O SKU no e-commerce é visto frequentemente durante a etapa de cadastro de produtos. Basicamente, o SKU é um código que abrevia os nomes dos itens adicionando detalhes e características individuais deles.
Essa sigla de três letras tem um papel relevante na gestão do estoque e agiliza os processos logísticos, por isso, hoje falaremos sobre o que é SKU, para que serve e como funciona.
Leia este artigo, aprenda sobre o tema e conheça o Automágico, uma ferramenta que automatiza a inclusão de todos os produtos vendidos na sua loja virtual.
SKU de produto no e-commerce: o que você precisa saber
SKU é a abreviação do termo em inglês: Stock Keeping Unit, que traduzido livremente para o português significa Unidade de Manutenção/Controle de Estoque. Desse modo, o SKU no e-commerce é um código de identificação único por produto.
Sendo assim, isso quer dizer que mesmo quando há variações entre um item e outro, é possível encontrar no sistema cada variante por meio desse código individual, ou seja, o SKU facilita demais o trabalho, não é mesmo?
Essa espécie de identidade única, prioriza as características singulares e é uma solução simples para produtos semelhantes, inclusive, evita falhas na hora de separá-los, porque o SKU permite a organização de cada um dos tipos de materiais existentes no estoque da sua loja de forma bastante precisa.
O cadastro de produtos no e-commerce não costuma ser um procedimento rápido, porque tem muitos campos a serem preenchidos e detalhes a serem observados, portanto, é necessário entender e buscar ferramentas que agilizem e automatizem essa tarefa, a exemplo do Automágico. Continue lendo para entender.
Para que serve e como funciona o SKU no e-commerce
O SKU no e-commerce é um código muito utilizado para identificar cada produto por características exclusivas das variações, como modelo, cor, tamanho, peso, entre outros. Sendo assim, cada um deve obrigatoriamente exibir um código diferente.
O código SKU não tem um formato padrão, mas deve ser de fácil entendimento para que a equipe responsável pela gestão do estoque, localize os itens tanto no sistema online quanto fisicamente de maneira rápida e eficaz. Sobretudo, o SKU deve fazer sentido para o seu negócio.
Veja algumas dicas simples para criar um SKU:
- Praticidade – o código deve ser curto e digitável;
- Dados essenciais – o SKU deve ter poucas informações;
- Combinação de números e letras – geralmente caracteres especiais (@, $, *, &) atrapalham e não são permitidos pelas plataformas.
Além disso, também é possível associar o SKU no e-commerce ao custo do item e a procura que ele possui, ou seja, podemos constatar que o uso adequado do SKU melhora o atendimento online e otimiza as vendas, ajudando a controlar os envios e estoque.
A boa prática recomendada, é criar um código identificando o tipo de produto, modelo e variação, por exemplo, o smartphone Motorola Moto G 60 Branco de 128GB pode ser cadastrado como MOTOG60B128, otimizando a procura interna, ao invés de digitar o nome completo do item.
Nesse caso, a padronização estaria incluindo: o produto, marca, modelo, cor e capacidade de armazenamento. Assim fica muito mais prático, não é?
Vale ressaltar que algumas pessoas confundem o SKU, código EAN e código de barras como sinônimos, mas isso não é verdade e eles possuem papéis distintos no e-commerce, conforme falaremos a seguir.
Diferenças entre o SKU, código EAN e código de barras
Para entender as principais diferenças entre o SKU, código EAN e código de barras, é necessário explicarmos resumidamente sobre cada um deles:
- Código SKU: é um código interno da loja e embora estejamos falando sobre as vantagens em utilizá-lo, o SKU no e-commerce não é obrigatório para cadastrar produtos em plataformas de vendas online. Recomendamos o código SKU, justamente pelas facilidades que proporciona aos lojistas na gestão e diferenciação do estoque.
- Código EAN: é um código universal gerado pelo fabricante do produto, abrangendo todas as suas variações. Foi criado na Europa e a sigla significa “European Article Number”. O código EAN geralmente contem 13 dígitos e vem no formato de código de barras para ser lido por qualquer leitor óptico.
- Código de barras: essa pode ser uma solução interna para unificar o EAN e o SKU em um único código. Sendo assim, é possível cadastrar no sistema da loja um código de barras para cada produto que possua o mesmo EAN, porém um SKU diferente, trazendo mais eficácia a identificação dos itens.
De modo geral, podemos perceber que o SKU se distingue bastante do código EAN, afinal, o primeiro determina características únicas de cada produto e suas variantes e o segundo tem cunho mais universal, ao nível mundial.
Também são notáveis as diferenças entre o SKU no e-commerce e o código de barras, uma vez que o código SKU não é lido por leitores ópticos, ao contrário dos códigos EAN e de barras. Dessa maneira, um não substitui o outro, mas cada um, ao seu modo, consegue agilizar a operação eletrônica do estoque.
Além do SKU: cadastro massivo de produtos em loja virtual
O SKU no e-commerce não é obrigatório, mas tem sua relevância e é apenas uma das etapas que fazem parte do cadastro de produtos de lojas virtuais que querem se destacar perante a concorrência com descrições completas que facilitam a vida dos colaboradores e clientes.
As plataformas de e-commerce permitem a criação de anúncios agrupando todas as variações de um produto, facilitando a vida do consumidor e o Automágico, aplicativo desenvolvido pela Empreender, garante aos lojistas a possibilidade de cadastrar em massa os seus produtos, evitando a perda de tempo.
Isso significa que ambos são beneficiados, pois, desta forma, a escolha da variação é feita dentro da mesma página, sem a necessidade de procurar separadamente as opções desejadas. Veja como é fácil fazer alterações em centenas de produtos de uma única vez:
Vale ressaltar que a ferramenta tem integração com as principais plataformas de e-commerce, como Wix, Nuvemshop, Shopify, Cartpanda, Tray e Yampi. Automatize a importação de produtos em sua loja: Experimente o Automágico agora mesmo!