Vender e comprar está no dia a dia de todos nós, mas às vezes o tempo de locomoção nos atrapalha. É onde entra a proposta do e-commerce, onde podemos selecionar nossos produtos para compras ou anunciar para vendas.

Hoje em dia, o e-commerce é uma grande potência no mercado de trabalho e de vendas. As plataformas digitais estão crescendo cada vez mais em prol de vendas on-line de todos os tipos de mercadorias, estendendo cada vez mais opções.

Por isso, se você deseja alavancar o seu negócio aprenda agora tudo sobre esse mundo lendo este artigo.

Entenda o que é e-commerce e como ele funciona

O Comércio eletrônico compreende qualquer tipo de negócio/transação comercial que implica a transferência de informação através da internet. 

Existem diferentes tipos de negócio que se estabelecem por e-commerce, B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer) que se dirige diretamente ao consumidor, este último está em franco crescimento nas diversas áreas de negócio bens e serviços, com a proliferação também da oferta de criação de lojas on-line. 

Desta forma, a criação de uma loja online está a ser encarada pelas empresas não apenas como uma atualização, acompanhamento das novas tendências, mas também como uma área de negócio alternativa, explorando as suas vantagens face aos métodos tradicionais.

Uma nova estratégia para o século XXI 


O e-commerce foi umas das primeiras estratégias que surgiram após o surgimento da internet. Assim, ele começou com coisas pequenas como vendas e trocas de DVD, CD, sapatos, objetos mais comuns.

Hoje, no entanto, você pode anunciar ou comprar imóveis, carros entre outros de valores inestimáveis. Deste modo, essa estratégia de comprar no conforto do seu celular, do seu computador, é muito cômodo para o consumidor e gera lucro para o empresário e emprego.

O comércio virtual mostrou ser uma excelente alternativa para as empresas que desejam ganhar visibilidade, alcançar novos públicos, trabalhar com produtos de nicho, reduzir os gastos e aumentar as vendas. Além disso, uma parcela cada vez maior da população virou adepta das compras online, principalmente durante a pandemia de Covid-19.

Quais as métricas do e-commerce e como o marketing pode ajudar?

Ao criar um e-commerce, é fundamental acompanhar as métricas de perto para garantir o crescimento saudável e escalável do negócio e identificar possíveis gargalos na operação. Tenha atenção especial com estes indicadores:

Tráfego = Número de visitas que o site recebe

Taxa de conversão = Número de vendas ÷ Número de visitas no site

Ticket médio = Faturamento ÷ Número de vendas

Taxa de rejeição = Número de sessões únicas do site ÷ Número total de sessões

Taxa de abandono de carrinho = 1 – (Número de vendas ÷ Número de carrinhos criados) X 100

Tempo de compra = Duração das sessões no site

CAC = Custos de aquisição de clientes ÷ Número de novos clientes

ROI = (Faturamento – Custos) ÷ Custos

Além disso, invista no marketing digital. Isto é, em canais que possibilitem contato direto com o seu público. Entre eles, as redes sociais ganham destaque, já que são um espaço para a divulgação do seu comércio bem como, permitem um contato direto com o cliente.

Para entender o que é e-commerce – Tenha uma boa performance operacional

Ter uma operação eficiente é requisito para se destacar no comércio eletrônico. Assim, dar respostas ágeis aos clientes e fazer as entregas dentro do prazo são exemplos de ações que influenciam a performance da loja. 

Isso porque elas demonstram profissionalismo, transmite confiança ao público e melhoram a reputação da marca.

Frente a isso, trabalhe com afinco para ter um bom desempenho operacional. Tenha atenção com todo o processo de venda e tenha em vista elementos como qualidade das mercadorias, atualização do estoque para evitar ruptura, condições das embalagens, tempo de postagem nos Correios eficiência das transportadoras parceiras.

Lembre-se também, de agir com rapidez e eficiência nos casos de trocas e devoluções (logística reversa) e de cancelamentos. Pois, ser ágil nessas etapas é uma forma de evitar que o cliente fique ainda mais insatisfeito e se torne um detrator da sua empresa.