Segundo a própria Amazon, o Prime Day 2024 bateu um recorde global de compras e conversão de assinantes para o programa de benefícios da empresa.
O evento fez um sucesso estrondoso, gerando US$ 14,2 bilhões em vendas online nos EUA, um aumento de 11% em relação a 2023, conforme dados da Adobe.
No Brasil, os descontos duraram seis dias e houve um aumento de 71% no tráfego do site em comparação à mesma quantidade de dias anterior ao Prime Day.
Essa explosão nas compras demonstra o poder do e-commerce e as oportunidades que ele oferece para lojas virtuais de todos os tamanhos.
Mas como o seu negócio pode aproveitar ao máximo essas lições e impulsionar as vendas o ano todo? Continue lendo e tenha grandes insights!
Prime Day 2024: 5 lições de ouro para empreendedores!
“O que eu posso aprender com o gigante do e-commerce e aplicar em minha loja virtual?” Você se faz essa pergunta? Aqui estão 5 lições valiosas que vão te ajudar a turbinar suas vendas:
- Lição 1. Ofertas irresistíveis de verdade!
- Lição 2. Otimize a experiência do cliente
- Lição 3. Fidelizando clientes com brindes
- Lição 4: Entenda o seu público e crie posts atraentes
- Lição 5. Amplie seu alcance com influenciadores digitais
Lição 1. Ofertas irresistíveis de verdade!
O Prime Day 2024 nos ensina que os consumidores são apaixonados por pechinchas de verdade, não é mesmo?
Ao nível mundial as ofertas agressivas realmente impulsionaram as vendas. Por exemplo, conforme dados da Numerator, nos EUA:
- 63% dos produtos foram vendidos por menos de US$ 20;
- 4% custaram mais de US$ 100;
- O ticket médio por item foi de US$ 28,06.
Sendo assim, oferecer descontos atrativos e reais é fundamental para atrair clientes e aumentar as conversões.
Para replicar esse sucesso, experimente o app Promoção Agendada. Com ele, você agenda descontos em massa e aplica promoções automaticamente, liberando tempo para focar no que realmente importa: vender!
Além disso, o aplicativo desenvolvido pela Empreender te ajuda a criar ofertas irresistíveis com facilidade, é possível:
- Alterar preços em massa: automatize a alteração de preços em seu catálogo, garantindo que seus produtos estejam sempre com os preços mais competitivos;
- Aplicar descontos automaticamente: crie regras para que descontos sejam aplicados automaticamente em produtos específicos, categorias ou para clientes fiéis;
- Agendar promoções: planeje suas promoções com antecedência e defina datas e horários para que elas sejam ativadas automaticamente.
Veja o vídeo e saiba mais sobre o aplicativo Promoção Agendada:
Lição 2. Otimize a experiência do cliente
A Amazon oferece atendimento impecável, entrega rápida e segura, e um pós-venda de qualidade, pois se importa com a experiência do cliente.
Isso demonstra a preferência dos consumidores por compras rápidas e convenientes, pois, conforme a Capterra, 40% esperam que os produtos cheguem no mesmo dia.
Sendo assim, considere implementar estratégias de entregas full e múltiplos CDs. Por exemplo, a Amazon Brasil, contratou cerca de 4 mil trabalhadores temporários para os seus 10 CDs e 64 estações de entrega, segundo a Infomoney.
Nesse sentido, o aplicativo SAK da Empreender te ajuda a otimizar a experiência do cliente e reduzir o abandono do carrinho. Veja como:
- Lembretes de pagamento: envie lembretes de pagamento via WhatsApp ou SMS para clientes que abandonaram o carrinho, aumentando as chances de conversão;
- Personalizar mensagens: crie mensagens personalizadas para cada cliente, aumentando o engajamento e a taxa de conversão;
- Agendar envios: automatize o envio das mensagens, garantindo que seus clientes sejam notificados no momento certo.
