Você é um artesão que deseja que a sua arte atinja um público maior? Ter uma plataforma de e-commerce pode te ajudar nisso. Além de passar mais credibilidade e profissionalismo, ter uma loja virtual facilita alguns processos.
Porém, para alcançar êxito nas vendas é preciso divulgar o seu negócio da maneira certa. Por isso, nesse artigo você vai conhecer 4 estratégias de marketing eficientes para aplicar no seu e-commerce de artesanato.
Vender artesanato vale a pena?
Muitas pessoas podem enxergar o artesanato como uma atividade que não passa de um hobby. Algo que é feito apenas como distração para as pessoas não enlouquecerem com as pressões do dia a dia.
Mas não é bem assim. O artesanato é um mercado bastante amplo e sólido no Brasil.
Segundo um levantamento do IBGE, o artesanato é a fonte de sustento de mais de 10 milhões de brasileiros, sendo uma atividade econômica presente em 67% dos municípios do país. Anualmente, 50 bilhões de reais são movimentados no segmento.
Além disso, existem várias formas de artesanato, o que possibilita que os empreendedores da área atuem nos mais diversos segmentos, atendendo a vários públicos.
Nesse artigo, trouxemos algumas dicas práticas de como criar uma loja virtual de artesanato.
Marketing para e-commerce de Artesanato
Ter um e-commerce para vender produtos artesanais aumenta a percepção de valor do negócio para o cliente. Uma loja virtual passa mais credibilidade e profissionalismo, além de simplificar alguns processos.
Ainda assim, é preciso divulgar o seu e-commerce para atingir mais consumidores. Pensando nisso, separamos algumas dicas de marketing para você aplicar no seu e-commerce de artesanato.
Tenha um perfil nas redes sociais
As redes sociais são uma grande aliada nas estratégias de marketing de um e-commerce de artesanato.
Por meio das redes sociais, como Instagram e TikTok, é possível produzir conteúdos interessantes que gerem conexão com o seu público-alvo. Além disso, existe maior possibilidade de criar proximidade com os clientes por meio das interações.
Nas redes sociais é importante não criar apenas postagens de ofertas diretas, e sim trabalhar todas as etapas do funil de vendas no seu conteúdo. Use os recursos disponíveis nas plataformas para fazer postagens.
Use também as redes sociais para contar as histórias por trás da peça, além de compartilhar o seu processo de criação. Ao visualizarem o trabalho e a dedicação envolvidos no processo, os clientes apreciarão ainda mais as peças.
Além disso, é possível exibir as melhores postagens das suas redes sociais (ou dos seus clientes) na própria plataforma de e-commerce. Para fazer isso, conheça o Widget.
Faça boas fotos dos produtos
As fotos desempenham um papel muito importante nas vendas dos seus produtos. Boas fotos tem o poder de atrair a atenção dos clientes e encantá-los.
É por meio das fotos que eles podem observar os detalhes e características das peças, além de sua qualidade.
A fotografia também é uma ótima ferramenta para despertar desejo de compra nos consumidores. Expor fotos em diferentes ângulos e cenários ajuda o cliente a imaginar como seria ter o objeto em seu ambiente.
Trabalhe o gatilho da exclusividade
Uma das características dos produtos artesanais é que eles são feitos manualmente. Sendo assim, os produtos não podem ser produzidos em massa e, em grande parte das vezes, uma peça nunca será igual a outra.
Um produto artesanal carrega uma exclusividade que outros produtos não tem e, por isso, podem ser vistos como mais valiosos.
É possível reforçar essa imagem com a sua comunicação. Algumas formas de fazer isso são:
Reforce a escassez: por se tratar de produtos artesanais, estabeleça um limite para a quantidade de pedidos disponíveis, deixando claro que a produção de itens artesanais exige mais tempo.
Personalização de produtos: Com a opção de personalização dos produtos, os clientes têm a possibilidade de escolher as características das peças de acordo com suas preferências individuais. Com o Campo Personalizado, é possível que os clientes escolham cores, textos impressos na peça, estampas ou outras características pré determinadas pelo vendedor.
Lançamentos temáticos em datas comemorativas: durante o ano, acontecem algumas datas comemorativas. Nessas épocas, é possível criar coleções especiais exclusivas, como uma linha de produtos artesanais inspirados na primavera, no Natal ou em uma festividade cultural específica.
Unboxing experience
O unboxing experience, refere-se a experiência que o cliente tem ao desembalar um produto que acabou de chegar. A estratégia tem o objetivo de causar um “efeito uau”, surpreendendo o cliente positivamente.
Usar essa estratégia é muito positivo para o marketing de um e-commerce de artesanato. Além de gerar conexão emocional do consumidor com a loja, é comum que eles compartilhem sua experiência com pessoas próximas, ou até mesmo nas redes sociais.
Algumas formas de aprimorar o unboxing experience em um e-commerce de artesanato:
- Embalagens atraentes: embalagens personalizadas, com um design atraente podem adicionar um toque especial à experiência.
- Mensagem personalizada: enviar um bilhete escrito à mão agradecendo ao cliente pela compra junto com produto passa uma imagem de cuidado para o consumidor, gerando conexão.
- Brindes surpresas: enviar brindes surpresa aos clientes faz com que eles se sintam especiais.
Frete adicional para e-commerce de artesanato (na Nuvemshop)
Geralmente, produtos artesanais são produzidos após a encomenda e, por isso, demandam alguns dias a mais para serem entregues ao cliente. Porém, muitas plataformas de e-commerce não disponibilizam a opção de adicionar um frete adicional.
Atrasos na entrega são prejudiciais para a experiência do cliente, podendo impactar negativamente na reputação da loja virtual. Pensando nisso, a Empreender desenvolveu o aplicativo Frete Hero, disponível para lojas de artesanato hospedadas na Nuvemshop.
Com o Frete Hero, o lojista consegue estabelecer quantos dias a mais forem necessários para concluir a entrega. O cliente tem acesso ao frete em tempo real, evitando quaisquer frustrações.