Landing Pages são ferramentas poderosas para vender produtos digitais. Diferente de uma página de produto comum, em uma landing page é possível adicionar uma série de elementos que tornarão o produto mais atrativo.
Além disso, em uma landing page é possível trabalhar todas as etapas do funil gradativamente, convencendo um consumidor que fazia parte do público frio a apertar o botão de compra ao fim da página.
Nesse artigo vamos dar algumas dicas de como escrever uma landing page para vender um produto digital.
O que é uma Landing Page
Landing Page em português pode ser definida como página de aterrissagem ou página de destino é uma página na web criada com um objetivo específico. É diferente da página inicial de um site com diversas páginas integradas entre si.
Os tipos mais comuns de landing page no mercado digital são:
- Páginas de captura de leads
- Páginas de Obrigado
- Páginas de Vendas
A página de captura tem o objetivo de recolher os dados do lead e em troca, entregar algum benefício como um material rico ou cupom de desconto em um site.
A página de obrigado serve para agradecer ao lead pela concessão de dados. Em lançamentos digitais, normalmente direciona o lead para um grupo no WhatsApp. Mas não é uma regra.
Já a página de vendas tem o intuito de fazer a oferta de um produto ou serviço, adicionando alguns elementos de persuasão como benefícios do produto, provas sociais e garantias para o cliente.
Como criar uma Landing page para vender um produto digital
No tutorial a seguir vamos ver como criar uma landing page com o objetivo de vender um produto digital, como e-book, cursos, ferramentas, softwares, etc.
Para criar uma Landing Page atraente e persuasiva não é necessário entender de programação ou técnicas avançadas de design. O aplicativo Landing Page entrega uma estrutura completa, editável pelo Canva e com modelo arrasta e solta.
No canal oficial do aplicativo Landing Page contém uma série de vídeos com tutoriais incríveis gratuitos de como personalizar a sua página.
A seguir vamos dar algumas dicas de como construir o texto da sua Landing Page:
Conheça o público-alvo do produto digital
Empreender nada mais é que encontrar soluções para algum problema que as pessoas enfrentam e oferecer essa solução.
Só é possível fazer isso sem saber quem são essas pessoas ou o que elas precisam.
O público-alvo, ou a persona, diz respeito a quem o empreendedor deseja atingir. Quando bem mapeado é possível saber exatamente o que essas pessoas precisam e desejam para fazer a melhor oferta.
Portanto, o primeiro passo para escrever uma Landing Page que converte é pesquisar o público-alvo. Descubra as respostas para as seguintes perguntas:
- Quem é o público-alvo?
- Qual problema esse produto ou serviço soluciona?
- Como solucionar esse problema?
- Quais os desejos desse público-alvo?
Escreva um título atraente e chamativo na Landing Page
O título é uma das partes mais importantes da Landing Page. É a primeira coisa que o cliente em potencial vai ver e a sua permanência na página depende do quanto a frase despertou seu interesse.
David Ogilvy, conhecido como pai da publicidade, afirma:
“Em média, há cinco vezes mais pessoas que leem os títulos que as que leem o corpo do texto. Quando escrever seu título, haverá gastado 80 centavos do seu dólar”.
A cada 10 pessoas que lerem o seu título, apenas 2 lerão o corpo do texto, portanto, é imprescindível que o título seja atraente o bastante para convencer mais pessoas a continuar a leitura.
Para fazer um bom título, foque nos elementos abaixo:
- Foque na principal dor ou desejo do público-alvo;
- Tenha uma promessa forte e clara;
- Quebre o padrão;
- Desperte emoções.
Seja persuasivo
Persuasão é a habilidade de influenciar e convencer outras pessoas a aceitar uma ideia, ponto de vista ou comportamento.
Uma das principais habilidades de uma pessoa persuasiva é entender a perspectiva da outra pessoa, compreendendo suas necessidades, desejos e preocupações.
Um texto persuasivo se utiliza de técnicas de comunicação para criar conexão com o leitor, apresentar argumentos sólidos que comprovem aquela ideia e os convença a tomar uma ação.
Transforme as características em benefícios
Transformar características em benefícios significa que ao invés de listar como o produto é, o texto vai focar no valor que ele gera.
