O Dia das Crianças é uma data comemorativa que traz consigo a oportunidade de lojistas aumentarem seu faturamento por meio de promoções. Contudo, nas campanhas para crianças existe a peculiaridade de ser necessário falar com os pais.
Neste artigo, você vai entender como fazer uma campanha para o Dia das Crianças de forma que a mensagem atinja e atraia os pais para a sua loja virtual. Boa leitura!
Segmente o público-alvo da campanha
O primeiro passo para ter sucesso em uma campanha para o Dia das Crianças é segmentar corretamente o público-alvo, já que quem realiza as compras não são as crianças, mas sim os pais, avós, tios e outros familiares.
A primeira estratégia é entender bem quem são esses compradores, levando em conta fatores como idade, perfil de consumo e comportamento de compra.
Por exemplo, pais de primeira viagem podem estar mais inclinados a buscar brinquedos educativos ou que estimulem o desenvolvimento motor, enquanto pais com filhos mais velhos podem procurar por itens relacionados a tendências, como brinquedos de personagens populares ou jogos eletrônicos.
Além de considerar o perfil dos compradores, é importante dividir o público com base na faixa etária das crianças. Crianças de 0 a 3 anos têm necessidades muito diferentes das crianças de 8 a 12 anos.
Por isso, ao segmentar as campanhas de marketing, é essencial oferecer produtos adequados a cada faixa etária, como brinquedos mais simples e educativos para os pequenos e itens mais tecnológicos ou desafiadores para os maiores. Isso facilita a navegação dos clientes na loja virtual, permitindo que eles encontrem rapidamente o presente ideal.
Crie kits de presentes personalizados
Criar kits de presentes personalizados é uma estratégia excelente para encantar seus clientes e se destacar no mercado durante o Dia das Crianças.
Para começar, identifique quais itens podem ser combinados de forma que criem uma oferta atraente e útil para seus clientes. Por exemplo, você pode montar kits que incluem brinquedos complementares, como um conjunto de blocos de montar com um livro de histórias interativo.
Ou, para crianças mais velhas, kits com itens relacionados a hobbies, como um pacote de atividades artísticas com tintas, pincéis e um caderno de desenho. Além de combinar produtos que se complementam, considere adicionar um toque personalizado aos kits.
Isso pode incluir a personalização com o nome da criança, como adesivos ou etiquetas que podem ser colocados nos brinquedos e acessórios. Outro diferencial pode ser o uso de embalagens temáticas, como caixas decoradas com personagens populares ou cores vibrantes que chamam a atenção das crianças.
Para oferecer a possibilidade dos clientes escolherem características do presente, como nome da criança ou estampa da embalagem, use o Campo Personalizado.
Leia também: Aumente o ticket médio com kits de produtos
Invista em uma comunicação visual voltada para o universo infantil
Para trazer o espírito do Dia das Crianças para a loja virtual, crie uma comunicação visual especial para a data comemorativa.
Adicione elementos visuais coloridos, alegres e com temas infantis em banners, e-mails e redes sociais. Isso cria um ambiente acolhedor e divertido para quem navega em sua loja.
A tipografia também deve ser pensada com cuidado. Opte por fontes grandes e amigáveis, com um estilo divertido e legível. Fontes arredondadas e letras coloridas podem adicionar um toque de diversão ao seu material, enquanto fontes mais formais podem parecer menos atraentes para o público infantil.
Adote personagens infantis nas peças de marketing. Se possível, crie um mascote temporário para a campanha que simboliza a celebração do Dia das Crianças.
Você pode encontrar peças editáveis e prontas para uso no 365 Artes, o banco de imagens feito especialmente para o e-commerce.
Faça pré-venda e cria senso de urgência
A pré-venda é a etapa do processo comercial que antecede as vendas oficiais do produto, e tem como objetivo nutrir e fortalecer um relacionamento com os leads mais aquecidos e engajados.
Durante o período de pré-venda, os clientes podem reservar e pagar pelo produto, geralmente com condições especiais, garantindo o recebimento assim que ele estiver disponível.
Essa estratégia é usada principalmente no lançamento de produtos, linhas ou marcas. Contudo, pode ser adaptada para promoções como o Dia das Crianças.
É uma estratégia especialmente eficaz para ser usada com clientes antigos ou que compram com recorrência, por possuir um apelo de vantagem exclusiva.
Saiba mais: Pré-venda: como usar a estratégia no e-commerce
Faça parcerias com influenciadores digitais
Fazer parcerias com influenciadores digitais é uma forma de expandir o alcance da campanha de Dia das Crianças. Influenciadores têm o poder de impactar decisões de compra e gerar buzz em torno de sua marca. Contudo, é importante saber escolher bons influenciadores.
Por isso, identifique influenciadores cujo público-alvo se alinhe com o perfil das famílias e crianças que você deseja alcançar. Você pode fazer campanhas com influenciadores que tenham uma conexão com o universo infantil, como aqueles que produzem conteúdo sobre brinquedos, jogos, ou atividades familiares, assim como aqueles que falam sobre maternidade, criação de filhos, etc.
Você pode oferecer um cupom de desconto para o influenciador e ele recebe por comissão de vendas, pagar um cachê pela divulgação ou fazer a combinação das duas estratégias.
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Ofereça descontos especiais e condições de pagamento flexíveis
Durante o Dia das Crianças, descontos especiais podem fazer sua oferta se destacar em meio à concorrência. Considere criar promoções específicas que se alinhem com a data comemorativa. Por exemplo, você pode oferecer um desconto percentual em todos os produtos ou em categorias específicas, como brinquedos e roupas infantis.
Além disso, você pode aplicar descontos progressivos, como “compre 2, leve 3” ou “quanto mais você compra, maior o desconto”, que incentivam a compra de múltiplos itens.
Além de descontos, condições de pagamento flexíveis são uma excelente forma de facilitar a compra para seus clientes. Ofereça opções como parcelamento sem juros, que permite que os consumidores distribuam o custo ao longo de vários meses sem incorrer em taxas adicionais. Esta estratégia pode ser especialmente atraente para produtos de maior valor, tornando-os mais acessíveis.
Considere também oferecer opções de pagamento diferenciado, como pagamentos via boleto bancário com prazos estendidos ou facilidades no pagamento com cartão de crédito. Isso pode atrair clientes que preferem usar métodos alternativos ou que precisam de mais tempo para efetuar o pagamento.
Essas são algumas estratégias para aplicar uma campanha de sucesso para o Dia das Crianças. Não deixe de automatizar a troca de preços com o Promoção Agendada.