5 lições do Prime Day da Amazon que servem para qualquer loja!

Segundo a própria Amazon, o Prime Day 2024 bateu um recorde global de compras e conversão de assinantes para o programa de benefícios da empresa.

O evento fez um sucesso estrondoso, gerando US$ 14,2 bilhões em vendas online nos EUA, um aumento de 11% em relação a 2023, conforme dados da Adobe

No Brasil, os descontos duraram seis dias e houve um aumento de 71% no tráfego do site em comparação à mesma quantidade de dias anterior ao Prime Day.

Essa explosão nas compras demonstra o poder do e-commerce e as oportunidades que ele oferece para lojas virtuais de todos os tamanhos.

Mas como o seu negócio pode aproveitar ao máximo essas lições e impulsionar as vendas o ano todo? Continue lendo e tenha grandes insights!

Prime Day 2024: 5 lições de ouro para empreendedores!

“O que eu posso aprender com o gigante do e-commerce e aplicar em minha loja virtual?” Você se faz essa pergunta? Aqui estão 5 lições valiosas que vão te ajudar a turbinar suas vendas:

  • Lição 1. Ofertas irresistíveis de verdade!
  • Lição 2. Otimize a experiência do cliente
  • Lição 3. Fidelizando clientes com brindes 
  • Lição 4: Entenda o seu público e crie posts atraentes
  • Lição 5. Amplie seu alcance com influenciadores digitais

Lição 1. Ofertas irresistíveis de verdade!

O Prime Day 2024 nos ensina que os consumidores são apaixonados por pechinchas de verdade, não é mesmo?

Ao nível mundial as ofertas agressivas realmente impulsionaram as vendas. Por exemplo, conforme dados da Numerator, nos EUA:

  • 63% dos produtos foram vendidos por menos de US$ 20;
  • 4% custaram mais de US$ 100;
  • O ticket médio por item foi de US$ 28,06. 

Sendo assim, oferecer descontos atrativos e reais é fundamental para atrair clientes e aumentar as conversões.

Para replicar esse sucesso, experimente o app Promoção Agendada. Com ele, você agenda descontos em massa e aplica promoções automaticamente, liberando tempo para focar no que realmente importa: vender!

Além disso, o aplicativo desenvolvido pela Empreender te ajuda a criar ofertas irresistíveis com facilidade, é possível:

  • Alterar preços em massa: automatize a alteração de preços em seu catálogo, garantindo que seus produtos estejam sempre com os preços mais competitivos;
  • Aplicar descontos automaticamente: crie regras para que descontos sejam aplicados automaticamente em produtos específicos, categorias ou para clientes fiéis;
  • Agendar promoções: planeje suas promoções com antecedência e defina datas e horários para que elas sejam ativadas automaticamente.

Veja o vídeo e saiba mais sobre o aplicativo Promoção Agendada:

Lição 2. Otimize a experiência do cliente

A Amazon oferece atendimento impecável, entrega rápida e segura, e um pós-venda de qualidade, pois se importa com a experiência do cliente

Isso demonstra a preferência dos consumidores por compras rápidas e convenientes, pois, conforme a Capterra, 40% esperam que os produtos cheguem no mesmo dia. 

Sendo assim, considere implementar estratégias de entregas full e múltiplos CDs. Por exemplo, a Amazon Brasil, contratou cerca de 4 mil trabalhadores temporários para os seus 10 CDs e 64 estações de entrega, segundo a Infomoney

Nesse sentido, o aplicativo SAK da Empreender te ajuda a otimizar a experiência do cliente e reduzir o abandono do carrinho. Veja como:

  • Lembretes de pagamento: envie lembretes de pagamento via WhatsApp ou SMS para clientes que abandonaram o carrinho, aumentando as chances de conversão;
  • Personalizar mensagens: crie mensagens personalizadas para cada cliente, aumentando o engajamento e a taxa de conversão;
  • Agendar envios: automatize o envio das mensagens, garantindo que seus clientes sejam notificados no momento certo.

