O mercado do e-commerce está em constante expansão e não é por acaso. Quem escolhe empreender nesse setor tem infinitas possibilidades de nichos, produtos e alcance de público.

Mas não se engane, abrir e manter uma loja virtual de forma sólida e consistente exige a adoção de diversos processos necessários para garantir um bom fluxo de vendas. Pensando nisso, neste artigo trouxemos seis ferramentas indispensáveis para a sua loja virtual.

Avaliações de pedidos

As avaliações dos produtos em uma loja virtual funcionam como um termômetro de qualidade tanto para o cliente quanto para o lojista.

Uma pesquisa realizada pela Bright Local revelou que 91% dos consumidores com idades entre 18 e 34 anos confiam tanto em avaliações de produtos quanto em recomendações pessoais. 

Quando uma loja virtual demonstra que é bem avaliada e os clientes estão satisfeitos com o serviço, novos clientes se sentem mais seguros para comprar. Por isso, ter avaliações nos produtos da loja virtual é muito importante para manter o fluxo de vendas.

Além disso, as provas sociais também podem gerar um senso de escassez e urgência em potenciais clientes. Isso acontece pois quando percebem que outras pessoas estão aproveitando os benefícios do produto, pode surgir a pressão para também adquirir antes que esgote.

Outro ponto importante é que avaliações de produtos também podem influenciar o SEO de sua loja virtual. 

Os mecanismos de busca, como o Google, levam em conta a qualidade das avaliações de produtos em seus algoritmos de classificação, o que pode impactar diretamente no posicionamento de sua loja nos resultados de pesquisa.

Portanto, ter uma ferramenta de avaliação de pedidos na sua loja virtual, como o Lily Reviews, é indispensável.

Automação de recuperação de carrinhos

Ter o próprio negócio digital é uma das melhores formas de aproveitar a liberdade que o empreendedorismo proporciona. Os custos de uma loja virtual são muito menores que uma loja física, os processos podem ser otimizados com mais facilidade e não existem muitas barreiras para alcançar um público amplo.

Ainda assim, empreender na internet não é um mar de rosas. O abandono de carrinhos, por exemplo, é um dos problemas mais recorrentes no comércio eletrônico.

Quem empreende sabe, atrair o público certo, aumentar os níveis de consciência, criar ofertas atrativas… Tudo isso, além de dar trabalho, custa dinheiro. Os dados de carrinhos abandonados podem ser bastante desanimadores.

De acordo com uma pesquisa realizada pela E-bit/Nielsen, o abandono de carrinho no e-commerce brasileiro é de 75,2%. Isso significa que, a cada 100 pessoas que iniciam um processo de compra em um site de vendas online, 75 abandonam o carrinho antes de finalizarem a compra.

Por isso, ter uma ferramenta de automação de recuperação de carrinhos é importante para reduzir o impacto desse comportamento dos consumidores.

Diferente de lojas físicas, o e-commerce opera 24 horas por dia. Sendo assim, um cliente pode fazer uma compra no meio da madrugada. Em contrapartida, ele também pode desistir de uma compra no meio da madrugada.

As ferramentas de automação trabalham para reduzir o impacto do abandono a qualquer momento do dia. O SAK é a ferramenta com a melhor taxa de conversão do mercado.

Com o aplicativo você recupera carrinhos, envia lembretes de pagamento de boletos e oferece um atendimento personalizado via WhatsApp. Conheça o aplicativo.

Lista de desejos

Muitas vezes os clientes vão entrar na sua loja virtual e o desejar comprar mais itens do que podem no momento. Por isso, aquele produto, que não é tão essencial, fica para mais tarde, integrando a nossa lista de desejos.

No e-commerce, uma wishlist, ou lista de desejos, é a lista de produtos da loja que o cliente deseja comprar. Ela pode ser criada por qualquer pessoa, seja ela cliente ou não de uma loja virtual.

Na prática, os clientes entram na loja virtual e adicionam na sua lista de desejos os produtos que desejam comprar futuramente. Sendo assim, é importante que os lojistas adicionem a ferramenta de lista de desejos.

