Com a chegada de um novo ano se aproximando, chega também a necessidade de entender o comportamento do consumidor e as novidades e tendências do e-commerce a fim de montar um planejamento eficaz.
Por isso, a Opinion Box, em parceria com a Octadesk, realizou um levantamento com os consumidores a fim de identificar as tendências de mercado para 2025. Neste artigo, vamos explorar as principais. Boa leitura!
Experiência do Cliente
O comércio eletrônico vem crescendo continuamente ao longo dos últimos anos. Primeiro, houve um crescimento repentino devido à pandemia em 2020. Os negócios precisaram se reinventar para manter as portas abertas e os consumidores aderiram ao e-commerce devido ao isolamento social.
Desde então, as vendas não pararam de subir e o que temos visto ao longo dos últimos quatro anos é a consolidação do setor. Atualmente, cerca de 86% dos consumidores compram online ao menos uma vez por mês.
Naturalmente, esse crescimento resultou em um aumento da concorrência e entender as necessidades dos clientes a fim de oferecer uma melhor experiência tornou-se uma questão de sobrevivência.
Alguns fatores que contribuem para oferecer uma boa experiência aos clientes são:
Informações detalhadas sobre o produto: em compras online, os clientes não têm a possibilidade de avaliar o produto propriamente dito. Por isso, precisam recorrer às fotos, vídeos e descrições. Sendo assim, é fundamental oferecer informações detalhadas sobre o item, como material, dimensões, especificações de uso, benefícios, etc.
Atenda às necessidades dos clientes: as pesquisas de público são altamente norteadoras em relação ao que fazer na loja para melhor atender os clientes. Elas podem ser feitas no pós-vendas, nas redes sociais ou até mesmo acompanhando as tendências do e-commerce no nicho.
Exiba provas sociais: outro fator que deve ser levado em consideração é a falta de segurança que alguns consumidores têm em relação às compras online. Exibir avaliações reais de outros clientes, de preferência com um selo de compra verificada, ajuda a tranquilizá-los para finalizar a compra.
Seja claro em relação às trocas e devoluções: por lei, os consumidores podem desistir da compra e devolver o produto em até sete dias após a entrega sem qualquer justificativa. Sendo assim, tenha uma política de trocas e devoluções clara e acessível a todos os clientes.
Invista em tecnologias de demonstração do produto: quanto mais clara for a visão do cliente em relação a usabilidade do produto, mais alinhadas ficam suas expectativas o que contribui para a decisão de compra e diminuição das taxas de devolução. Para isso,considere investir em ferramentas de vídeo commerce e realidade aumentada.
Priorização dos dispositivos móveis
Entre as tendências do e-commerce para 2025 está a necessidade de adaptar a loja para dispositivos móveis. Segundo a pesquisa, 73% dos consumidores usam celulares e smartphones para fazer compras online, enquanto 25% usa os computadores e notebooks e apenas 2% usam tablets.
Um site que não é responsivo, ou seja, não se adapta às telas de diferentes dispositivos, acaba tendo seus resultados comprometidos negativamente considerando que a tendência é que os clientes abandonem a página.
Ainda segundo a pesquisa, essa preferência não é uma moda passageira, mas uma mudança estrutural no comportamento do consumidor motivado pela conveniência. Quem não se adaptar, vai ficar para trás.
Redes sociais
As redes sociais são uma aliada já conhecida das lojas virtuais quando o assunto é promover seus produtos e aumentar o alcance de clientes em potencial de forma orgânica ou patrocinada, não podendo ficar de fora das tendências do e-commerce. Em 2025 esse cenário não será diferente.
De acordo com a pesquisa, 66% dos consumidores têm o hábito de usar as redes sociais para buscar produtos. O Instagram é o líder do ranking tendo a preferência de 72% dos usuários.
Embora muitos acreditem que já está ultrapassado, o Facebook está passando por um crescimento gradual ao longo dos anos e ainda se mostra relevante para a promoção de produtos.
O YouTube, por sua vez, registrou uma leve queda em 2024 comparado aos anos anteriores, mas ainda mantém uma boa taxa de utilização para pesquisa de produtos. Em contrapartida, o TikTok é a rede com o maior crescimento entre as plataformas.
Leia também: Formas de usar o Marketing de Conteúdo no E-commerce
Avaliações e segurança
A prova social segue sendo um pilar importante na decisão de compra do consumidor. Segundo a pesquisa, mais da metade dos consumidores consideram os comentários e avaliações deixadas por outros clientes como “muito úteis”.
Além disso, 7 a cada 10 consumidores dizem que as avaliações influenciam em suas escolhas, sendo que para 45% influenciam muito.
As avaliações atuam como uma espécie de termômetro para o cliente sobre a segurança da loja e qualidade dos produtos. Além de validar o serviço prestado, as avaliações são uma forma de mostrar que a loja não se trata de uma fraude.
A preocupação com lojas fraudulentas é uma constante no e-commerce. Para se ter uma ideia, 91% dos consumidores já deixaram de comprar porque achavam que se tratava de fraude, sendo que 75% já fizeram mais de uma vez.
Quando perguntados sobre quais fatores fazem a loja parecer uma fraude, a falta de avaliações de outros clientes aparece no topo da lista (63%), seguida do visual do site/app não parecer confiável (58%), não trazer informações claras sobre os produtos (54%) e não encontrar a loja no Google (51%).
Para começar a transmitir segurança para os clientes, adicione o Lily Reviews na loja virtual.
Tecnologia para pagamento
Para 2025, outro fator que deve ser considerado são os meios de pagamento oferecidos na loja virtual.
Nos últimos anos surgiram diversas modalidades de pagamento pensadas para facilitar cada vez mais as transações. Conhecê-las e identificar quais as mais procuradas pelos consumidores é uma forma de diminuir a barreira de entrada de novos clientes na loja virtual.
Segundo a pesquisa, de modo geral o PIX, sistema de pagamentos instantâneos, é o líder na preferência dos consumidores, tendo sido usado por mais de 88%. Isso se deve à sua conveniência, rapidez e ausência de taxas para os usuários.
Ainda assim, é importante diversificar os meios de pagamento para atender a maior quantidade de clientes possível.
Quando falamos especificamente de compras online, o cartão de crédito parcelado continua sendo o líder na escolha dos clientes, representando 52% das transações. Isso porque ele permite que os consumidores comprem produtos de maior valor e distribuam o pagamento ao longo do tempo.
A vantagem disso é que, com essa facilidade, os clientes tendem a fazer compras com valores mais altos, o que resulta em um aumento do ticket médio.
Além desses, os lojistas podem apostar em meios como boletos, cartões de crédito e débito, carteiras digitais (PayPal, Apple Pay) e até tecnologias mais avançadas, como reconhecimento facial, que aumentou cinco pontos percentuais em uso.
Estas são as principais tendências do e-commerce para 2025. Caso a sua loja virtual ainda não aplique alguma delas, é hora de começar. No Empreender Plus você encontra as melhores ferramentas do mercado para isso. Experimente gratuitamente.