Escolher os métodos de pagamento do seu e-commerce é essencial para o sucesso nas vendas. Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado mas nem todas são a melhor opção para a sua loja virtual.

Pouco importa criar campanhas de marketing altamente persuasivas se as opções de pagamento não atenderem às necessidades e preferências do seu público-alvo. A falta das formas de pagamento desejadas é um dos principais motivos que levam ao abandono de carrinhos no e-commerce.

Por isso, nesse artigo você vai descobrir como escolher os métodos de pagamento ideais para o seu e-commerce e quais as principais formas de pagamento. Boa leitura!

Como escolher os métodos de pagamento para sua loja virtual

Existem diversos meios de pagamento disponíveis no mercado, mas não significa que todos sejam os mais adequados para o seu e-commerce. Existem alguns critérios que devem ser analisados, como por exemplo, qual o meio de pagamento mais usado pelo seu público-alvo.

Nesse tópico, vamos abordar alguns pontos que devem ser observados ao escolher quais métodos de pagamento disponibilizar no e-commerce.

Demanda do Mercado

Antes de decidir quais métodos de pagamento integrar à sua loja virtual, é essencial entender a demanda do mercado. 

Pesquise quais métodos são mais populares entre o seu público-alvo. Analise se seus clientes preferem cartões de crédito, carteiras digitais ou outras opções. Se os seus clientes em potencial costumam pagar as compras com boletos bancários, não faz sentido não ter a opção disponível.

Taxas e Custos

Algumas empresas de processamento de pagamento cobram uma porcentagem das vendas ou uma taxa fixa por transação. Por isso, ao escolher métodos de pagamento, leve em consideração as taxas de processamento e eventuais custos associados a cada opção.

Avalie como essas taxas afetarão sua margem de lucro e escolha opções que se alinhem com sua estratégia financeira.

Algumas empresas repassam essas taxas para o consumidor no valor do produto. Porém, essa atitude pode comprometer a experiência do cliente e, consequentemente, impactar negativamente a loja virtual .

Segurança

A segurança das transações online é fundamental para proteger os dados dos clientes. 

Portanto, garanta que os métodos de pagamento escolhidos ofereçam protocolos robustos de segurança. Procure por sistemas que usam criptografia avançada para proteger informações sensíveis, como números de cartão de crédito.

Saiba mais: LGPD: Como gerenciar os dados dos seus clientes

Conveniência

A comodidade é um fator determinante na experiência do cliente. Priorize métodos de pagamento que ofereçam uma experiência de compra suave e eficiente. Considere opções que permitam que os clientes armazenem informações de pagamento para compras futuras e ofereça um processo de checkout simples e rápido.

Internacionalização

Se seu plano é expandir suas vendas globalmente, é crucial escolher métodos de pagamento que sejam compatíveis com diferentes moedas e regiões. Verifique se as opções selecionadas podem lidar com conversões de moeda de forma eficaz e se são amplamente aceitas em mercados internacionais. 

Além disso, busque informações sobre as regulamentações ou requisitos específicos dos países em que planeja operar.

Principais métodos de pagamento no e-commerce

Cartão de crédito

Os cartões de crédito são amplamente preferidos pelos compradores online. Eles oferecem conveniência, segurança e a possibilidade de parcelamento, o que pode incentivar compras de alto valor. 

De acordo com um levantamento realizado pela Opinion Box em 2022 sobre os principais métodos de pagamento, 80% dos consumidores brasileiros usam o cartão de crédito para fazer compras, seguido do Pix (77%), dinheiro físico (73%) e cartão de débito (66%).

Para aceitar cartões de crédito em sua loja virtual, você precisará de uma empresa de processamento de pagamentos ou gateway de pagamento.

Leia também: Vantagens de oferecer a opção de parcelamento na Shopify

PayPal

O PayPal é um dos métodos de pagamento mais reconhecidos no e-commerce. Ele permite que os compradores paguem com segurança usando sua conta PayPal ou cartão de crédito. 

A vantagem é que os compradores não precisam compartilhar detalhes financeiros diretamente com a loja, tornando as transações mais seguras.

Leia também: O que é Checkout Transparente e por que usar na loja virtual

Cartão de débito

Com as compras em cartão de débito, o cliente efetua o pagamento diretamente da sua conta bancária. Um dos principais benefícios do cartão de débito é a praticidade, pois o cliente só paga o valor da compra no momento em que ela é aprovada.

Boleto

No Brasil, o boleto bancário é uma opção popular. Os compradores geram um boleto para pagamento e podem pagá-lo em bancos físicos, caixas eletrônicos ou pela internet. É uma alternativa importante para alcançar consumidores que não possuem cartões de crédito.

Para evitar a inadimplência das compras efetuadas com boleto, os lojistas podem enviar lembretes de pagamento diretamente para o WhatsApp do cliente com o SAK.

Transferência bancária

A transferência bancária online permite que os compradores paguem diretamente de suas contas bancárias. Essa opção é segura, mas pode ser menos conveniente devido à necessidade de inserir detalhes bancários.

Pix

O pix é uma solução relativamente nova, mas já é um dos meios de pagamento preferidos dos consumidores, pois tornou as transações financeiras mais rápidas e eficientes. 

Uma das principais vantagens do pix o dinheiro é transferido e depositado na conta da loja virtual em questão de segundos, proporcionando uma experiência de pagamento excepcionalmente rápida.

Além disso, o Pix agrada muito aos consumidores por ser gratuito tanto para o consumidor quanto para o lojista. Diferentemente de alguns métodos de pagamento que cobram taxas de processamento, o Pix é uma alternativa econômica e eficaz.

Essas são algumas das formas de pagamento mais populares no e-commerce. Analise quais são mais relevantes para oferecer na sua loja virtual levando em consideração as características e preferências do seu público-alvo.

E caso osseusclientes estejam se interessando pelos produtos mas não finalizam a compra, conheça o SAK e descubra a melhor ferramenta para recuperação de carrinhos do mercado.