Como ser fornecedor nacional de dropshipping

Já falamos em nosso blog sobre fornecedores nacionais de dropshipping e citamos empresas de diversos nichos que trabalham com esse modelo em nosso país, como: Hayamax, Rosa Tropical e Luxjoias. É uma lista bem completa contendo fabricantes, distribuidores, atacadistas e plataformas especializadas como o Dropi.

Como ser fornecedor nacional de dropshipping pode ser uma dúvida para os empreendedores que já atuam na venda sem estoque, querem atuar ou dar mais um passo rumo ao crescimento do seu negócio. Por isso, hoje trataremos sobre o tema. Leia e confira!

O cenário do empreendedorismo digital no Brasil

Na América Latina, os empreendedores estão acostumados com a instabilidade econômica e política, problemas que tornam ainda mais desafiadora, a chance de ter o próprio negócio.

Entretanto, empreender é assumir riscos. Dessa maneira, isso significa que as dificuldades podem ser superadas, assim como viram oportunidades e propiciam a reinvenção ou desenvolvimento de ideias que possibilitam a geração da própria renda.

Nesse contexto, o empreendedorismo digital é uma tendência favorecida pelo avanço tecnológico e o crescimento do comércio eletrônico, principalmente pós-pandemia, estimulando cada vez mais o surgimento de negócios totalmente online, como é o caso do dropshipping, que beneficia tanto os fornecedores quanto os vendedores de lojas virtuais sem estoque.

O baixo custo de investimento e a flexibilidade, atraem cada vez mais pessoas que desejam iniciar um empreendimento sem muita burocracia ou até mesmo sem sair de casa. 

Essa é uma das razões pelas quais ser fornecedor nacional de dropshipping traz muitas vantagens para quem possui uma empresa de qualquer porte e deseja expandir as vendas de suas mercadorias, seja para dropshippers ou revendedores.

Afinal, não podemos negar que o empreendedorismo digital veio para ficar e os pilares para os próximos anos são a inovação, a criatividade e a tecnologia. Investir nesses fatores é primordial para ultrapassar a concorrência e ganhar os clientes cada vez mais exigentes.

Além disso, a promessa de um novo mercado mais conectado e acessível é uma realidade mais próxima dia após dia, uma vez que as compras online continuam em ascensão. 

A prova disso, é que a Nuvemshop, plataforma de e-commerce mais utilizada da América Latina, divulgou em seu relatório anual, um faturamento de mais de 2 bilhões de reais, entre as 90 mil lojas virtuais cadastradas em sua base. Veja adiante mais informações.

O dropshipping é legalizado no Brasil?

Atualmente ainda não existe uma legislação específica para o dropshipping no Brasil, o que não torna a atividade ilegal, pois existem regras e normas impostas para que os negócios estejam dentro da lei, inclusive de ordem tributária.

Em nosso país, quando não existem determinações legais, são utilizadas comparações e analogias  entre as legislações existentes, para enquadrar as atividades em situações permitidas pela lei. No caso do dropshipping, basicamente há duas situações:

  • Produtos importados – quando os produtos comercializados vem de fora do Brasil, o negócio é encaixado como importação. Desse modo, a empresa é regulamentada e vai usar as regras e normas dessa categoria no Brasil.
  • Produtos nacionais – nesse caso, o processo de nacionalização das mercadorias não é necessário, pois a regulamentação entra no âmbito do e-commerce no Brasil. Sendo assim, o fornecedor nacional de dropshipping, vende produtos que já possuem nota fiscal e serão regidos pelas normas do próprio país.

Como emitir a nota fiscal no dropshipping

Assim como em qualquer atividade comercial, a nota fiscal é obrigatória no dropshipping, conforme previsto na Lei n.º 8.846. Desse modo, o governo pode fiscalizar as transações realizadas entre pessoas físicas e jurídicas no país, além de manter o controle sobre vendas e impostos recolhidos. 

No Brasil, o fornecedor nacional de dropshipping e o lojista precisam emitir nota fiscal. Isso acontece porque o processo de dropshipping envolve duas transações diferentes e ambas necessitam da documentação: 

1 –  A compra do fornecedor com o valor pago pelos produtos.

2 –  A venda do produto ao consumidor final com a inclusão da comissão, ou seja, a diferença entre o preço de venda do fornecedor e o valor cobrado ao cliente.

