O parcelamento de compras é um dos métodos mais usados pelos consumidores brasileiros. Fracionar o valor das compras em vários meses é a forma que muitos encontram de adquirir bens de valores mais altos e manter as contas em dia.

Porém, é comum que alguns empreendedores se sintam receosos em disponibilizar a opção devido aos riscos envolvidos, como inadimplência e as taxas cobradas pelos bancos e instituições de pagamento.

Portanto, se você já teve dúvidas se vale a pena vender parcelado, neste artigo vamos explorar alguns dados sobre parcelamento no Brasil e quais as vantagens e desvantagens de oferecer a opção. Boa leitura!

Parcelamento no Brasil

O parcelamento de compras é um hábito enraizado no consumidor brasileiro. Segundo um levantamento realizado pelo SPC Brasil, 79% dos consumidores costumam parcelar suas compras.

Segundo esse levantamento, 28% consideram ruim a hipótese de não ter a possibilidade de parcelar suas compras. Destes, 64% afirmam que o crédito é a única forma de comprar os bens que desejam. 

Ainda segundo o levantamento, o número médio de parcelas é 6,3 e é definido pelo número máximo que o lojista permite sem a taxa de juros. 

Observando esses dados, podemos concluir que oferecer a opção de parcelamento é essencial para atrair mais clientes. Afinal, é um recurso utilizado pela maioria dos consumidores.

Vantagens de vender parcelado

Aumento das vendas

O parcelamento é usado pela maior parte dos consumidores brasileiros. Sendo assim, quando a opção não está disponível na loja virtual, os clientes deixam de comprar e buscam outras opções.

O resultado disso é que a loja virtual se torna acessível apenas para uma parcela muito menor da população. A menos que se trate de uma loja de artigos de luxo com foco nas classes mais altas, isso não é vantajoso.

Por outro lado, quando a opção de parcelamento está disponível, a loja virtual consegue atender mais clientes e, consequentemente aumentar suas vendas.

Aumento do ticket médio

Outra vantagem de oferecer o parcelamento na loja virtual é o aumento do ticket médio. O ticket médio representa quanto em média cada consumidor gastou na loja virtual em determinado período. É calculado com a soma do faturamento total dividido pelo número de clientes atendidos. 

Quando os clientes parcelam, a tendência é que eles não olhem para o valor como um todo, mas sim a partir do valor mensal.

Por exemplo, um produto que custa R$1300,00 (mil e trezentos reais) pode parecer caro aos olhos do público. Porém, 10 parcelas de 130 parece um valor bem acessível. Cabe até algumas coisas a mais no carrinho de compras até completar o valor que o cliente está disposto a pagar no mês.

Além disso, outras estratégias de precificação e ofertas podem ser implementadas para aumentar ainda mais o valor do ticket médio. Por exemplo, a tática de oferecer brindes a partir de determinado valor pode motivar os clientes a gastarem mais para aproveitar esses benefícios adicionais. 

Leia também: 5 formas de aumentar o valor do ticket médio da loja virtual

Desvantagens de vender parcelado

Taxas

Embora oferecer parcelamento possa impulsionar as vendas, não vem sem custos adicionais para os varejistas. Ao adotar essa modalidade de pagamento, os comerciantes frequentemente se deparam com taxas associadas ao processamento das transações parceladas. 

Essas taxas podem incluir uma combinação de taxas de intercâmbio, taxas de processamento do cartão de crédito e taxas de serviço do provedor de pagamento. Dependendo do volume de vendas e do valor das transações, essas taxas podem acumular-se rapidamente, reduzindo significativamente a margem de lucro de cada venda.

Além disso, algumas plataformas de pagamento podem cobrar taxas adicionais por transações parceladas, o que pode aumentar ainda mais os custos para os varejistas. Portanto, é essencial que os comerciantes considerem cuidadosamente esses custos ao decidirem implementar opções de parcelamento em suas operações comerciais.

Risco de inadimplência

Um dos maiores desafios enfrentados pelos varejistas ao oferecer parcelamento é o risco associado à inadimplência. A inadimplência ocorre quando os clientes deixam de cumprir com as obrigações de pagamento das parcelas acordadas, seja por falta de fundos, mudanças repentinas em sua situação financeira ou outros motivos.

A inadimplência pode ter um impacto significativo nas finanças de uma empresa, reduzindo sua receita líquida e afetando sua capacidade de honrar compromissos financeiros, como pagar fornecedores ou despesas operacionais. Além disso, o processo de recuperação de dívidas pode ser demorado e oneroso, envolvendo custos adicionais com recursos legais e de cobrança.

Portanto, os varejistas devem implementar estratégias robustas de gerenciamento de risco e avaliação de crédito ao oferecer parcelamento, a fim de minimizar o impacto da inadimplência em suas operações comerciais.

Leia também: 3 dicas para evitar a inadimplência no e-commerce

Como oferecer parcelamento na Shopify

A plataforma da Shopify fornece a opção de parcelamento de compras mas não exibe para o cliente o valor das parcelas, portanto é necessário integrar  loja virtual com o aplicativo Parcelamento da Empreender.

O aplicativo Parcelamento tem diversas funcionalidades úteis para uma loja virtual, como:

  • Exibir o valor das parcelas na loja virtual: o cliente consegue ver quanto fica cada parcela e assim, tem a sensação de que o valor do produto cabe no seu bolso
  • Cálculo de frete: o frete é muito importante no fechamento das vendas. Fretes caros demais é um dos principais motivos para o abandono de carrinho nas lojas virtuais.
  • Simulação de frete: antes de confirmar a venda, o cliente consegue fazer uma estimativa de quanto vai dar o valor final do frete.
  • Box de venda:  é uma funcionalidade que permite que o lojista acrescente informações extras na página do produto como descontos, cupons, últimas unidades, frete grátis e muito mais. 
  • Preço coleção: o app Parcelamento mostra o valor da parcela antes mesmo do cliente ir para a página de compra, nesse caso o valor da parcela pode ser exibido na própria página de coleção dos produtos.

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