Google Product Reviews Update 2023: o que, como funciona e impactos no e-commerce

O maior mecanismo de busca do mundo reconhece a importância das avaliações dos clientes e o Google Product Reviews Update 2023 é a prova mais recente disso. 

Se você tem uma loja virtual sabe que as opiniões sobre as compras, ajudam a passar credibilidade, atrair novos clientes e aumentar as vendas.

Confira neste conteúdo os pontos mais relevantes das últimas atualizações do algoritmo do Google, como isso impacta o e-commerce e dicas para sair na frente dos concorrentes, adicionando avaliações automaticamente para o seu negócio online.

O que é o Google Product Reviews Update 2023

Em 2021, o Google iniciou uma atualização para melhorar os resultados de pesquisa relacionados a produtos e serviços nos sites em inglês, dando mais destaque a avaliações e análises de qualidade

Recentemente a empresa anunciou o Google Product Reviews Update 2023, ampliando aos poucos, a nível global, o alcance da nova modificação no algoritmo, que agora pode impactar o e-commerce brasileiro.

De modo geral, a prioridade do Google é entregar conteúdo útil para os usuários, ou seja, as avaliações sobre produtos tem o potencial de ajudar as pessoas que estão pesquisando por eles. 

Sendo assim, sites especializados em resenhas de produtos, também se beneficiam desse update e comprar review fake não é a melhor alternativa.

Por que não contratar um influencer para fazer uma análise aprofundada de algum item disponível em sua loja?

Afinal, a intenção do Google Product Reviews Update 2023 é priorizar depoimentos reais e isso pode aumentar a sua base orgânica de clientes.  

Esses são apenas alguns aspectos da relevância das avaliações de clientes reais para o Google, a seguir vamos nos aprofundar no tema. 

Google Product Reviews Update 2023: o que, como funciona e impactos no e-commerce

Qual a importância dos reviews para o Google?

As avaliações dos produtos podem impactar bastante no SEO (Search Engine Optimization) da sua loja virtual e essa é uma das razões para aprender sobre o Google Product Reviews Update 2023.

Muitas pessoas não sabem que os reviews, opiniões, depoimentos e comentários são considerados conteúdos e isso está profundamente ligado ao SEO.

Conforme já falamos aqui em nosso blog, o SEO é um conjunto de técnicas de otimização, criadas para que um site seja encontrado com mais facilidade nas buscas orgânicas dos mecanismos de pesquisa.

Sendo assim, essas estratégias podem trazer visibilidade para a sua loja, além de melhorar o posicionamento dos produtos nos resultados exibidos aos usuários. De modo geral, para fazer SEO no e-commerce, é importante pensar em aspectos como:

  • Palavras-chave relevantes;
  • Otimização de títulos e descrições de produtos;
  • Criação de conteúdo relevante e de qualidade;
  • Utilização de links internos e externos;
  • Melhoria da velocidade de carregamento do site. 

Vale ressaltar que o Google Product Reviews Update 2023 prioriza as análises mais profundas, pois isso indica que o site é relevante e pode oferecer informações úteis aos usuários. 

Sendo assim, os reviews são poderosos aliados para aumentar o volume de conteúdo do seu site e melhorar o SEO da sua loja virtual de várias maneiras, conforme falaremos adiante.

Google Product Reviews Update 2023: o que, como funciona e impactos no e-commerce

Vantagens em adicionar reviews na sua loja virtual

Quando os reviews são adicionados, geralmente são acompanhados de palavras-chave relevantes sobre os produtos, melhorando a sua classificação para as pesquisas sobre o termo.

Os reviews também aprimoram a experiência do usuário, que é outro fator muito importante para o SEO e especialmente para o Google Product Reviews Update 2023

Além disso, quando os seus clientes navegam pelas páginas dos produtos da sua loja e se deparam com avaliações úteis e confiáveis, eles tendem a passar mais tempo no site e a considerá-lo mais relevante e valioso. Você já pensou sobre isso? 

Esse simples detalhe pode levar ao crescimento da taxa de conversão, um dos principais indicadores no e-commerce e da quantidade de usuários que retornam para comprar mais vezes em sua loja.

Agora que já abordamos todas essas questões, é possível entender um pouco mais sobre como as atualizações do Google são relevantes para o seu negócio.

