materiais. 

Confira nos próximos tópicos os benefícios e aspectos da estratégia que evidenciam o porquê contar com esse modelo de conteúdo e estratégia em seu negócio:

  1. Aumento de valor percebido

Para aumentar as vendas online, os infoprodutos podem atuar sobre o valor percebido dos produtos. 

O objetivo é fazer com que os leads sintam que podem obter muito valor de um produto, além do investimento que está sendo proposto, por exemplo, sendo usados como uma bonificação de compra de outro material.

Isso pode ser feito ao tratar sobre o ROI (Return Over Investiment, o retorno sobre investimento), desde que o objetivo dos infoprodutos sejam para ajudar os clientes a ganhar ainda mais dinheiro, ou ser a solução dos problemas apresentados. 

  1. Quebra de formato

Os infoprodutos permitem fazer mais vendas quebrando um formato, ou seja, criando algo totalmente novo. 

Em vez de vender apenas um e-book, é possível oferecer um pacote completo com texto, áudio e vídeo, apresentando as várias vantagens sobre a aplicação de engenharia de incêndio em um condomínio residencial. 

Ao fazer isso, é possível valorizar os infoprodutos, ou o que eles representam para uma empresa dentro das estratégias de marketing digital. 

Com um formato inédito, fica impossível para que os clientes em potencial possam precificar e resistir, entendendo o valor dos infoprodutos oferecidos, ou ao menos o que há em torno da proposta. 

Com isso, é possível até mesmo reduzir qualquer tipo de atrito ao oferecer os infoprodutos, pois eles possuem um peso em conjunto, mas perdem valor se forem adquiridos em apenas um formato, isoladamente.

  1. Retenção da atenção e fortalecimento de CTA

Outro benefício relacionado aos infoprodutos se relaciona à possibilidade de prender a atenção dos clientes após apresentar uma CTA (Call To Action), ou chamada para ação. 

Em muitos casos, a decisão de compra não é imediata, seja dos infoprodutos, ou de outros bens de consumo que acompanham os produtos digitais, principalmente quando o preço apresentado se mostra mais alto, de acordo com o que a empresa oferece e o perfil do público.

O desejo de todo empreendedor é maximizar as vendas e, para isso, é preciso proporcionar aos clientes em potencial, ou seja, os leads, tempo para pensar. 

O discurso de vendas não deve se encerrar após a apresentação dos bens de consumo ou serviços, mas podem ser valorizados por meio de infoprodutos sobre serviços de contabilidade preços e as aplicações possíveis, bem como novos materiais que ampliem o desejo de consumo devido ao valor agregado. 

Da mesma forma, para favorecer a venda, um CTA pode levar a vídeos com depoimentos e textos de clientes satisfeitos, falando sobre os benefícios dos produtos e serviços, assim como esclarecendo dúvidas, divagando sobre garantias e todo o processo de compra.

Essas dicas apresentadas em forma de infoprodutos podem aumentar de forma considerável as vendas. 

  1. Possibilidade de abordar e recorrer a emoções e gatilhos mentais

A decisão de compra por parte de um cliente em potencial pode ser feita utilizando as emoções, por meio de gatilhos mentais do marketing digital 

Quando se trata de comercialização B2C (Business To Consumer), nas maioria dos casos, as decisões de compra ocorrem por meio das emoções. Ou seja, de forma inconsciente as pessoas adquirem um produto por valores sentimentais.

No fundo, esse consumidor utiliza a mente lógica para a validação sobre a decisão emocional e, por isso, os infoprodutos podem ser utilizados para despertar gatilhos mentais específicos, como o de exclusividade.

  1. Emprego de imagens nos infoprodutos

As imagens, fotos e figuras podem constar nos infoprodutos e, assim, promover uma conexão que pode ser explorada no marketing digital. Ou seja, outra vantagem é a versatilidade na composição de forma a torná-lo mais atraente ao público.

Dentro de um vídeo de demonstração, o próprio produto pode ser a estrela, ou então a empresa de instalação de energia solar pode ser apresentada como uma solução eficiente quanto à finalidade que se destina. 

Os infoprodutos também podem ser utilizados, junto com as imagens, para que os leads imaginem os resultados a partir da aquisição do produto em si. 

Por exemplo, os infográficos podem complementar os infoprodutos para que os clientes em potencial tenham uma noção sobre os benefícios dos serviços oferecidos ao mercado consumidor. 

Já fotos profissionais ajudam a abordar as emoções dos leads, desencadeando os gatilhos mentais. 

  1. Atendimento às necessidades e desejos dos leads

Quanto mais forte a necessidade, anseio ou desejo que um produto atender, mais fácil se torna a venda, e os infoprodutos podem estimular isso, de certa maneira. 

Isso é possível a partir do momento em que se consegue destacar, nos infoprodutos apresentados, os desejos e necessidades que um bem de consumo pode atender, e as vendas tendem a aumentar de forma natural. 

