Transformar visitantes em clientes é um dos grandes desafios do lojista brasileiro. A maioria das lojas virtuais no Brasil recebem um número considerável de visitas mensalmente, ficando na média de 10 mil. Entretanto, as taxas de conversão do e-commerce são muito baixas: apenas 1,65%.
Quem tem um e-commerce sabe que é necessário investir tempo e dinheiro para fazer as coisas funcionarem. Tráfego pago, manutenção da loja, manutenção de estoque, parcerias com influenciadores, compra de produtos, etc.
Ter todo esse trabalho para pouco retorno financeiro pode ser um tanto desanimador. Sendo assim, descobrir como transformar visitantes em clientes é fundamental para qualquer lojista.
Por isso, nesse artigo você vai ver como atrair visitantes para a sua loja virtual e quais as melhores estratégias para converter esses visitantes em clientes. Vamos lá?
Como atrair visitantes para a loja virtual
Como diz o ditado popular, quem não é visto não é lembrado. No mesmo sentido, quando pensamos no e-commerce, uma loja virtual sem visitas não faz vendas.
Mas a verdade é que visitantes não caem do céu. Criar uma loja virtual não vai fazer com que os clientes magicamente descubram sua existência e comecem a fazer pedidos. Para isso, será necessário o lojista tomar algumas atitudes primeiro.
Nesse tópico você vai ver algumas formas de atrair a atenção dos consumidores para a sua loja virtual.
Faça anúncios online
Os anúncios online são a forma mais rápida de atrair a atenção dos consumidores para a sua loja virtual. Por meio dos gerenciadores de anúncios é possível segmentar bem quem são as pessoas que vão receber os anúncios.
Dessa forma, é possível criar anúncios com títulos chamativos, pensados especificamente para o seu público-alvo.
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Otimize a sua loja para SEO
Uma loja que utiliza as boas práticas de SEO tem muito mais chances de aparecer nos primeiros resultados de pesquisa orgânicos dos buscadores, como o Google.
Para isso, é importante se atentar aos termos que os usuários utilizam para buscar produtos na internet e incluir esses termos nas descrições dos produtos, fotos, url, etc.
Sendo assim, quando um consumidor estiver buscando por um produto específico na internet, ele vai encontrar a sua loja virtual.
Contudo, as estratégias de SEO trazem resultados a longo prazo. Dessa forma, pode levar alguns meses até que os produtos comecem a aparecer organicamente entre os primeiros resultados de pesquisa.
Leia também: SEO para loja virtual: otimize o cadastro de produtos para o Google
Faça parcerias com influenciadores digitais
Fazer parcerias com influenciadores digitais é uma maneira de apresentar a sua loja virtual para um grande público, utilizando a influência que aquela pessoa exerce.
Segundo uma pesquisa realizada pelo IAB Brasil em parceria com a Offerwise, 92% dos consumidores brasileiros seguem dicas e conselhos de influenciadores digitais.
Isso significa que quando um influenciador recomenda um produto da sua loja para seus seguidores, eles são mais propensos a aceitar a indicação e conhecer a loja.
Mas para fazer boas parcerias é importante encontrar influenciadores que tenham relevância no seu nicho de atuação. Se a sua loja virtual vende produtos para pet, pode não ser muito proveitoso contratar um influenciador gastronômico.
Para encontrar influenciadores digitais sem complicações ou dores de cabeça, conheça o OVNI, aplicativo que conecta lojistas a digital influencers.
Como transformar visitantes em clientes na loja virtual
De acordo com a pesquisa “Perfil do E-commerce Brasileiro” encomendada ao BigData Corp pela PayPal Brasil, a maioria dos e-commerces brasileiros recebem, em média, 10 mil visitantes por mês. Isso resulta em, aproximadamente, 300 visitas por dia.
Segundo o estudo, os números de visitantes no e-commerce, de acordo com o tamanho da loja são os seguintes:
• 76,7% dos sites e-commerce recebem até 10 mil visitas por mês (pequenos);
• 8,5% recebem entre 10 mil e 500 mil visitas por mês (médios);
• 14,77% recebem mais de 500 mil visitas por mês (grandes).
Ainda assim, as taxas de conversão em vendas no e-commerce brasileiro são baixíssimas. Segundo a pesquisa da Experian Hitwise, a taxa de conversão de quem entra nos sites e acaba comprando algo é de apenas 1,65%.
Nesse sentido, um e-commerce que recebe 10 mil visitantes por mês, consegue fazer em média, apenas 165 vendas mensais.
Embora esse número pareça desanimador para alguns lojistas, ele representa a média geral. Isso significa que não se trata de uma verdade absoluta e é totalmente possível melhorar as taxas de conversão do seu e-commerce.
Nesse tópico vamos ver algumas estratégias que podem ser aplicadas na sua loja virtual.
Crie uma experiência positiva
A experiência do cliente diz respeito a todo o contato que ele tem com o e-commerce, desde o momento da descoberta até o pós-vendas. Garantir uma boa experiência é essencial para encantar os consumidores e convertê-los em clientes fiéis.
Embora a experiência do cliente seja essencial para o sucesso de qualquer negócio, muitas empresas ainda pecam nisso sem nem se dar conta.
