O abandono de carrinhos é um problema frequente no e-commerce. Mas pode ser minimizado com a aplicação de algumas estratégias. Se você usa a Loja Hostgator, está prestes a conhecer algumas soluções para recuperar carrinhos.
Neste artigo, vamos explorar como usar uma automação para recuperação automática de carrinhos, ver dicas de mensagens personalizadas para enviar aos clientes e como otimizar a loja para reduzir o número de abandonos. Boa leitura!
Adicione uma automação de recuperar carrinhos na Loja Hostgator
Abandonar o carrinho de compras antes de finalizar o pedido é um hábito comum e recorrente para, em média, 70% dos consumidores de acordo com um levantamento realizado pela Opinion Box.
O principal motivo que leva à desistência de compras é quando o cálculo do frete surpreende negativamente o cliente com um valor elevado. Contudo, existem diversos outros motivos que contribuem para esse hábito.
Por exemplo, quando a loja virtual não consegue transmitir segurança para os clientes, eles tendem a abandonar as compras. Além disso, não podemos esquecer que no ambiente virtual o cliente pode estar com várias abas abertas comparando em tempo real a sua loja com a concorrência.
Ainda assim, se o cliente chegou até o checkout da loja virtual, ele passou por quase toda a jornada de compras e tem apenas algumas objeções a serem quebradas. Por isso, ter uma automação de recuperação de carrinhos a postos é essencial para trazer de volta ao menos uma parte desses clientes.
O SAK é uma automação de recuperação de carrinhos que, diferentemente da concorrência, foca principalmente em enviar mensagens de recuperação via WhatsApp ao invés do e-mail.
Alguns benefícios disso são:
- 97% dos usuários usam o WhatsApp;
- taxas de entrega de 100% das mensagens enviadas;
- mais de 90% de taxa de abertura;
- a maioria das mensagens são abertas nos primeiros minutos;
- maiores chances do cliente ver a mensagem;
- mensagens via WhatsApp causam menos incômodo que mensagens via e-mail.
Crie mensagens personalizadas
Mensagens personalizadas aumentam as chances de sucesso na recuperação de carrinhos abandonados. Isso porque elas ajudam a humanizar a comunicação e não deixar a estratégia robótica na visão do cliente, ainda que feita por uma automação.
Para personalizar a experiência do cliente, dedique algum tempo para elaborar mensagens que incluam o nome do cliente e mencionam os produtos que ele deixou no carrinho. Utilize um tom amigável e incentive o cliente a finalizar a compra, destacando a importância dos itens e oferecendo assistência, caso necessário.
Considere, ainda, mencionar um benefício exclusivo, como um desconto especial ou frete grátis, para tornar a oferta mais atraente e relevante para o cliente.
Leia também: 7 mensagens para recuperar carrinhos abandonados
Otimize a loja virtual para evitar abandonos de carrinhos
Apesar de o abandono de carrinhos ser uma ocorrência frequente no e-commerce, há algumas ações que você pode adotar para tentar reduzir esse problema na sua loja virtual.
O primeiro passo é entender profundamente os principais motivos que levam os consumidores a desistirem da compra. Para isso, consulte o infográfico completo da pesquisa realizada pelo Opinion Box. Com essas informações em mãos, é possível desenvolver estratégias eficazes para diminuir o abandono de carrinhos.
Algumas das práticas que podem ser implementadas na loja virtual para evitar o abandono de carrinhos incluem:
Avaliações na loja virtual
As avaliações dos produtos são uma das maneiras pelas quais os consumidores podem verificar se a loja oferece um bom serviço aos clientes.
Atualmente, mais da metade dos consumidores procuram por avaliações antes de concluir uma compra, e o nível de exigência dos clientes está aumentando constantemente.
Não ter avaliações, ou apresentar avaliações que pareçam falsas, pode levar a loja virtual a perder algumas vendas.
Portanto, sempre que realizar uma venda, incentive o cliente a deixar uma avaliação por meio dos canais de comunicação da loja.
Oferecer incentivos para a compra
Outra forma de evitar o abandono de carrinhos é oferecendo benefícios para o cliente finalizar a compra. Alguns exemplos de incentivos são:
Descontos: Oferecer cupons de desconto para os clientes que deixaram itens no carrinho pode ser um incentivo muito eficaz para encorajá-los a concluir a compra. Você pode oferecer um desconto percentual ou um valor fixo, dependendo da sua estratégia de preços.
Frete grátis: Como o valor do frete é um dos principais fatores que levam ao abandono de carrinhos, oferecer frete grátis pode ser um grande incentivo para que os clientes finalizem a compra.
Brindes: Oferecer brindes para os clientes que finalizarem a compra pode ser uma forma de incentivá-los. Esses brindes podem incluir amostras grátis, produtos complementares ou qualquer outro item relacionado à compra.
Veja também: Frete como estratégia: como aplicar no e-commerce
Enviar mensagens pelo WhatsApp para recuperar carrinhos na Loja Hostgator
Como vimos anteriormente, o WhatsApp é um dos canais de comunicação mais eficazes para recuperar carrinhos abandonados ativamente. O aplicativo de mensagens possui uma das maiores taxas de abertura, superior a 70%, além de uma alta taxa de cliques nos links, que superam 20%.
O SAK é uma excelente ferramenta para enviar mensagens automáticas aos clientes, após um intervalo determinado pelo lojista, convidando-os a finalizar a compra. Se a sua loja virtual está hospedada na Hostgator, faça a integração com o SAK e comece hoje mesmo a recuperar carrinhos.