  1. Possibilidade de criação de personas de comprador

Uma empresa que deseja atender com eficiência aos desejos, anseios e necessidades dos clientes, de qualquer maneira, precisa saber quem é o público-alvo. 

Uma maneira de conseguir esse conhecimento é por meio da criação de buyer personas, ou seja, as personas de comprador. 

A disposição de infoprodutos pode ajudar no inbound marketing e, com isso, fazendo com que o potencial cliente percorra por todas as etapas da jornada, que se referem a:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Vendas;
  • Retenção. 

Os dados apresentados a partir do download de um e-book permite entender e desenvolver buyer personas, facilitando a comunicação da empresa junto ao público-alvo e expandindo o potencial de comercialização de forma mais assertiva junto ao público. 

Muitas vezes, um empreendedor pode ter tido os mesmos problemas e necessidades em relação aos clientes, e encontrou uma solução eficiente que pode ser disponibilizada para o mercado consumidor. 

Assim, fica mais fácil transitar pela comunicação empregada em infoprodutos disponíveis para que os clientes em potencial possam se identificar, de alguma maneira, com o que empresas de home care SP têm a oferecer. 

Os infoprodutos, enfim, entram no planejamento de captação de dados, e também podem ser desenvolvidos para atender de maneira adequada aos desejos e necessidades dos clientes. 

  1. Cobertura sobre diversos anúncios e assuntos

O excesso de anúncios digitais pode causar a ad blindness, ou “cegueira de anúncios”, termo empregado para descrever um fenômeno no qual as pessoas que mantém contato com uma propaganda com muita frequência acabam por não prestar mais atenção nas informações ao longo do tempo.

Pode ser que ele seja visual, ou um áudio dentro de um podcast. Até mesmo a solicitação de assinatura de boletins informativos passam despercebidos, assim como landing pages para a captação de dados, se não forem estrategicamente pensadas e disponibilizadas.

Nesse contexto, os infoprodutos são uma chance de se sobrepor ao ad blindness, pois eles oferecem algo de valor em troca para os clientes em potencial que procuram por uma empresa de cuidador de idosos que atenda às necessidades pontuais.

Motivos que justificam a criação de infoprodutos

Além dos benefícios e características mencionados acima, há os mais variados motivos e razões que podem justificar a criação de infoprodutos, mas há ao menos 3 fatores que devem ser levados em consideração quando se trata desse modelo de negócio. 

  1. Fácil distribuição

Caso os infoprodutos sejam desenvolvidos em formato de curso a ser vendido, a compra é (e deve ser) acompanhada por acesso imediato ao conteúdo, eliminando qualquer tipo de custo de envio, ou até mesmo riscos de atrasos na entrega.

A principal vantagem está exatamente nessa possibilidade de consumo ágil.

Para guias e manuais direcionados a clientes que pesquisam sobre empresas de cilindros hidráulicos, eles podem ter um formato de e-book que pode ser disponibilizado para download por meio de um link, sem qualquer problema. 

  1. Podem ser lucrativos

Muitos profissionais desenvolvem os infoprodutos como forma de garantir uma fonte de renda, pois palestras e cursos podem ser disponibilizados com materiais exclusivos e a partir de valores consideráveis, só podendo ser acessados por meio do uso de uma senha. 

Com relação às estratégias de marketing digital, o lucro está na experiência do consumidor, que pode voltar a fazer negócios com a empresa, indicar para conhecidos ou mesmo se beneficiar de sistemas de fidelidade (que pode ser desenvolvido para alcançar mais potenciais consumidores e favorecer uma gamificação entre os clientes atuais.

  1. Suprimento ilimitado

Os infoprodutos são 100% escaláveis, ou seja, o suprimento é ilimitado e novos materiais podem ser desenvolvidos facilmente e comercializados em larga escala. 

Isso significa que eles podem ser vendidos para uma pessoa, ou para centenas, sem afetar a capacidade de distribuição ou depender de uma logística de estoque.

No quesito estratégia de marketing digital, ele pode ajudar clientes recorrentes sobre como financiar um carro sem entrada, assim como leads que buscam uma solução para começar a fabricar e vender velas aromáticas – e encontram em determinados infoprodutos um caminho a seguir, por exemplo.

Dessa forma, vale apresentar como os benefícios justificam a criação de infoprodutos e de que maneira eles se complementam às estratégias de marketing digital das marcas, satisfazendo as necessidades específicas.

Contudo, para ter sucesso, é fundamental entender seu nicho, as oportunidades existentes e os formatos mais adequados para alcançar os objetivos junto a marca.

Conclusão

Por conta dos tantos benefícios que os infoprodutos provocam sobre as estratégias de marketing digital, eles não devem ser ignorados.

De maneira própria, os infoprodutos se tornam um método abrangente e que cobre diferentes etapas de um processo na jornada de compra dos clientes. 

Além disso, eles ajudam na redução de custos quando se trata de aquisição de leads, maximiza as vendas e fidelizar os clientes, sendo bastante interessante até mesmo para transformar esse público em em embaixadores da marca, ampliando ainda mais as oportunidades de venda.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.