Estude sobre o assunto, consulte profissionais como um contador e um advogado para descobrir as melhores maneiras de enquadrar corretamente o seu negócio tanto no regime tributário quanto em outras questões legais. Veja o vídeo sobre como regularizar uma empresa de dropshipping.

Continue lendo para ver dicas sobre o tema e ser um fornecedor de sucesso.

Ser fornecedor nacional de dropshipping vale a pena?

Conforme mencionamos, a venda sem estoque pode ser uma boa saída para quem deseja empreender, mas não tem muita grana para investir. Esse formato está ganhando espaço no Brasil e é uma grande aposta para o futuro, abrindo possibilidades tanto para o vendedor quanto para o fornecedor nacional de dropshipping. 

Segundo uma pesquisa divulgada pelo portal E-commerce Platforms, cerca de 27% dos varejistas online já adotaram o dropshipping e também enxergam esse modelo logístico como um caminho viável para as vendas. Além disso, de acordo com a Cloudways, o lucro pode ser 50% maior para empresas que trabalham com dropshipping.

Esses dados explicam porque disponibilizar produtos e/ou serviços a um custo menor para um intermediário, sem passar a preocupação do processo de fabricação ou logística, sempre foi comum em países asiáticos, onde surgiram gigantes do comércio eletrônico como o AliExpress e Shopee, assim como o eBay nos Estados Unidos.

Por isso, anteriormente, os dropshippers brasileiros importavam com mais frequência e enfrentavam as desvantagens relacionadas à demora na entrega ao cliente final e taxação alfandegária, por exemplo.

Felizmente nos últimos tempos o fornecedor nacional de dropshipping ganhou mais fôlego e trabalhar nessa modalidade se tornou mais fácil, sendo uma boa solução para todas as partes interessadas: quem tem o produto para vender, quem quer intermediar e quem deseja receber rapidamente. No geral, o processo inteiro é bem simples. Veja:

Passo a passo do processo de dropshipping para o fornecedor:

  • Passo 1: um cliente chega à loja virtual do dropshipper parceiro e realiza a compra de um determinado produto;
  • Passo 2: o fornecedor ou distribuidor recebe as informações do pedido; 
  • Passo 3: a sua empresa ficará responsável por separar e empacotar a encomenda, além de enviá-la diretamente para o consumidor final.

Essas etapas podem ser feitas manualmente, mas em larga escala isso se torna impossível, não é mesmo? Por isso, a Empreender disponibiliza a melhor plataforma de dropshipping, o Dropi, um sistema que automatiza esses passos e conecta o fornecedor nacional de dropshipping ao lojista de forma prática. 

Devido às vantagens citadas, o sistema de dropshipping no Brasil tem ganhado cada vez mais visibilidade, justamente porque é interessante para todos os lados e simplifica a maioria dos processos de um e-commerce, em comparação a uma loja tradicional.

Agora o que acha de aplicar esse modelo de negócios em sua empresa e se destacar, sendo um fornecedor nacional de dropshipping? Continue lendo para ver as possibilidades.

Como ser fornecedor e entrar para o DropNacional 

Se a sua empresa vende mercadorias com boa saída para lojistas e revendedores, por que não expandir para o dropshipping? Além das questões legais, conhecer o público e realizar uma pesquisa de mercado para entender as necessidades locais é essencial.

Um fornecedor nacional de dropshipping comercializa e têm produtos armazenados no Brasil, mesmo que sejam importados. Independente de ser um distribuidor, um atacadista ou um fornecedor de produtos, é importante oferecer boas condições e suporte ao dropshipper, não acha? 

Em seguida, para otimizar o seu tempo e alavancar ainda mais as vendas, é fundamental se cadastrar em uma plataforma especializada em dropshipping, tanto para se profissionalizar quanto passar mais seriedade e confiança.

Se os seus itens têm qualidade e preço competitivo, é muito fácil atrair parceiros para o seu negócio. Além disso, a situação melhora quando a mercadoria é fabricada pela sua própria empresa, pois há a possibilidade de aumentar o reconhecimento da marca.

Pense em outros fatores como prazo de entrega, embalagem e modo de operação logística, afinal também são avaliados por quem busca vender sem estoque. Estude como aprimorar esses processos constantemente, para sempre ser citado nas listas de fornecedor nacional de dropshipping e ser recomendado aos lojistas virtuais.

Depois, é só começar de fato a vender, basta cadastrar todos os produtos da sua empresa no Dropi, assim os lojistas terão acesso ao seu estoque de modo rápido, acelerando o processo tanto para ele quanto para o cliente final.

