O tempo ideal de entrega pode variar de acordo com a política interna de cada loja virtual. Entretanto, deve ser determinado por fatores que considerem a experiência do cliente e a média do prazo que os concorrentes oferecem, tanto para evitar atrasos nos pedidos quanto aumentar a conversão e alavancar as vendas.
Sendo assim, é primordial transmitir uma comunicação clara, consequentemente todas as informações precisam estar acessíveis em todas as etapas, antes mesmo da finalização da compra, conforme falaremos adiante. Leia este artigo e confira boas práticas para o seu negócio!
Regras para o prazo de envio no e-commerce brasileiro
No Brasil, as regras para os prazos de entrega no e-commerce são estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Legalmente não há um período máximo para o envio dos pedidos, mas obrigatoriamente, as lojas virtuais devem informar ao cliente de maneira clara e precisa, qual é o prazo para recebimento das encomendas, antes da conclusão da compra.
Além disso, o tempo ideal de entrega vai além de oferecer um bom atendimento e pós-venda. Caso haja o descumprimento das ofertas prometidas, o cliente tem o direito de cancelar a compra e solicitar o reembolso do valor pago, sem qualquer ônus.
Por isso, já mencionamos em nosso blog, a importância de incluir um prazo adicional de entrega aos itens que necessitam dessa especificidade (sob demanda, personalizados e artesanais), para evitar atrasos nos pedidos.
Vale ressaltar que a transparência na comunicação, melhora o relacionamento com os seus clientes. Sendo assim, as lojas virtuais devem informar sobre quaisquer atrasos ou intercorrências que possam ocorrer e dar opções aos compradores.
Os negócios online devem estar preparados para lidar com todas as eventualidades, usar automação nos processos garante agilidade e eficácia nos procedimentos. Ao longo do artigo falaremos mais sobre o tema.
Problemas causados às lojas virtuais devido ao atraso na entrega
Atrasos na entrega de um pedido podem causar vários problemas para os clientes e para as lojas. Alguns dos problemas mais comuns incluem:
Insatisfação do cliente
Se um cliente espera receber um produto em uma data específica e o pedido não é entregue, isso pode causar insatisfação e frustração. Além disso, pode provocar avaliações ruins e comentários negativos sobre a loja, o afetando negativamente a reputação da empresa, a fidelidade e a confiança dos clientes.
Transtornos com compromissos
Se um cliente está esperando receber um produto para uma ocasião especial, como um presente de aniversário ou casamento, um atraso na entrega pode causar problemas com compromissos. Por isso é importante cumprir os prazos em todos os casos.
Cancelamento de pedidos
Se um atraso na entrega é longo, os clientes podem optar por cancelar seus pedidos e procurar outra loja. Isso pode levar a perda de vendas e aumento de devoluções.
Despesas adicionais
Um atraso na entrega pode provocar despesas adicionais, como o custo de reenvio ou reembalamento de um produto para um cliente insatisfeito e nos casos mais graves, processos judiciais.
Prejuízo financeiro
Um atraso na entrega pode resultar em prejuízos financeiros para uma loja virtual, devido à perda de vendas e despesas adicionais mencionadas anteriormente.
Por essas razões, é importante que as empresas tomem medidas para garantir que os pedidos sejam entregues dentro do prazo estipulado, a fim de evitar esses problemas e garantir a satisfação dos clientes.
Além disso, entender o tempo ideal de entrega do seu negócio, soluciona a maioria dessas questões prejudiciais para o e-commerce.
Tempo de produção x tempo ideal de entrega para lojas virtuais
Quando pensamos no tempo ideal de entrega para evitar atrasos nos pedidos, devemos considerar o intervalo entre a produção e o envio, que possuem aspectos distintos. Veja:
Tempo de produção: é o período que um produto leva para ser fabricado ou preparado após a realização da compra. Isso pode incluir etapas como o processo de fabricação, a aquisição de materiais, o acabamento do produto e a verificação da qualidade.
Tempo de entrega: é o período que leva para que o produto seja transportado e entregue ao cliente após ter sido fabricado ou preparado. Isso pode incluir etapas como o processo de embalagem, armazenamento, transporte e entrega.
É importante que a sua loja especifique cada um de maneira clara. É comum que as lojas forneçam apenas a estimativa de entrega, mas pode haver exceções, como nos exemplos que já citamos de produtos artesanais e sob demanda.
Nesses casos, os tempos de produção e entrega diferem bastante e por isso é recomendado combiná-los para formar o prazo total de entrega do produto, acrescentando os dias desejados para evitar atrasos nos pedidos e reclamações, entre outros. A seguir, abordaremos essas questões.
Como estimar o tempo ideal de entrega para produtos artesanais ou sob demanda?
Se o tempo ideal de entrega não é legalmente estabelecido, algumas lojas podem ter prazos curtos, enquanto outras podem ter prazos mais longos.
Desse modo, pode ser mais difícil prever os prazos para produtos personalizados ou sob demanda, porque geralmente precisam ser feitos à mão ou fabricados especificamente para o cliente, aumentando o tempo de produção.
Consequentemente, é um desafio ainda maior calcular a estimativa de entrega, poisa produção artesanal envolve processos mais demorados do que a produção industrial. Leia sobre o lead time para aprender mais sobre o assunto.
Sendo assim, é recomendável que as lojas virtuais deixem claro que os produtos artesanais podem ter variações de tamanho, cor, forma, etc e que essas variações fazem parte da essência da personalização dos pedidos.
Tempo ideal de entrega dos produtos: conheça algumas soluções
Além dos fatores mencionados no tópico sobre as diferenças entre o tempo de produção e tempo de entrega, outros aspectos a serem considerados ao calcular o tempo de entrega para artesanatos ou itens personalizados incluem:
- Disponibilidade de matérias-primas: se os materiais necessários para a produção do produto artesanal não estiverem disponíveis, isso pode atrasar o tempo de produção.
- Pedidos pendentes: se houver outros pedidos pendentes, isso pode afetar a capacidade do empreendedor de produzir e entregar o produto no prazo determinado.
- Fornecer uma estimativa do tempo de produção e entrega: isso pode incluir uma estimativa do tempo necessário para criar o produto e prepará-lo para a entrega, bem como o tempo ideal de entrega estimado;
- Manter os clientes informados sobre o progresso do pedido: isso pode incluir atualizações regulares sobre o status do pedido e qualquer atraso na entrega;
- Oferecer opções de expedição: Se um cliente precisar de um produto mais rapidamente, ofereça opções de expedição com custo adicional;
- Ter uma política clara sobre cancelamentos e devoluções: isso ajuda a garantir que os clientes saibam o que esperar se decidirem cancelar ou devolver o produto;
- Se possível, garantir que haja um estoque de produtos personalizados já produzidos, caso seja necessário enviá-lo com mais rapidez.
A nossa dica de ouro é usar o Frete Hero, aplicativo desenvolvido pela Empreender que aumenta o prazo de entrega e evita atrasos nos pedidos da sua loja virtual. Veja como é fácil estipular o tempo ideal de entrega automaticamente com essa ferramenta:
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