Para se ter uma ideia, 76% das empresas acreditam que estão entregando uma boa experiência ao cliente, enquanto apenas 49% dos consumidores relatam ter uma percepção positiva das experiências que vivenciam.
Segundo alguns estudos, mais de 80% dos consumidores afirmam que estão dispostos a pagar mais por um produto se a experiência que obtiverem for positiva.
Além disso, 64% dos consumidores são mais propensos a recomendar uma marca para outras pessoas se ela oferecer experiências e formas de comunicação mais simples, 71% das pessoas recomendam um produto ou serviço que lhes proporcionou uma ótima experiência e 65% dos consumidores acham uma boa experiência com uma marca mais impactante do que ótimos anúncios.
Isso significa que oferecer uma boa experiência não apenas fideliza mais clientes como ajuda a promover a reputação do e-commerce de forma orgânica.
Algumas formas básicas de oferecer uma boa experiência ao cliente, incluem:
Layout agradável
Você já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica?”.Saiba que quando se trata de um e-commerce, ela não poderia ser mais pertinente.
Imagine que você entra em uma loja física e ela está toda suja, com os produtos espalhados e aparentemente não tem ninguém cuidando dela. Você compraria nessa loja? Provavelmente, não.
O mesmo acontece com uma loja virtual com um layout desagradável. A diferença é que na internet as coisas são ainda mais rápidas. Em apenas alguns segundos o consumidor desiste de continuar navegando em uma loja com design amador.
Por outro lado, um layout agradável transmite profissionalismo e segurança para os visitantes da loja. Usando os elementos, como cores e formas estrategicamente, as taxas de conversão só tendem a aumentar.
Navegação rápida
A velocidade de carregamento das páginas é uma parte fundamental da experiência do cliente no e-commerce.
Com um mundo cada vez mais acelerado, as pessoas estão cada vez menos pacientes. Alguns segundos de demora no carregamento é o suficiente para fazer o usuário fechar a página e partir para o próximo.
Por outro lado, carregamento rápido, com informações claras e botões estrategicamente posicionados, proporcionam uma navegação mais intuitiva pelo site.
Dessa forma, os clientes têm uma experiência muito mais agradável. Quando o consumidor consegue encontrar rapidamente o que procura com uma navegação rápida, as chances dele passar mais tempo na loja são maiores.
Mobile friendly
Para obter sucesso no e-commerce é fundamental que a loja seja mobile friendly. Um e-commerce mobile friendly nada mais é que aquele que se adequa bem às telas dos smartphones, como celulares e tablets.
O principal motivo para isso é que 84% dos consumidores fazem compras online pelo smartphone.
Além disso, 56% de todas as pesquisas realizadas no Google ocorrem por um dispositivo móvel e 58% dos internautas brasileiros acessam a web exclusivamente pelo celular.
Não há dúvidas que deixar essas métricas de lado significa fechar as portas do seu e-commerce para a maioria dos consumidores.
Use o marketing de conteúdo para atrair visitantes
O marketing de conteúdo é um dos pilares do Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração.
Essa estratégia segue a linha oposta do marketing tradicional que costuma interromper as atividades do consumidor para divulgar seus produtos e serviços, sendo muitas das vezes irritante.
No marketing de atração, o consumidor é quem vai até a marca. Isso acontece, principalmente, por meio da produção de conteúdo relevante e útil. Quando usado com estratégia, o conteúdo é capaz de conduzir o consumidor pela jornada de compra e em pouco tempo, ele se torna um cliente do e-commerce.
Algumas das formas mais comuns de usar o marketing de conteúdo no e-commerce são:
- Criando um blog com posts otimizados para SEO;
- Promovendo materiais ricos, como e-books e webinários;
- Criando conteúdo envolvente nas redes sociais.
Crie uma experiência interativa nas redes sociais
As redes sociais são uma ferramenta poderosa para a divulgação do e-commerce. Isso porque, além de ser um dos maiores canais de vendas online, as redes sociais permitem um contato mais próximo da marca com os clientes.
Segundo um levantamento realizado pela Opinion Box, 74% dos consumidores utilizam as redes sociais para buscar produtos. O Instagram assume a liderança, sendo a principal escolha de 65% dos usuários. Em seguida, temos o Google Shopping com 56% de preferência e em terceiro lugar o WhatsApp, com 46% de preferência.
Contudo, apesar dos usuários buscarem produtos nas redes sociais, o seu uso principal é para interação com outras pessoas e entretenimento.
Portanto, não é recomendado que as lojas virtuais transformem seus perfis em uma mera vitrine de produtos, mas que usem do poder das redes para criar um conteúdo interessante, que aumente o engajamento dos consumidores com a marca.
Uma forma de fazer isso é produzindo conteúdos dinâmicos, como vídeos mostrando como usar determinado produto, desafios, além de incentivar a interação dos seguidores.
Uma maneira de incentivar os seguidores a interagirem com as redes sociais da loja virtual e oferecendo benefícios para aqueles com maior engajamento, como cupons de desconto ou brindes exclusivos.
Além disso, a possibilidade de ser publicado na própria plataforma da loja virtual (com o uso do Widget Instagram e Widget TikTok) pode ser o empurrãozinho que faltava para os seguidores engajarem ainda mais.