Abrir uma loja virtual e começar a vender na internet é uma das formas mais democráticas de começar a empreender. Mas existem alguns erros que podem levar uma loja virtual a não vender seus produtos como o esperado.

Quando um lojista escolhe trabalhar com dropshipping, a barreira de entrada é menor ainda pois ele não precisa se preocupar com estoque de produtos ou logística de entregas, os riscos financeiros são menores pois ele só paga pelos produtos que vende e existe uma gama de opções muito grande para testes.

Porém, o fato de ser simples começar um negócio virtual não significa que é fácil manter um e nem que o lojista vai ficar milionário da noite para o dia sem fazer esforço. Nesse artigo vamos falar sobre alguns dos principais erros que levam uma loja virtual a não ter sucesso nas vendas e o que fazer para mudar essa situação.

Motivos para uma loja virtual não vender

Um levantamento do Sebrae mostrou que 60% dos e-commerces brasileiros fecham as portas em menos de 1 ano. Alguns estudos apontam que 80% dos e-commerces declaram falência em até 18 meses e a média do tempo de vida útil de uma loja virtual no Brasil é de apenas 3 meses. Mas por que isso acontece? 

O comércio eletrônico é um dos setores em maior crescimento no Brasil. As previsões para os próximos anos são muito positivas para quem escolhe tocar esse tipo de negócio.

Em 2021 as vendas online atingiram um faturamento histórico de R$150,82 bilhões. Em 2022 aconteceu um crescimento de 18 bilhões de reais atingindo um faturamento de R$169,59 bilhões. De acordo com os dados da ABComm Forekast (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a previsão é que o comércio eletrônico alcance os R$185,70 bilhões em 2023.

Com números tão positivos, por que alguns lojistas fecham as portas tão precocemente? Abaixo vamos listar alguns erros que podem prejudicar as vendas de uma loja virtual e consequentemente falir o negócio.

Não tratar a loja virtual como um negócio

O Marketing Digital teve um crescimento exponencial nos últimos anos. Quase que de uma hora para outra, fazer anúncios e rodar campanhas publicitárias deixou de ser um privilégio de grandes marcas que pagam valores altíssimos a agências de publicidade, e se tornou algo ao alcance de todos.

Sendo assim, negócios locais passaram a anunciar o estabelecimento para a região, profissionais liberais começaram a usar a internet para vender seus serviços, o mercado de infoprodutos se tornou gigante e novas profissões foram surgindo.

Não há dúvidas que o marketing digital trouxe muitos benefícios e mudou a forma que o mercado de trabalho funciona, mas junto com ele surgiu o mito de que é fácil ficar milionário da noite para o dia trabalhando apenas algumas horas por semana.

Se o empreendedor tem o objetivo de fazer sua loja virtual dar certo, ter clientes fidelizados e vendas recorrentes é imprescindível tratar como um negócio desde o início.

Isso significa que será necessário dedicar algum tempo para estudar o mercado, o público-alvo, aprender sobre marketing e vendas, prestar atendimento ao cliente, etc. Existem muitas ferramentas disponíveis que tornam o processo mais simples, como os aplicativos da Empreender, mas os resultados não vão aparecer se o lojista não estiver disposto a colocar a mão na massa.

Talvez até existam pessoas que conseguiram um faturamento de milhões em apenas alguns meses, mas essas pessoas são a exceção. Também podem existir empresários que trabalham apenas algumas horas por semana, porém eles já atingiram um patamar na carreira onde possuem uma rede de funcionários que mantém o negócio funcionando diariamente.

Não definir a persona da loja virtual

Um dos principais erros que qualquer empreendimento pode cometer é não definir a persona. A consequência disso para uma loja virtual é não conseguir vender seus produtos.

Quando um e-commerce não tem uma persona definida, ele se torna apenas mais do mesmo. Os anúncios e descrições não chamam a atenção de ninguém e a loja virtual não consegue fidelizar os clientes.

Alguns empreendedores podem cair no paradoxo da escolha, uma teoria de Barry Schwartz que diz que quanto mais opções temos, mais difícil é escolher algo. Afinal, por que segmentar o público se eu posso vender para todo mundo?

Simples, porque quem quer se comunicar com todo mundo acaba não se comunicando com ninguém. É mais fácil alcançar boas taxas de conversão oferecendo um produto para 10 pessoas de um público-alvo definido do que oferecendo para 100 pessoas totalmente aleatórias.

