Metaverso e empreendedorismo: tendências para lojas virtuais

O metaverso é um assunto que vem ganhando cada vez mais espaço, mas ainda causa dúvidas sobre a possibilidade e necessidade de investimento entre as pessoas que possuem um negócio online. Confira esse artigo falando sobre as tendências do metaverso e empreendedorismo para as lojas virtuais.

O que é o metaverso?

Sabemos que leva um tempo para que as novas tecnologias tenham aderência e alcancem uma quantidade maior de empresas e pessoas. Com o metaverso não seria diferente, embora tenha sido descrito pela primeira vez e batizado há quase 30 anos.

O metaverso é uma integração do mundo real com o virtual, que permite a interação e o compartilhamento de um ambiente online sem a presença física de pessoas, espaços ou objetos. É uma evolução da experiência digital, que garante uma imersão de uma maneira nunca vista, seja trabalhando, comprando, vendendo ou consumindo.

Em estudo recente, a consultoria de negócios, PwC,  trouxe luz ao metaverso e empreendedorismo, para desmistificar o assunto. Para a empresa, o metaverso é como um conjunto de oportunidades a serem selecionadas. Sendo assim, podemos dizer que os lojistas virtuais não devem ignorá-lo, mas apenas se concentrar em algumas escolhas de menor risco.

É importante citarmos que atualmente nem todos os conceitos do metaverso são reais e alguns podem estar mais próximos do que outros, porém é notável que o seu uso pode mudar completamente a maneira como empresas e consumidores interagem entre si e com produtos ou serviços. Continue lendo para aprender sobre o assunto.

O metaverso no Brasil

O relatório Descomplicando o Metaverso, da On The Go, traz a percepção completa dos brasileiros das gerações Z, Y e X sobre o tema, indicando que mais da metade deles (56%), têm familiaridade com essa tendência. Quando questionados sobre qual opção melhor descreve o que é o metaverso, responderam: 

  • 55% – um mundo virtual gerado por computador onde as pessoas podem socializar, trabalhar e jogar;
  • 12% –  uma grande empresa de tecnologia que está desenvolvendo novos serviços para internet;
  • 8% –  uma teoria da Física;
  • 7%  – sites que você pode comprar artigos digitais como artes, itens de jogos e moedas;
  • 6% –  lojas virtuais que podem ser acessadas com óculos de realidade virtual.

Outros dados coletados pela On The Go que são relevantes, mostram que a maior parte dos brasileiros possuem visão otimista e em relação ao metaverso:

  • 72% crê que o metaverso é o futuro da tecnologia; 
  • 70% diz que é uma tendência promissora;
  • 65% falam que é uma “evolução natural da internet”.

Os resultados indicam que os brasileiros se sentem confortáveis com a mistura das experiências analógicas e digitais, assim como acreditam que não há grandes riscos à privacidade e às relações humanas neste processo.

De forma geral, a percepção do metaverso pelos brasileiros é positiva, com a população animada e curiosa para experimentar essa inovação tecnológica.

Como lojas virtuais podem se preparar para o metaverso?

Podemos dizer que o metaverso utiliza a realidade virtual, com o significado real das ações e o empreendedorismo pode ser um grande aliado. Sendo assim, o metaverso pode ser um canal de vendas, marketing e engajamento para lojas virtuais, possibilitando que os clientes interajam com os produtos e serviços, independente de onde estejam. 

Como por exemplo, experimentar mercadorias no mundo virtual, inclusive, recriando cenários que representam a casa, carro ou corpo, para conseguir uma experiência altamente imersiva antes de efetivar a compra de qualquer item, seja roupas, sapatos, móveis ou acessórios automotivos.

Essa é a razão pela qual as empresas estão investindo no metaverso: reforçar a fidelidade do cliente, se engajar de maneiras múltiplas com suas comunidades e aumentar as vendas.

Outras aplicabilidades empreendedorismo no metaverso são:

  • enriquecer a experiência do cliente;
  • lançar produtos virtuais, exclusivos no metaverso;
  • coletar dados inéditos sobre os consumidores;
  • comercializar produtos e/ou serviços físicos e digitais em geral;
  • permitir pagamentos e movimentações financeiras;
  • fornecer hardware e apps que permitam atividades do metaverso.

O metaverso e empreendedorismo, também podem ser utilizados no dropshipping. Em outubro, a Empreender lançou a primeira edição do Máfia, evento pioneiro que permitiu a exposição dos stands de fornecedores nacionais, interação e networking entre dropshippers. Veja a proposta da empresa:

Diversos conceitos do metaverso já são realidade, outros poderão acontecer em breve ou talvez nunca. Lojas virtuais de todos os ramos podem proporcionar virtualmente, a sensação de uma compra física, superando as expectativas dos consumidores, além de melhorar a experiência deles.

Metaverso e empreendedorismo: ações necessárias

Para a PwC, as maneiras mais básicas de começar a se preparar para a era do metaverso são ações de curto prazo e bases de longo prazo:

Acelere com o metaverso a medida em que ele evolui: encarregue pelo menos um grupo para estudar os conceitos-chave.

Desenvolva uma estratégia: medidas técnicas, planos de segurança, interface de programação.

Teste o terreno: venda versões digitais de produtos físicos, oferta de tours virtuais de produtos podem aumentar o reconhecimento da marca e as conexões com os clientes, de maneira menos arriscada.

Muitos conceitos do metaverso já são relevantes para os negócios e as lojas virtuais podem se beneficiar de diversas maneiras. Ações ponderadas podem permitir que os empreendedores se familiarizem com os conceitos mais importantes do metaverso e explorem as aplicações de uso com menor risco e investimento.

Continue acompanhando nosso blog para acompanhar e conhecer as tendências do e-commerce, como o metaverso e empreendedorismo.

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