Fazer campanhas em parceria com influenciadores digitais é uma ótima forma de trazer notoriedade para a sua loja virtual, aumentar o tráfego no seu site, fortalecer o branding da sua marca e conquistar novos clientes.
Contudo, não basta apenas mostrar um produto, indicar um link e esperar que a mágica aconteça. Boas campanhas necessitam de boas estratégias para trazer resultados.
Por isso, no artigo a seguir vamos falar sobre como criar campanhas de publicidade nativa para e-commerce em parceria com influenciadores digitais.
Como criar boas campanhas de marketing
Com exceção de publicitários, copywriters e profissionais do marketing, ninguém gosta de anúncios. Essa é a verdade. Talvez até mesmo esses profissionais percam a paciência com as constantes interrupções das propagandas.
Quando as pessoas sentam para assistir a um vídeo no youtube, elas estão interessadas em consumir aquele conteúdo específico. Seja para estudar algo, seja para se entreter após um dia cansativo.
Os anúncios, na maioria das vezes, interrompem a programação do usuário. Uma pesquisa mostrou que o Youtube e o Facebook são as plataformas com os anúncios mais irritantes. Não é à toa que estima-se que aproximadamente 236 milhões de usuários usam algum plugin bloqueador de anúncios, sendo 2,1 milhões de usuários no Brasil.
Somos expostos, em média, de 5 a 10 mil anúncios por dia e o nosso cérebro já busca mecanismos para ignorar completamente banners e anúncios comuns. Chamar e reter a atenção do público sempre foi o trabalho do marketing e da publicidade, mas o desafio é um pouco maior agora.
O mundo evoluiu e a maneira como o consumidor se comporta também. Antigamente as coisas funcionavam mais ou menos da seguinte forma: as pessoas saiam de manhã cedo para trabalhar, passavam o dia inteiro fora e quando voltavam para casa consumiam a programação oferecida pela televisão, sem muita possibilidade de escolha.
Nos momentos de clímax da novela a programação era interrompida com os intervalos comerciais e não restava outra alternativa que não aguardar a volta da exibição.
Assim, a propaganda era empurrada goela abaixo para o consumidor. Mas esse tipo de marketing não funciona mais.
Com as plataformas de streaming, o consumidor ganhou muito mais autonomia. Hoje é possível escolher exatamente quais novelas, filmes e séries assistir, em qualquer horário, pelo tempo que desejar.
Ouvimos as músicas que gostamos e não mais a que está tocando na rádio. Quando um conteúdo não é agradável, trocamos por outro do nosso interesse, podemos maratonar dezenas de episódios de uma série para acompanhar seu desfecho ao invés de esperar até o próximo dia ou até mesmo semana.
Então, como anunciar de uma forma efetiva e que não cause repulsa no receptor?
Afinal, é por meio dos anúncios que as marcas e produtos conseguem atingir um número maior de consumidores, mas se o anúncio for completamente ignorado, ou pior, irritante para o usuário, a marca vai sair no prejuízo.
A melhor forma de ter ações de marketing bem sucedidas para divulgação da sua loja virtual é por meio da publicidade nativa.
O que é publicidade nativa
É chamada publicidade nativa a estratégia de adequar os anúncios e conteúdos a linguagem da plataforma no qual ele está inserido. Ou seja, é a famosa propaganda sem cara de propaganda.
Mas isso não significa que você vai enganar o consumidor. Pelo contrário, sinalizar que se trata de uma publicidade é obrigatório.
A principal característica da publicidade nativa é que ela deve fazer sentido com a plataforma que está sendo divulgada e com o conteúdo de interesse do usuário. Esse tipo de propaganda é bastante comum em mídias sociais como Instagram, Facebook, Youtube, blogs e até mesmo no Twitter. Esse tipo de campanha não é invasiva e respeita a experiência do usuário.
Um exemplo para ilustrar uma publicidade nativa é quando uma blogueira de maquiagem que posta tutoriais semanais no Youtube é patrocinada por uma determinada marca e faz um vídeo intitulado “Maquiagem completa somente com Beauty Secrets” (marca ilustrativa).
O conteúdo do vídeo tem um objetivo comercial por trás mas ainda assim faz sentido com o contexto do canal e está alinhado com o interesse das seguidoras. Não é invasivo ou irritante.
Outra maneira de divulgar uma propaganda nativa é em sites e blogs, por exemplo. Empresas que usam essa estratégia vão produzir um conteúdo com as mesmas características do material da plataforma original, a diferença é que o texto será sinalizado com “promovido por”.
Como criar campanhas de publicidade nativa em parceria com influenciadores
Já entendemos que a propaganda nativa preserva as características da plataforma onde é veiculada. Portanto, no momento de fazer o briefing da campanha, escolha qual plataforma deseja divulgar a sua loja virtual e analise como a plataforma funciona, quais conteúdos o seu público-alvo costuma consumir e pense em algo na mesma linguagem.
O briefing é um documento que vai guiar a produção da campanha. Nele deve conter as informações principais que vão nortear o conteúdo como:
- O que a campanha tem que dizer?
- Pra quem tem que ser dito?
- Quais os objetivos dessa comunicação?
- Quais diferenciais competitivos valorizar?
- Que reação você espera do público?
- Qual o formato do conteúdo?
Depois de definir em qual rede social a campanha será veiculada e qual o formato de conteúdo, utilize o OVNI para encontrar o influenciador que fará a divulgação. Dentro do aplicativo você pode indicar algumas das informações acima, como em qual plataforma divulgar, qual o formato do conteúdo e algumas informações sobre o público.
Com a parceria fechada, alinhe todos os pontos relativos à campanha com o influenciador. A negociação e pagamento também ficam a critério das partes envolvidas. O OVNI funciona como uma ponte entre influenciadores e anunciantes e não tem qualquer controle quanto à negociação e pagamento.
Esse tipo de campanha pode trazer ótimos resultados para a sua loja virtual, mas como em qualquer ação de marketing, é preciso testar. Analise os resultados obtidos e melhore o que for necessário. Quanto mais prática, mais as suas campanhas melhoram.