As formas de divulgar uma loja virtual variam de acordo com as estratégias e objetivos do negócio, incluindo o uso de redes sociais, marketing de conteúdo, e-mail marketing, parcerias e afiliados e anúncios online, por exemplo.
Além disso, é possível investir em influenciadores digitais, blogueiros, youtubers, Pinterest e impulsionamento de posts.
Se interessou pelo assunto? Continue lendo para conferir dicas infalíveis!
7 estratégias para divulgação de lojas online
1. Redes Sociais: Sua Vitrine Virtual
Com mais de 4,2 bilhões de usuários ativos, as redes sociais são a porta de entrada para o seu público.
Por isso, são poderosas ferramentas de divulgação para lojas virtuais, permitindo alcançar um grande número de potenciais clientes.
Crie perfis atraentes e ativos em plataformas como Instagram, Facebook e TikTok, publique fotos e vídeos de dar inveja, invista em anúncios e interaja com seus seguidores.
A Shopee bombou no Instagram com a campanha #ShopeeDicas, mostrando dicas de moda e beleza com influenciadores. Resultado? Engajamento alto e aumento nas vendas!
2. Blog: Conteúdo que Vende
Um blog recheado de conteúdo relevante é como um ímã de clientes! Publique artigos sobre seus produtos, dicas de uso e até mesmo tutoriais. SEO é a palavra-chave para que seu blog seja encontrado nos buscadores.
A Zattini investe em um blog com dicas de moda para diferentes estilos. Isso atrai clientes interessados em comprar os produtos que ela vende.
3. E-mail Marketing: Fidelização é Tudo!
E-mail marketing não é coisa do passado! Pelo contrário: continua sendo uma das formas mais eficazes de se comunicar com os clientes.
Uma boa campanha de e-mail marketing pode te ajudar a fidelizar e aumentar as vendas.
Envie ofertas personalizadas, novidades da loja e até mesmo e-mails com dicas para seus clientes.
A Amazon envia e-mails com ofertas personalizadas para seus clientes, com base em seus históricos de compra. Isso aumenta a chance de eles comprarem novamente.
4. Anúncios Online: Alcance Máximo
Invista em anúncios no Google, Facebook, Instagram e YouTube para alcançar um público maior e alavancar suas vendas. Use segmentação para direcionar seus anúncios para o público certo.
A Casas Bahia usa anúncios no Google para mostrar seus produtos para pessoas que pesquisam por eletrodomésticos online, aumentando a chance de acessarem o site.
5. Marketplace: Venda para Mais Pessoas
Vender em marketplaces como Mercado Livre, Amazon e Americanas é uma ótima maneira de alcançar mais clientes e aumentar suas vendas.
Aproveite as ferramentas de marketing desses marketplaces para divulgar seus produtos.
Até mercados como o Pão de Açúcar vende seus produtos no Mercado Livre, o que aumenta sua visibilidade e alcance.
Dica Extra: Monitore os resultados de suas ações de marketing para ver o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Use ferramentas de análise de dados para te ajudar nisso.
6. Parcerias e Afiliados
Estabelecer parcerias com influenciadores ou outros negócios pode ampliar a visibilidade da loja virtual.
Por meio de programas de afiliados, é possível incentivar terceiros a promover os produtos em troca de comissões sobre as vendas.
O Programa Embaixadores da Empreender, é uma ótima oportunidade.
7. Anúncios Online
O uso de anúncios pagos em plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads pode trazer resultados rápidos e mensuráveis.
Um estudo mostrou que, em média, as empresas ganham $2 para cada $1 gasto em Google Ads. Isso demonstra o potencial de retorno sobre o investimento nesse tipo de divulgação.
A divulgação de uma loja virtual exige a combinação de diferentes estratégias, e a análise de dados e resultados é fundamental para aprimorar continuamente as ações de marketing.
Ao aplicar as táticas mencionadas e acompanhar de perto os indicadores de desempenho, é possível alcançar um crescimento sólido e sustentável no e-commerce.