O marketing de conteúdo tem se tornado cada vez mais relevante para e-commerces que desejam fortalecer sua presença digital e atrair mais clientes. Mas o que é marketing de conteúdo, afinal? E como ele pode ser aplicado com sucesso em um negócio online?
Se você é um empreendedor que busca aumentar as vendas e fidelizar clientes em sua loja virtual, deve se atentar a essa tendência. Nesse post vamos explicar o que é o marketing de conteúdo e por que ele é importante para o sucesso do seu e-commerce.
Além disso, vamos compartilhar dicas práticas de como criar uma estratégia eficiente de produção de conteúdo para a sua loja online. Então, continue a leitura para descobrir como o marketing de conteúdo para e-commerce pode fazer a diferença no seu negócio!
O que é Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing que tem o objetivo de atrair e engajar consumidores com a marca por meio da produção de um conteúdo relevante e útil para o público-alvo.
Esse tipo de estratégia tem como foco a produção de conteúdo em redes sociais, blogs, e-books, infográficos e vídeos para o YouTube. Trata-se de uma estratégia de longo prazo que visa atrair, engajar, encantar e, por fim, converter mais vendas.
Por que investir no Marketing de Conteúdo para e-commerce
O Marketing de Conteúdo deixou de ser um diferencial e passou a ser fundamental para empresas que desejam sobreviver na internet.
O tráfego orgânico gerado por meio das buscas na internet é uma excelente forma de conseguir fazer mais vendas, gastando menos com publicidade online.
Uma pesquisa da Connected Life mostrou que 68% dos brasileiros realizam pesquisas online antes de fazer compras em lojas físicas e 74% preferem a comodidade do e-commerce.
Segundo um levantamento da Opinion Box a respeito de uma das tendências do e-commerce, o Social Commerce, 88% dos consumidores têm o hábito de fazer compras online e 72% usam as redes sociais para buscar produtos.
O que esses dados mostram é que, antes de efetuar as compras, a maioria dos consumidores buscam por produtos e serviços na internet. Portanto, é importante que os e-commerces apareçam nessas buscas para serem encontrados.
5 dicas para criar uma estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce
Para criar uma estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce efetiva, não basta apenas produzir conteúdo aleatório. É preciso considerar alguns pontos importantes.
Entenda os níveis de consciência do consumidor
Antes de montar as pautas de conteúdo é necessário entender os níveis de consciência do consumidor. No livro Propaganda. Teoria, técnica e prática, Armando Sant’Anna categoriza da seguinte forma:
- Desconhecimento: nesse estágio o consumidor ainda não conhece a marca, produto ou serviço oferecido.
- Conhecimento: a fase do conhecimento acontece quando o consumidor tem o primeiro contato com a marca. Esse contato pode acontecer a partir de um anúncio online, o comentário de um conhecido ou, até mesmo nos resultados de buscas do Google, por exemplo.
- Compreensão: a compreensão acontece quando o consumidor reconhece a marca e já sabe o que está sendo oferecido para ele. É o que acontece quando um consumidor sabe de qual marca se trata um produto pela embalagem, ou reconhece os elementos da marca, como identidade visual.
- Convicção: a escolha do consumidor de consumir uma marca ao invés de outra acontece por diversos motivos, tanto racionais quanto emocionais. A fase da convicção acontece quando o cliente avalia as opções disponíveis e decide que é na sua loja virtual que ele vai efetuar a compra.
- Ação: a ação é o momento em que a venda é consolidada. Após passar por todos os estágios anteriores e ser devidamente convencido, o cliente efetua o seu pedido, ou se prepara para isso.
Com esses conceitos claros é mais fácil montar uma estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce que traz resultados para a loja virtual, considerando os diferentes estágios do consumidor.
Leia também: O que é um funil de vendas
Estabeleça quem é seu público-alvo
Saber quem é o público-alvo a ser atingido no e-commerce é essencial para criar um conteúdo relevante e útil.
Imagine que estamos falando de um e-commerce de moda circular que possui um blog como estratégia de marketing de conteúdo.
Com uma produção de conteúdo eficiente, visando os níveis de consciência do consumidor, além de atingir possíveis clientes, é possível convencer pessoas que ainda não têm o hábito de fazer compras em bazares a experimentar a modalidade.
Nesse sentido, a loja virtual deve produzir conteúdos baseados no que esses consumidores buscam no Google, desde aqueles que ainda estão se informando sobre o assunto, até aqueles que estão considerando as melhores opções para efetuar a compra.
Defina o canal de comunicação utilizado
Os canais de comunicação mais usados no marketing de conteúdo são as redes sociais, como Instagram e Facebook, vídeos para o YouTube e blogs otimizados para os mecanismos de busca.
Cada canal de comunicação possui suas próprias particularidades. A maneira de se comunicar nas redes sociais é diferente da forma de comunicação de um blog, assim como os níveis de profundidade do conteúdo.
Nas redes sociais, o conteúdo deve ser mais leve, pois os usuários utilizam a rede, principalmente, como forma de entretenimento. Em contrapartida, textos para blogs ou vídeos do YouTube podem ter um teor mais educativo e aprofundado.
Crie conteúdos interessantes e envolventes
Os criadores de conteúdo, marcas, negócios e qualquer pessoa que utiliza da internet para divulgar seus produtos e serviços, estão em constante disputa pela atenção do público.
Com tanto conteúdo disponível gratuitamente para o usuário, é muito fácil que ele perca o interesse em segundos por um conteúdo que estava consumindo e imediatamente busque outro.
Sendo assim, é muito importante que os conteúdos criados sejam interessantes, envolventes e autênticos. Dessa forma, é possível chamar a atenção do usuário e mantê-lo engajado.
Aprenda com especialistas no assunto
Especialistas em determinado assunto conhecem o caminho do sucesso pois já testaram e validaram em sua própria trajetória o que funciona ou não.
A forma mais rápida e prática de aprender um conteúdo novo e conseguir aplicá-lo com eficiência é ouvindo pessoas que já chegaram onde você quer chegar e estão dispostas a passar seu conhecimento adiante.
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