Quando a loja virtual não possui essa funcionalidade, os clientes costumam substituí-la pelo carrinho de compras, o que gera confusão nos relatórios de carrinhos abandonados e tentativas de recuperação desnecessárias.

Para adicionar a funcionalidade de lista de desejos na loja virtual, conheça o Super Favoritos.

Rastreio de pedidos

O rastreio de encomendas é uma funcionalidade essencial para o e-commerce. Essa ferramenta simples é altamente requisitada pelos consumidores e faz uma grande diferença na reputação da loja virtual.

Comprar no ambiente virtual é um risco que o consumidor corre. Principalmente em um mercado com tantas facilidades e opções para os vendedores. Nunca se sabe quem está por trás das plataformas e o que essas pessoas podem fazer com seus dados e dinheiro.

Por isso, ao comprar online os consumidores buscam cada vez mais indicadores de que a loja virtual é de fato segura. A funcionalidade de rastreio de encomendas contribui positivamente para essa mensagem.

Quando essa opção não está disponível, os consumidores tendem a abandonar o carrinho e buscar outra loja virtual. 

Por isso, adicione o Rastreio.net na sua loja virtual e transmita mais segurança para os seus clientes. 

Além de mostrar que a sua loja virtual é confiável, o Rastreio.net auxilia na gestão dos status dos pedidos e permite uma comunicação personalizada com os clientes.  

Cheguei

Atrair visitantes e transformar leads em clientes não é uma tarefa fácil. Em meio a alta concorrência do e-commerce, é ainda mais difícil.

Imagine fazer todo um trabalho de divulgação e aumento de consciência do lead para, no final, perder a venda porque o produto não está mais disponível.

O botão “avise-me quando chegar” é uma funcionalidade comum em lojas virtuais. Com esse botão, sempre que o cliente tiver interesse em adquirir um produto e este estiver fora de estoque, ele será notificado assim que o item for reposto.

Talvez você esteja se perguntando se o botão avise-me quando chegar realmente traz resultados para a loja virtual. Afinal, será que não é mais cômodo para o cliente ir buscar o produto em outra loja virtual?

E a resposta é sim, o botão avise-me quando chegar é eficaz. De acordo com algumas pesquisas, essa funcionalidade ajuda a evitar que a loja virtual perca até 20% das vendas.

Inscrevendo-se para ser notificado, os consumidores evitam a necessidade de verificar repetidamente se o produto voltou ao estoque. Eles serão prontamente avisados quando o item estiver disponível novamente.

Essa funcionalidade pode ser adquirida na sua loja virtual com o Cheguei.

Promoção Agendada

As promoções tem um grande impacto nas vendas online. Atualmente, quase metade dos consumidores têm o hábito de fazer compras por impulso e as promoções só incentivam essa ação.

Segundo uma pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, 71% dos consumidores brasileiros esperam promoções para adquirir itens caros e 93% dos consumidores pechincham na hora da compra.

Oferecer descontos é uma das estratégias mais usadas no e-commerce. Sem dúvidas, ter ferramentas que tornem esse trabalho mais simples é fundamental. Para automatizar as promoções na sua loja virtual, faça a integração com o aplicativo Promoção Agendada.

Com o aplicativo, os lojistas podem agendar quando uma promoção inicia e quando encerra, alterando os preços dos produtos automaticamente.

Automatizar o processo de criação de promoções vai permitir que você cuide de outras partes mais importantes do seu negócio.

Algumas das vantagens do Promoção Agendada incluem:

  • Automatização Eficiente: O Promoção Agendada oferece uma automação eficiente para o agendamento de promoções, eliminando a complexidade e os riscos associados à gestão manual de preços.
  • Economia de Tempo e Redução de Erros: Com a praticidade de agendar automaticamente promoções, você economiza tempo valioso e reduz a probabilidade de erros humanos, garantindo consistência e precisão nas estratégias promocionais.
  • Interface Intuitiva: A interface intuitiva e a facilidade de configuração garantem que até mesmo aqueles sem experiência técnica possam aproveitar ao máximo todas as vantagens oferecidas pelo aplicativo.

Essas são algumas das principais ferramentas indispensáveis para o seu e-commerce. No Empreender Plus é possível montar um combo com todas elas e receber um desconto progressivo. Experimente gratuitamente.