Você quer conhecer melhor as funcionalidades do SAK? Assista o vídeo e entenda como o app é uma solução de atendimento completa para sua loja virtual:

Além disso, o app Rastreio.net garante o rastreamento dos pedidos em tempo real, permitindo que os clientes acompanhem o status dos pedidos de modo fácil e rápido, sem sobrecarregar o seu atendimento.

Lição 3. Fidelizando clientes com brindes 

Os membros Prime aproveitaram milhões de ofertas em mais de 35 categorias e compraram mais itens do que em qualquer evento de compras anterior ao Prime Day.

Portanto, é óbvio que fidelizar seus clientes é essencial para o crescimento sustentável do seu negócio. Afinal, nem tudo se resume a preços baixos! 

Desse modo, pense em oferecer frete grátis, brindes, prazos de devolução estendidos ou outros incentivos que agreguem valor à compra.

O aplicativo Brinde no Carrinho da Empreender te ajuda a recompensar seus melhores clientes, de diferentes formas:

  • Oferecer brindes: ofereça brindes automaticamente para compras acima de um determinado valor, incentivando os clientes a gastarem mais;
  • Personalizar brindes: crie regras para que brindes específicos sejam oferecidos para clientes fiéis ou que compram determinados produtos;
  • Aumentar o engajamento: utilize brindes para aumentar o engajamento dos clientes em suas campanhas de marketing.

Confira no vídeo abaixo como o app Brinde no Carrinho funciona:

Lição 4: Entenda o seu público e crie posts atraentes

Banners chamativos, selos e anúncios direcionados são essenciais para atrair a atenção dos clientes online, por isso é fundamental entender o seu público-alvo.

A Amazon entende o que as pessoas estão buscando, por exemplo, no Prime Day em 2024, as categorias com maior demanda no Brasil, foram cuidados pessoais, limpeza e livros.

Enquanto isso, nos EUA, devido ao período de volta às aulas, os gastos com produtos como mochilas, lancheiras, papelaria e outros materiais escolares/de escritório e roupas infantis aumentaram bastante.

As mídias sociais foram um canal de direcionamento de tráfego essencial no Prime Day, com um aumento de 11,1% na contribuição para a receita, segundo a Adobe

Afinal, a Amazon investe pesado em marketing para divulgar o Prime Day, utilizando diversas ferramentas e canais de venda.

Sendo assim, uma boa ideia é usar as redes sociais ao seu favor! Faça testes A/B e utilize o aplicativo 365 Artes da Empreender para:

  • Acessar um banco de imagens completo: escolha entre centenas de imagens de alta qualidade para criar seus anúncios;
  • Criar banners personalizados: utilize o Canva gratuito, ferramenta de edição fácil de usar para personalizar seus banners, selos, posts nas redes sociais e anúncios;
  • Direcionar seus anúncios: segmente seus anúncios para o público-alvo certo, aumentando as chances de conversão.

Além disso, outro fato importante é a necessidade de investir no mobile first. Afinal, na Amazon as compras com dispositivos móveis geraram quase metade (49,2%) das compras on-line em comparação com as compras realizadas no computador.

Por isso, criar páginas de venda temáticas e responsivas pode impulsionar suas vendas online. Saiba fazer isso em poucos minutos com o app Landing Page, que permite até mesmo clonar outras páginas:

Lição 5. Amplie seu alcance com influenciadores digitais

Ainda no gancho de usar as mídias sociais para aumentar o tráfego da sua loja e engajamento com os clientes, aproveite para testar o marketing de influência!

Se você quer aproveitar essa tendência, utilize o aplicativo Ovni da Empreender para:

  • Contratar influenciadores relevantes: encontre influenciadores digitais que se conectam com seu público-alvo e seus produtos;
  • Criar campanhas autênticas: desenvolva campanhas de marketing que sejam autênticas e engajadoras com o público dos influenciadores;
  • Ampliar o alcance da sua marca: aumente o reconhecimento da sua marca e alcance novos clientes através do poder dos influenciadores.

Quer saber mais sobre o Ovni? Veja como divulgar seus produtos com o marketing de influência:

Com essas dicas infalíveis e a inspiração do Prime Day, sua loja virtual está pronta para decolar! Conte com os apps incríveis da Empreender!