Então, vamos entender como o Google Product Reviews Update 2023 funciona, quais os impactos que pode causar no e-commerce e boas práticas para se beneficiar dessas mudanças.

Google Product Reviews Update 2023: o que, como funciona e impactos no e-commerce

Como o Google Product Reviews 2023 funciona e impacta o e-commerce

O Google Product Reviews Update reconhece e classifica melhor as avaliações que são mais relevantes para os usuários, como aquelas que contêm informações detalhadas sobre o produto, fotos e vídeos de alta qualidade e experiências de uso pessoal.

Sem dúvida, a atualização melhora a visibilidade dos negócios online, principalmente aqueles que já estão investindo nos reviews e solicitando a opinião dos clientes sobre os produtos comprados.

Isso significa que o próprio Google pode ajudar a sua loja a alcançar as primeiras páginas da busca ou até mesmo o topo, se seguir as recomendações divulgadas pela empresa.

Boas práticas para se beneficiar do Google Product Reviews Update 

  • Avalie o produto da perspectiva do usuário;
  • Aja como um especialista, demonstrando que conhece bem os produtos analisados;
  • Priorize imagens, áudio ou outros links de sua própria experiência com o produto, para reforçar evidências da autenticidade de seu review;
  • Utilize comparações quantitativas em medidas, sobre como um produto é avaliado em diversas categorias de desempenho;
  • Explique os diferenciais do seu produto para o dos seus concorrentes;
  • Demonstre quais produtos podem ser melhores para determinados usos ou circunstâncias;
  • Desenvolva pesquisas próprias sobre os produtos e discuta os prós e contras;
  • Compare a evolução dos produtos, modelos e lançamentos anteriores, sugerindo melhorias e soluções para ajudar os usuários na tomada de decisão de compra;
  • Identifique os principais fatores decisivos para a categoria do produto e como o funciona. Ex.: revisão de carro pode determinar a economia de combustível; 
  • Descreva as principais escolhas de como um produto foi projetado e seus efeitos sobre os usuários, além de informações do fabricante;
  • Inclua links para outros recursos úteis (seus ou de terceiros) para ajudar o leitor a se decidir sobre a compra;
  • Considere incluir links para vários vendedores, dando ao leitor a opção de escolher um comerciante de sua preferência;
  • Ao recomendar um produto como a melhor opção geral ou para uma determinada finalidade, inclua as razões, com o apoio de evidências em primeira mão;
  • Certifique-se de que haja conteúdo útil em suas listas classificadas para que elas se mantenham independentes, mesmo que escreva análises detalhadas para cada produto recomendado.

De modo geral, é notável que o Google Product Reviews Update traz muitos benefícios e impacta positivamente o e-commerce, principalmente as lojas que priorizam a experiência do usuário, compartilhando conteúdo útil e informações relevantes sobre os produtos.

Google Product Reviews Update 2023: o que, como funciona e impactos no e-commerce

Lily Reviews: aplicativo para adicionar avaliações automaticamente

O Lily Reviews é uma ferramenta desenvolvida pela Empreender, que ajuda sua loja a se aliar ao maior mecanismo de pesquisa e alcançar mais resultados positivos, principalmente com as atualizações do Google Product Reviews Update 2023.

Estamos falando isso porque o Lily adiciona avaliações aos produtos da sua loja, garantindo que você esteja à frente dos seus concorrentes e não perca vendas!

Afinal, quando as páginas do seu site conseguem alcançar as primeiras posições nos resultados do Google, as chances de aumentar a sua conversão são evidentes.

O Lily Reviews importa avaliações da Shopee, uma plataforma que reúne milhares de produtos e clientes engajados, o que pode ser excelente para o seu negócio. Veja como:

Na Shopee as pessoas costumam incluir fotos e vídeos nas avaliações, sendo assim,  você pode adicionar tudo isso automaticamente na sua loja para melhorar a sua reputação tanto para os seus clientes quanto para o Google.

Você pode importar reviews para sua loja na Nuvemshop e outras plataformas como a Shopify, personalizá-los e oferecer cupons de desconto para incentivar as opiniões sobre os produtos.

Que tal aproveitar as novidades do Google Product Reviews Update 2023 adicionando avaliações automaticamente na sua loja? Experimente o Lily Reviews agora mesmo!