Com o crescimento dos negócios digitais, os e-commerces passam a brigar ferrenhamente pela atenção e conversão de usuários em suas páginas. Para isso, é importante aparecer bem posicionado nas pesquisas dos buscadores, em especial a do Google, o mais utilizado no mundo.

Para se ter uma ideia, 90% dos internautas sequer passam para a segunda página ao procurarem o que desejam. Logo, seu e-commerce aparecer entre os 10 primeiros é importante para a sobrevivência do seu negócio. 

Nesse cenário, é importante pensar em opções para se destacar diante da concorrência. Com os custos de mídia paga aumentando cada vez mais, pensar em utilizar uma sólida estratégia de SEO para aumentar o tráfego orgânico do site é essencial. 

Qual é a função de um SEO para e-commerce?

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas e estratégias que visam dar maior visibilidade a um site em pesquisas orgânicas. Ou seja, fazer com que uma página possua um melhor posicionamento, aumentando seu número de acessos e, consequentemente, a chance de aumentar suas vendas.

É um trabalho de formiguinha que, a longo prazo, pode trazer benefícios incríveis para o seu e-commerce. Inclusive fortalecer o branding do seu negócio.

6 sinais de que você precisa fazer SEO para e-commerce

Utilizar mídia paga pode auxiliar bastante em um rápido aumento de tráfego, mas também gera uma enorme dependência, gerando um aumento nos custos do negócio. Investir em um projeto de SEO é ideal para minar essa possibilidade.

Não sabe quando é o momento de investir em SEO? Separamos 6 dicas que vão te ajudar a perceber.

Depender em grande parte de um único canal

Tem a impressão de que todos os canais estão rodando a pleno vapor, mas a meta não é atingida? Isso é um sinal de que o planejamento não está 100%, e precisa ser revisto.

Os resultados obtidos com SEO, embora sejam a médio/longo prazo, são duradouros. O que o torna um importante aliado em diversificar as fontes de receita.

Súbita queda no tráfego

Graças às constantes mudanças nos algoritmos do Google, o site precisa ser constantemente atualizado para se manter dentro das diretrizes que o buscador estabelece. Se você percebeu uma brusca queda em seu tráfego, possivelmente uma das mudanças feitas afetou seu e-commerce, o que o fez cair algumas posições nas pesquisas.

É importante ficar sempre atento nessas métricas e em toda notícia relacionada à atualização do Google, para não ser pego de surpresa.

Seus concorrentes estão aparecendo mais nas buscas

Se seus concorrentes estão aparecendo mais do que você nas páginas de busca do Google, é preciso dar atenção ao CTR (Click Through Rate) dos termos usados nas buscas. Isso pode ser visto no Search Console.

Procure sempre pelos termos que possuam um CTR melhor. E otimize a title e meta description do seu e-commerce, montando grupos semânticos para facilitar sua gestão.

Trabalhar o SEO apenas em termos voltados à marca

Um erro de lojistas é trabalhar SEO somente nas partes mais simples, como

  • title e meta description;
  • otimização de imagens;
  • ajuste básico na URL.

Por trabalhar somente nesses pontos, e se utilizar de mídias pagas como principal canal de aquisição de tráfego, fica difícil aparecer em pesquisas realizadas com termos transacionais, que são mais do que apenas o nome ou palavras relacionadas à marca.

Para um máximo desempenho com SEO, é importante aproveitar a oportunidade geradas por esses termos, além de termos relacionados a produtos, datas sazonais e outras táticas.

Desorganização dos backlinks da página

Backlinks, o trabalho de conseguir links em outros sites que apontem para o seu, são um importante fator para alavancar seu e-commerce nas pesquisas do Google. Uma das formas de conseguir backlinks confiáveis é através da prática de Link Building.

Muitos desses links são obtidos através de parceiros e assessorias de imprensa. O problema é que, em ambos os casos, pode não haver o cuidado de se trabalhar termos relacionados ao negócio do e-commerce, e sim em termos genéricos.

O ideal é sempre atrelar links em termos relacionados à página que se deseja trabalhar, e não termos como “clique aqui”, por exemplo.

Uso de Guias Definitivos em SEO

Você pode ter recorrido a um dos muitos “guias definitivos de SEO” que existem online para atualizar seu e-commerce. Bem, se existe uma palavra que não está ligada ao trabalho de SEO é “definitivo”.

Isso porque o SEO está em constante evolução, o que acarreta em mudanças no seu algoritmo. Além disso, o comportamento do internauta na pesquisa também passa por mudanças, assim como o surgimento de novas tecnologias. Tudo isso influencia diretamente na posição de um site na página das pesquisas.

Conclusão

SEO não é um trabalho pontual. É contínuo, e vai muito além de um canal de aquisição, sempre se renovando e ajudando a manter seu e-commerce ativo e bem posicionado. 

Estar bem posicionado e se manter atualizado com as novidades do Google em relação aos seus algoritmos é igualmente importante. Com isso, é possível pensar em melhores conteúdos, pautando a estratégia toda da empresa. Até mesmo gerando insights para novos produtos.

Fique atento às dúvidas internas e interações com o SAC, também geram ótimas oportunidades de melhorias em SEO para sua página. Afinal, todo o trabalho de SEO tem como produto final o cliente. Quanto mais satisfeito ele estiver, maior é a chance dele retornar e atrair mais clientes.

Lembre-se: em SEO, o importante é o usuário.