A persona é definida como o cliente ideal do negócio. Quando bem mapeada, é possível saber informações essenciais a respeito do público que deseja atingir para criar uma comunicação mais personalizada e ofertas acertadas.

Existem algumas formas de definir a persona de um negócio. Uma das mais populares é o mapa da empatia, um documento onde o empreendedor, após algumas pesquisas, responde às seguintes perguntas acerca do seu público de interesse:

Imagem e Reprodução: Resultados Digitais

Outra forma prática de definir a persona de uma loja virtual é por meio da ferramenta Gerador de Personas, parceria da Rock Content com Resultados Digitais. A ferramenta é gratuita e entrega os detalhes da persona após o usuário responder 15 perguntas.

Falta de confiança no site

De acordo com pesquisas da Bia Kelsey, 97% dos consumidores leem reviews online sobre empresas antes de comprar. Já na apuração do Search Land, 72% dos clientes dizem que confiam mais em estabelecimentos com avaliações positivas. 

Mais da metade dos consumidores buscam as avaliações do produto na página antes de efetuar a compra. 

No artigo onde falamos sobre o funil de vendas, explicamos que o meio do funil é quando o consumidor já sabe que tem um problema e está buscando a solução, considerando as opções.

Nesse estágio, o cliente tem a intenção de fazer a compra, mas está avaliando qual loja escolher e, por isso, vai visitar diversos sites. Quando um e-commerce não parecer confiável, naturalmente será descartado e não vai vender.

Como passar confiança para os clientes?

1. Tenha avaliações nos produtos da loja virtual. 

As avaliações são fundamentais para deixar claro aos consumidores que outras pessoas confiaram na loja e ficaram satisfeitas.

O Lily Review é o melhor aplicativo para ter avaliações na loja virtual. Com ele, o lojista pode disponibilizar o espaço para que os clientes deixem a sua opinião adicionando também fotos e vídeos; importar avaliações de outros sites que vendem o mesmo produto; responder perguntas dos clientes publicamente ou adicionar avaliações por conta própria.

2. Disponibilize uma forma de contato. 

Outra forma de passar segurança para o cliente é mostrando que ele pode entrar em contato com o atendimento da loja sem burocracias. Portanto, tenha um e-mail e um número de WhatsApp à disposição do cliente e ofereça o melhor atendimento possível.

Para oferecer um atendimento completo na sua loja virtual, conheça o SAK.

3. Faça um texto institucional sobre a empresa

Os textos institucionais tem o objetivo de apresentar a empresa para o consumidor, contar sua história e mostrar quais são os seus valores e compromissos com o público.

Além de passarem confiança e credibilidade para o cliente, os textos institucionais são um forte elemento na construção de branding da loja virtual.

Falta de tráfego ou atração de público irrelevante

No início de uma loja virtual é natural que o número de visitas seja baixo, afinal ninguém conhece a marca ainda. Consequentemente, as vendas também tendem a ser mais baixas.

A forma mais fácil de atrair mais visitas para o site é por meio de anúncios em plataformas como Facebook e Google. Porém, não adianta atrair muitos visitantes se o público não tiver interesse em comprar.

Por isso, ressaltamos novamente a importância de conhecer o público-alvo da loja e criar anúncios com ofertas personalizadas para essas pessoas.

Outra maneira de atrair mais visitantes para a loja virtual é investindo otimizando o site para SEO. Contudo, essa é uma estratégia que traz resultados a longo prazo.

Experiência de usuário ruim

Um layout confuso, páginas com travamentos, dificuldade para efetuar a compra, bugs em geral, tudo isso pode afastar um cliente de uma loja virtual. A experiência do usuário é um dos pontos mais importantes para qualquer site. Uma página que demora para carregar, por exemplo, é abandonada em segundos pelo usuário.

Se a loja virtual não vende, vale a pena avaliar como está sendo a usabilidade dos clientes e se o funcionamento do site está sendo um empecilho para as compras. 

Esses são apenas alguns dos erros que muitos donos de lojas virtuais cometem que acabam prejudicando as vendas, mas existem outros que também serão abordados no blog. Por enquanto, não deixe de conferir como a experiência do cliente é importante para a fidelização.