Por exemplo, imagine que você está vendendo um e-book sobre “como criar anúncios impossíveis de serem ignorados para dropshipping”.
Ao invés de simplesmente dizer que o conteúdo é online, o texto vai reforçar que o cliente pode acessar de qualquer dispositivo, de qualquer parte do mundo com acesso à internet e a qualquer momento do dia.
Outro exemplo de como transformar características em benefícios, pensando em um software de edição de vídeos. Em vez de simplesmente destacar a capacidade de cortar, colar e adicionar efeitos, apresente como uma maneira fácil e rápida de criar conteúdo de qualidade profissional para influenciadores, criadores de conteúdo e empresas que desejam se destacar na internet.
Inclua depoimentos na página
Os depoimentos na página tem o objetivo de assegurar para possíveis clientes que a sua página é confiável e o produto tem qualidade, afinal outras pessoas compraram e aprovaram.
As provas sociais são um dos elementos mais importantes para fechar uma venda. Segundo pesquisas da Bia Kelsey, 97% dos consumidores leem reviews online sobre empresas antes de comprar. Já na apuração do Search Land, 72% dos clientes dizem que confiam mais em estabelecimentos com avaliações positivas.
Além disso, 80% dos brasileiros levam em conta as avaliações de um produto antes de comprar.
Em seu treinamento de vendas, o consultor Cavett Robert afirma: “Como 95% das pessoas são imitadoras e apenas 5% iniciadoras, elas são mais persuadidas pelas ações dos outros do que por qualquer prova que possamos oferecer.”
Para incluir avaliações na landing page, faça o cadastro no Lily Reviews.
O Lily é o melhor aplicativo de avaliações do mercado. Com ele, além de disponibilizar um espaço para que os clientes deixem suas impressões adicionando fotos e vídeos, é possível importar avaliações de outros sites, caso você ainda não tenha.
Para integrar o aplicativo com a Landing Page, siga o tutorial abaixo:
Use os gatilhos da urgência e escassez
Os gatilhos da urgência e escassez são duas ferramentas de persuasão muito poderosas que possuem o objetivo de fazer o lead agir rapidamente.
O gatilho da escassez é baseado na ideia de que as pessoas valorizam mais aquilo que é raro ou difícil de obter. Quando algo é percebido como escasso, as pessoas tendem a querer comprá-lo imediatamente para garantir que não perderão a oportunidade. Alguns exemplos de gatilhos de escassez incluem frases como “últimas unidades”, “por tempo limitado” ou “enquanto durarem os estoques”.
Já o gatilho da urgência é baseado na ideia de que as pessoas tendem a agir mais rapidamente quando há um senso de urgência ou de prazo limitado envolvido. Esse gatilho é frequentemente usado em promoções e ofertas especiais, incentivando as pessoas a comprar imediatamente para aproveitar o desconto ou oferta antes que ela expire. Alguns exemplos de gatilhos de urgência incluem frases como “apenas hoje”, “oferta relâmpago” ou “tempo limitado”.
Contudo, é importante usá-los com responsabilidade e preferencialmente, de forma real. Para obter melhores resultados ofereça algum benefício por tempo limitado como um bônus para os primeiros inscritos ou desconto por tempo limitado.
Use CTA objetivos e claros
CTA é a sigla para call to action em inglês, que significa chamar para ação.
O cta é o momento de dar o comando para que o lead tome alguma atitude. No caso da página de vendas, comprar o produto.
O cta pode estar disponível ao final de todas as dobras da página, considerando que os consumidores estarão em diferentes etapas do funil de vendas e nem todos precisarão ler a página inteira para se convencerem da compra.
Otimize a landing page para SEO
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em poruguês significa Sistema de Otimização de Buscas.
As estratégias de SEO servem para, com alguns ajustes nos elementos da página, posicioná-la nos primeiros resultados de busca.
Existem grandes chances de potenciais clientes estarem buscando pela solução que o seu produto digital oferece. Use os termos de busca na página para aumentar as chances da Landing Page do para o produto digital ser encontrada organicamente no Google.
Veja nesse artigo como otimizar as Heading Tags da Landing Page para posicioná-la melhor nos resultados de busca.
Você também pode gostar: Como escrever uma Landing Page para curso