Recuperar carrinhos abandonados no Woocommerce deve ser uma prática constante de quem tem loja virtual. No comércio eletrônico, o abandono de carrinhos é um problema recorrente e existem diversas razões para isso.

Algumas ações podem diminuir o número de abandonos na sua loja virtual no Woocommerce, mas dificilmente esse número chegará a zero. Por isso, o esforço ativo de trazer de volta os clientes é essencial.

Neste artigo, vamos ver um pouco mais sobre os números dos abandonos de carrinho no e-commerce, por que isso acontece e como recuperar carrinhos abandonados no Woocommerce. Boa leitura!

Carrinhos abandonados no e-commerce

Ter o próprio negócio digital é uma das melhores formas de aproveitar a liberdade que o empreendedorismo proporciona. Os custos de uma loja virtual são muito menores que uma loja física, os processos podem ser otimizados com mais facilidade e não existem muitas barreiras para alcançar um público amplo.

Ainda assim, empreender na internet não é um mar de rosas. O abandono de carrinhos, por exemplo, é um dos problemas mais recorrentes no comércio eletrônico.

Quem empreende sabe, atrair o público certo, aumentar os níveis de consciência, criar ofertas atrativas… Tudo isso, além de dar trabalho, custa dinheiro. Os dados de carrinhos abandonados podem ser bastante desanimadores.

De acordo com uma pesquisa realizada pela E-bit/Nielsen, o abandono de carrinho no e-commerce brasileiro é de 75,2%. Isso significa que, a cada 100 pessoas que iniciam um processo de compra em um site de vendas online, 75 abandonam o carrinho antes de finalizarem a compra.

Por que os clientes abandonam o carinhos

Se um cliente chegou até a página de pagamento, interesse pelo produto ele possui. Algo aconteceu que o impediu de finalizar a compra. Entender os motivos que levam os clientes a abandonarem o carrinho ajuda o lojista a montar estratégias que evitem esse abandono.

O frete é o principal motivo que leva os clientes a abandonarem o carrinho. Em alguns casos, o custo de entrega supera o valor do produto e o consumidor entende que não é vantajoso concluir o pedido.

Além disso, os consumidores estão ficando cada vez mais atentos aos golpes online. Somente no primeiro trimestre de 2022, houveram cerca de 785 mil tentativas de fraude no varejo online. O menor sinal que a loja virtual pode ser falsa é o suficiente para espantar o consumidor.

Em um levantamento da Opinion Box, 56% dos consumidores afirmaram que a segurança é fundamental ao escolher uma loja online.

Além disso, existe uma série de outros motivos que contribuem para o abandono de carrinhos, como:

  • Processo de pagamento complicado;
  • Falta de métodos de pagamento desejados;
  • Requerimento de criação de conta;
  • Problemas técnicos do site.

Saiba mais: Estratégias para evitar o abandono de carrinhos na loja virtual

Como recuperar carrinhos abandonados no Woocommerce

As estratégias citadas podem diminuir os impactos do abandono de carrinhos no seu e-commerce e diminuir o prejuízo. Ainda assim, é importante lembrar que zerar o número de carrinhos abandonados é bastante improvável. 

Por isso, é importante investir em uma política de recuperação ativa de carrinhos abandonados no Woocommerce. 

Essa recuperação de carrinhos abandonados pode ser feita por meio do e-mail, mensagens de sms, WhatsApp e anúncios de remarketing. Todas as estratégias funcionam à sua maneira.

Contudo, as mensagens via WhatsApp são uma das melhores opções para aumentar as taxas de recuperação de carrinhos. Isso porque o aplicativo possui uma taxa de abertura de mensagens extremamente maior que outros meios de comunicação.

Uma pesquisa realizada pela HubSpot em 2022 mostrou que as taxas de abertura do WhatsApp são de 97%, em média. Em contrapartida, o e-mail marketing tem uma taxa de abertura média de 20%.

Por isso, recomendamos fortemente o uso do WhatsApp como ferramenta principal para recuperar de carrinhos abandonados no Woocommerce. E a melhor forma de fazer isso é usando o aplicativo SAK.

O SAK é a melhor opção disponível no mercado  para recuperar carrinhos abandonados no Woocommerce e melhorar as taxas de conversão.

O SAK oferece várias funcionalidades poderosas para transformar carrinhos abandonados em vendas concluídas. Aqui estão algumas das maneiras pelas quais o SAK pode ajudar a sua loja online:

Automação de mensagens no WhatsApp: Com o SAK, você pode automatizar o envio de e-mails de lembrete para os clientes que abandonaram seus carrinhos. Esses e-mails podem incluir detalhes sobre os itens no carrinho, incentivos para finalizar a compra (como descontos exclusivos ou frete grátis) e um link direto para retornar ao carrinho. A automação garante que nenhum cliente seja esquecido e aumenta as chances de reconquistar sua atenção.

Acompanhamento de Boletos: O SAK permite o acompanhamento de boletos em atraso. Se um cliente selecionou a opção de pagamento por boleto, mas não concluiu o pagamento, o SAK enviará lembretes automatizados para ajudar a garantir que a transação seja finalizada.

Com o SAK, você pode transformar esses carrinhos em vendas concluídas e melhorar a experiência do cliente em seu site. Experimente gratuitamente e veja os resultados por si mesmo!