Você já pensou em abrir uma loja virtual, mas a burocracia, falta de espaço para armazenar as mercadorias, muitas vezes a ausência de capital inicial para investir e até mesmo o tempo para gerenciar as entregas te fazem pensar duas vezes antes de iniciar?
É para estes casos que o dropshipping se torna uma solução perfeita. Com o crescimento constante da internet as negociações e vendas online têm se tornado cada vez mais frequentes, diante deste cenário o dropshipping oferece a possibilidade de abrir lojas virtuais sem necessariamente ter itens em estoque. O lojista serve como vitrine dos produtos e gerencia a parte de marketing, exposição e vendas. Toda a parte de entrega e armazenamento do produto ficam sob responsabilidade do fornecedor.
Continue lendo e entenda como o dropshipping funciona!
O que é
No modelo de negócio dropshipping o lojista expõe em sua loja virtual os produtos do fornecedor, sem a necessidade de ter esses produtos em um estoque pessoal. Após a venda, o dono da loja virtual deve repassar todas as informações do consumidor para o fornecedor, este fica responsável por todo o processo de separação, reserva e entrega dos produtos ao consumidor.
Dessa forma, o lojista não precisa investir em infraestrutura para comportar um estoque, e não investe em sistemas de separação, reserva e entrega. Com esse modelo é possível até mesmo oferecer diversos produtos na loja virtual, visto que não é necessário ter um estoque. E para o fornecedor esse modelo também se torna muito vantajoso, porque ele não precisa investir em meios e canais de divulgação e ações de marketing para atingir o consumidor final, podendo fornecer para diversas lojas que ficarão responsáveis por essa parte da jornada de vendas.
Como funciona
1º Passo: conhecer quem são os fornecedores, que podem ser nacionais ou internacionais. Após essa etapa de conhecimento, você deve acessar a lista de produtos disponíveis e dessa forma escolher quais produtos ficarão expostos na sua loja. Muitos e-commerces oferecem uma gama ilimitada de produtos, mas você também pode optar pela estratégia de focar em um único nicho, por exemplo, acessórios pet ou itens de beleza. Tudo depende da sua estratégia de marca.
2º Passo: após a escolha do fornecedor e dos produtos que você irá trabalhar, é muito importante que você use uma plataforma de integração entre a sua loja virtual e o fornecedor.
3º Passo: gerenciar o marketing da loja virtual com o objetivo de alcançar e atrair consumidores. As estratégias são diversas, mas as mais eficazes são fazer o uso das redes sociais como canais de divulgação e interação.
4º Passo: Quando chegamos a etapa da compra, em que o cliente realiza o pedido na loja virtual, as plataformas de integração de dropshipping enviam todos os dados dos produtos e do consumidor ao fornecedor. Com os dados em mãos, o fornecedor separa os produtos, prepara e fica responsável por realizar a entrega sem que você precise participar desse processo.
Leia também: 6 passos para ter uma loja dropshipping de sucesso!
Como fazer dropshipping com a Dropi?
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