Você quer conhecer melhor as funcionalidades do SAK? Assista o vídeo e entenda como o app é uma solução de atendimento completa para sua loja virtual:
Além disso, o app Rastreio.net garante o rastreamento dos pedidos em tempo real, permitindo que os clientes acompanhem o status dos pedidos de modo fácil e rápido, sem sobrecarregar o seu atendimento.
Lição 3. Fidelizando clientes com brindes
Os membros Prime aproveitaram milhões de ofertas em mais de 35 categorias e compraram mais itens do que em qualquer evento de compras anterior ao Prime Day.
Portanto, é óbvio que fidelizar seus clientes é essencial para o crescimento sustentável do seu negócio. Afinal, nem tudo se resume a preços baixos!
Desse modo, pense em oferecer frete grátis, brindes, prazos de devolução estendidos ou outros incentivos que agreguem valor à compra.
O aplicativo Brinde no Carrinho da Empreender te ajuda a recompensar seus melhores clientes, de diferentes formas:
- Oferecer brindes: ofereça brindes automaticamente para compras acima de um determinado valor, incentivando os clientes a gastarem mais;
- Personalizar brindes: crie regras para que brindes específicos sejam oferecidos para clientes fiéis ou que compram determinados produtos;
- Aumentar o engajamento: utilize brindes para aumentar o engajamento dos clientes em suas campanhas de marketing.
Confira no vídeo abaixo como o app Brinde no Carrinho funciona:
Lição 4: Entenda o seu público e crie posts atraentes
Banners chamativos, selos e anúncios direcionados são essenciais para atrair a atenção dos clientes online, por isso é fundamental entender o seu público-alvo.
A Amazon entende o que as pessoas estão buscando, por exemplo, no Prime Day em 2024, as categorias com maior demanda no Brasil, foram cuidados pessoais, limpeza e livros.
Enquanto isso, nos EUA, devido ao período de volta às aulas, os gastos com produtos como mochilas, lancheiras, papelaria e outros materiais escolares/de escritório e roupas infantis aumentaram bastante.
As mídias sociais foram um canal de direcionamento de tráfego essencial no Prime Day, com um aumento de 11,1% na contribuição para a receita, segundo a Adobe.
Afinal, a Amazon investe pesado em marketing para divulgar o Prime Day, utilizando diversas ferramentas e canais de venda.
Sendo assim, uma boa ideia é usar as redes sociais ao seu favor! Faça testes A/B e utilize o aplicativo 365 Artes da Empreender para:
- Acessar um banco de imagens completo: escolha entre centenas de imagens de alta qualidade para criar seus anúncios;
- Criar banners personalizados: utilize o Canva gratuito, ferramenta de edição fácil de usar para personalizar seus banners, selos, posts nas redes sociais e anúncios;
- Direcionar seus anúncios: segmente seus anúncios para o público-alvo certo, aumentando as chances de conversão.
Além disso, outro fato importante é a necessidade de investir no mobile first. Afinal, na Amazon as compras com dispositivos móveis geraram quase metade (49,2%) das compras on-line em comparação com as compras realizadas no computador.
Por isso, criar páginas de venda temáticas e responsivas pode impulsionar suas vendas online. Saiba fazer isso em poucos minutos com o app Landing Page, que permite até mesmo clonar outras páginas:
Lição 5. Amplie seu alcance com influenciadores digitais
Ainda no gancho de usar as mídias sociais para aumentar o tráfego da sua loja e engajamento com os clientes, aproveite para testar o marketing de influência!
Se você quer aproveitar essa tendência, utilize o aplicativo Ovni da Empreender para:
- Contratar influenciadores relevantes: encontre influenciadores digitais que se conectam com seu público-alvo e seus produtos;
- Criar campanhas autênticas: desenvolva campanhas de marketing que sejam autênticas e engajadoras com o público dos influenciadores;
- Ampliar o alcance da sua marca: aumente o reconhecimento da sua marca e alcance novos clientes através do poder dos influenciadores.
Quer saber mais sobre o Ovni? Veja como divulgar seus produtos com o marketing de influência:
Com essas dicas infalíveis e a inspiração do Prime Day, sua loja virtual está pronta para decolar! Conte com os apps incríveis da Empreender!