Nessa plataforma especializada em dropshipping, o seu estoque físico é usado como uma espécie de estoque virtual, sendo assim, as suas mercadorias são expostas na vitrine online da loja dos parceiros. Portanto, a sua função é intermediar a relação entre os dropshippers e os clientes. Vale lembrar que tanto a logística quanto os custos de entrega são de sua responsabilidade.

Se ainda tem dúvidas sobre como funciona o dropshipping nacional, assista o vídeo abaixo:

Veja dicas infalíveis para alavancar o seu negócio de dropshipping no Brasil.

Dicas para ter sucesso como fornecedor nacional de dropshipping 

A Empreender oferece diversas soluções inovadoras para os lojistas virtuais. Sendo assim, usar os apps criados pela empresa, permite a automação de inúmeros processos e consequentemente facilita a vida do fornecedor nacional de dropshipping. Confira algumas dicas para trabalhar com esse modelo de negócio:

Construa uma boa reputação com os lojistas

A parceria com diversos lojistas e fornecedores é frequente no dropshipping. Sendo assim, a maioria das empresas que atuam com esse modelo de negócio tem uma concorrência acirrada e para se destacar nesse cenário, é necessário investir em ações que favoreçam o relacionamento entre as partes envolvidas.

Evitar problemas como o envio de produtos defeituosos ou erro no endereço de entrega, comportamentos que geram insatisfação e impactam negativamente em sua marca. Sendo assim, seja um fornecedor confiável e de fácil acesso contato.

Automatize a maioria dos processos com o Dropi

Para lidar com uma quantidade ilimitada de parceiros, é fundamental escolher uma solução completamente automatizada para aumentar a eficiência da gestão do seu negócio. 

Uma ferramenta fundamental para isso é o Dropi, com ela todo o processo de dropshipping é realizado em um único aplicativo – da  venda a entrega do produto pelo fornecedor nacional de dropshipping ao consumidor final.

O Dropi é o primeiro aplicativo oficial de dropshipping integrado tanto com o AliExpress quanto o CJ Dropshipping na América Latina. É a opção perfeita tanto para os fornecedores quanto lojistas virtuais, principalmente para sobrar tempo para outras atividades, como a estratégias de crescimento. 

As vantagens do Dropi não param por aí, porque, o app inclui ferramentas de cálculo de lucro, edição de imagens e tradução. Além disso, elimina diversos gargalos do dropshipping nacional como controle do estoque, emissão de nota fiscal e frete, garantindo o faturamento no piloto automático. Veja no vídeo abaixo como o Dropi funciona para quem deseja ser fornecedor nacional:

Confira mais dicas a seguir.

Disponibilize vantagens para os parceiros

Mencionamos algumas vezes a necessidade de se destacar perante a concorrência, sendo assim encontre maneiras de agregar valor para os lojistas que escolhem os seus produtos. Sendo assim, ofereça comissões competitivas, métodos de pagamentos diversificados, informações claras sobre as taxas e qualquer outro custo adicional. 

Convença os dropshippers a usarem o seu estoque e melhore a experiência deles para ter mais sucesso como fornecedor nacional de dropshipping. Priorize a fidelização dos parceiros sempre.

Ofereça excelência no atendimento ao cliente

O fornecedor nacional de dropshipping, é responsável pela entrega do produto ao cliente final e isso interfere diretamente no sucesso do lojista parceiro. Sendo assim, ofereça um serviço de excelência e um suporte garantido às empresas que confiam em seu negócio.

Vale ressaltar que as experiências negativas não são esquecidas facilmente, então foque sempre nos consumidores. Afinal, o dropshipping nacional beneficia os fornecedores, justamente por conseguir compradores recorrentes e/ou por demanda para as suas mercadorias, aumentando o lucro.

Invista em estratégias de marketing

Todos os fatores citados ao longo do texto são primordiais para o sucesso do fornecedor de dropshipping. Seguindo essas dicas, o marketing é mais fácil de ser executado, porque ter uma imagem positiva é uma boa forma de atrair mais compradores para seus produtos.

Entretanto, é fundamental investir na comunicação estratégia, seja nas redes sociais, em anúncios no Google e até mesmo através de parcerias com influenciadores dropshippers, para melhorar as conversões e escalar o seu negócio como fornecedor nacional de dropshipping.

Aprenda com os erros, faça testes constantes e nunca deixe de tentar aperfeiçoar a sua empresa. Conte com a Empreender para alavancar seu negócio online!