As avaliações, quando usadas de forma estratégica, de clientes são uma poderosa ferramenta de marketing para e-commerces, impactando diretamente as decisões de compra. Estudos mostram que a maioria dos consumidores busca feedbacks antes de comprar, utilizando as opiniões de outros clientes como referência de qualidade e confiabilidade.
Para lojistas, isso representa uma oportunidade de potencializar as vendas e fortalecer a reputação da marca. Neste artigo, exploramos como usar as avaliações de forma estratégica para atrair e converter mais clientes.
Impacto das avaliações na decisão de compra
Não é segredo para ninguém que a grande maioria dos consumidores buscam avaliações antes de realizar uma compra. Os feedbacks deixados por outros clientes servem como termômetro de qualidade dos produtos e serviços realizados por aquela loja, muitas das vezes, desconhecida.
Segundo uma pesquisa, mais de 80% dos consumidores buscam avaliações na página antes de comprar algo e mais de 90% buscam saber a reputação da empresa antes de se tornarem clientes.
Além disso, segundo um levantamento feito pela Opinion Box, 70% dos consumidores afirmam que as avaliações influenciam em sua escolha e 45% alegam que elas influenciam muito.
Em contrapartida, uma outra pesquisa revelou que é preferível para os consumidores comprarem um produto com uma avaliação ruim entre tantas outras boas a comprar um produto sem nenhuma avaliação.
Sendo assim, é inegável que a coleta de avaliações é indispensável para o e-commerce e deve haver um esforço ativo da loja virtual para recolher os primeiros feedbacks se quiser fazer vendas mais fácil.
Porém, embora seja essencial, avaliações no site não são a única forma de usar as provas sociais. No próximo tópico vamos conhecer cinco formas de usar as avaliações de forma estratégica.
5 formas de usar as avaliações de forma estratégica
Já entendemos que antes de realizar uma compra o cliente busca por avaliações. Contudo, a página do produto não é seu único ponto de contato entre o cliente e o negócio. Sendo assim, é importante usar as provas sociais em outros contextos, como veremos a seguir.
Rotina de stories
Ter um perfil nas redes sociais ativo é fundamental para qualquer negócio. Hoje, 66% dos clientes têm o hábito de buscar produtos nas redes sociais, sendo o Instagram líder na preferência. Além disso, 38% afirmam que desconfiam quando uma empresa não está presente nas redes.
Mas não basta apenas estar presente nas redes sociais. É preciso usar o perfil com estratégia a fim de elevar o nível de consciência do cliente, promover os produtos e fortalecer a marca.
Os stories são uma das melhores ferramentas para gerar conexão com o consumidor e é um grande qualificador de audiência.
Divulgar avaliações de clientes nos stories rotineiramente ajuda a construir a confiança dos consumidores que acompanham a marca no dia a dia, além de reforçar a segurança para aqueles que estão em fase de análise.
Leia também: Stories na loja virtual: como usar essa funcionalidade
Campanhas de antecipação para promoção
Descontos promocionais são um verdadeiro ímã de clientes. Nada seduz tanto o consumidor brasileiro quanto a ideia de pagar mais barato por um produto, sendo um dos grandes fatores das compras por impulso.
Porém, promoções acompanhadas de uma boa campanha de antecipação são melhores ainda.
A antecipação nada mais é do que a criação de expectativa para algo que está por vir. No caso do e-commerce, quando a loja virtual anuncia que vai acontecer uma oferta especial em duas semanas, por exemplo, os consumidores ficam ansiosos para saber quais condições terão além de se programar financeiramente para a data.
Durante a antecipação a loja pode elaborar conteúdos que promovem os produtos com foco na geração de desejo. Próximo da data da promoção é o momento ideal para quebrar as possíveis objeções.
Nessa etapa, os depoimentos de outros clientes são essenciais para reforçar a qualidade e satisfação que o cliente já está antecipando em sua mente.
Página inicial da loja virtual
Na internet, o tempo para captar a atenção do usuário é muito curto. Segundo a pesquisa “Perfil do E-commerce Brasileiro”, 76,7% dos e-commerces recebem até 10 mil visitas mensais, o que equivale a cerca de 300 visitas diárias. Com tantas alternativas, é fácil para o usuário decidir rapidamente se vale explorar mais o site.
Portanto, lojistas precisam adotar estratégias para manter o interesse dos visitantes, como banners atraentes, pop-ups promocionais e páginas interativas. Exibir avaliações na página inicial ajuda a demonstrar a confiabilidade da loja, pois reviews são elementos essenciais para influenciar decisões de compra.
Veja abaixo como fazer isso usando o Lily Reviews:
Leia também: Adicione um carrossel de avaliações na Home Page da loja virtual
Página do produto
A forma mais tradicional de usar avaliações e extremamente importante para as vendas, não poderíamos deixar de lado as avaliações na página do produto.
Como mencionado anteriormente, mais de 80% dos consumidores buscam avaliações na página do produto antes de finalizar uma compra e mais de 70% consideram os comentários relevantes na hora da escolha.
Por isso, é essencial disponibilizar um espaço para as avaliações de clientes, além de incentivá-los a deixar o seu feedback após a entrega do produto.
Anúncios de remarketing
Por fim, outra forma de usar as avaliações de forma estratégica é divulgando nos anúncios de remarketing.
Remarketing é a estratégia usada para chamar a atenção de usuários que visitaram o site da loja ou perfil das redes sociais mas, por algum motivo, não realizaram a compra. Muito provavelmente esse abandono se deu por alguma objeção ou o cliente está na fase de consideração da jornada de compras, avaliando as diferentes opções.
Em ambos os casos, as avaliações podem ajudar a elevar o nível de consciência desse consumidor e demonstrar que a loja virtual é a melhor escolha.
Como adicionar avaliações na loja virtual
A integração entre a loja virtual e o aplicativo Lily Reviews oferece uma solução completa para coletar e exibir avaliações dos clientes. Com o Lily Reviews, os consumidores podem deixar avaliações em texto, adicionar fotos e vídeos, e até vincular conteúdos do TikTok diretamente na página do produto.
Além disso, o aplicativo permite incentivar avaliações ao oferecer cupons de desconto aos clientes que compartilham suas experiências, aumentando a interação e a confiança de novos visitantes na loja.
Para adicionar o Lily Reviews na loja virtual siga os passos abaixo:
- Cadastre-se no Lily Reviews e faça login na conta;
- Vá até a aba integrações no menu lateral esquerdo;
- Localize a sua plataforma de e-commerce;
- Clique em fazer integração e siga os passos solicitados.
A partir de agora você pode aproveitar todos os benefícios do Lily Reviews e usar as avaliações de forma estratégica na sua loja virtual. Experimente gratuitamente.