6 passos para melhorar a previsão de entrega da sua loja virtual

Existem muitas maneiras de melhorar a previsão de entrega da sua loja virtual, algumas são bastante utilizadas no comércio eletrônico e outras talvez ainda sejam desconhecidas por boa parte dos empreendedores online. 

O fato é que para o crescimento e sucesso do seu negócio, é necessário efetuar mudanças positivas e buscar formas de aperfeiçoar o que já vem sendo feito, isso inclui investir em conhecimento e fazer testes sempre que possível. Leia este artigo e confira nossas dicas!

Como melhorar a previsão de entrega da sua loja virtual

As diferenças no envio de produtos sob demanda e pronta-entrega afetam todo o processo logístico do e-commerce, por isso é importante buscar entender e planejar cada etapa para conseguir cumprir os prazos.

Atualmente, há diversas opções para melhorar a previsão de entrega da sua loja virtual. Os principais passos são:

1. Cadastro de produtos

Cadastrar e organizar os produtos de forma clara e fácil de navegar, classificando por categorias e subcategorias, utilizando tags e filtros para ajudar os clientes a encontrarem o que procuram. 

Além disso, para evitar surpresas, forneça informações detalhadas sobre cada um dos produtos disponíveis e suas variações (tamanho, cor, peso), assim como as especificações técnicas.

Esses dados são fundamentais para explicar a necessidade de um prazo adicional de entrega, por exemplo, para que o cliente aguarde pelo pedido sem frustrações, cancele a compra ou prefira os seus concorrentes.

2. Controle de estoque

Para melhorar a previsão de entrega da sua loja virtual, certifique-se de fazer o gerenciamento adequado do estoque, atualizando as quantidades e evitando vender produtos indisponíveis, sem autorização prévia dos clientes.

Além disso, manter um inventário preciso permitirá saber exatamente quais produtos estão disponíveis para envio imediato e consequentemente evitará atrasos ou insatisfação. Entretanto, “adicionar um botão de avise-me quando chegar”, soluciona parte dessa questão.

O controle do estoque pode ser feito através de um sistema de forma manual ou automatizada, com o uso de um aplicativo específico. Algumas das funcionalidades comuns desse tipo de software incluem: rastreamento, relatórios e integração com outras ferramentas, como plataformas de e-commerce, é o caso do Rastreio.net.

6 passos para melhorar a previsão de entrega da sua loja virtual

3. Contrate transportadoras e fornecedores confiáveis

Faça pesquisas de mercado antes de contratar uma transportadora ou fornecedor, compare as opções, preços, serviços e reputação para garantir que suas entregas cheguem aos clientes em tempo hábil.

É possível pedir referências de outras empresas e verificar a qualidade dos serviços prestados. Além disso, se possível, faça um teste solicitando uma pequena encomenda para avaliar a pontualidade antes de fazer uma encomenda maior.

No caso das lojas que trabalham com dropshipping, a plataforma Dropi tem fornecedores nacionais e internacionais confiáveis para o seu negócio.

Certifique-se de que a transportadora ou fornecedor tenha seguro para cobrir qualquer dano ou perda durante o transporte.

4. Comunique claramente as informações de entrega

Para melhorar a previsão de entrega da sua loja virtual, forneça informações detalhadas e precisas sobre as opções de envio disponíveis e as estimativas.

Sabemos que o tempo ideal de entrega é variável, mas a clareza na comunicação melhora o relacionamento com o cliente e aumenta as taxas de fidelização. 

Se a sua loja vende produtos artesanais ou sob demanda, acrescentar os dias da produção é necessário para impedir reclamações e o descumprimento da oferta. O aplicativo Frete Hero é um aplicativo que resolve o problema em poucos passos, aumentando o prazo automaticamente, veja:

5. Monitore pedidos e entregas

Conforme já mencionamos, para melhorar a previsão de entrega da sua loja, deve haver uma maneira de acompanhar os pedidos e informar as atualizações sobre possíveis atrasos ou entregas incorretas.

Sendo assim, acompanhar o status do pedido é importante para que o destinatário esteja pronto para receber a sua encomenda, sem imprevistos como a ausência de pessoas no local de entrega, por exemplo.

É recomendável fornecer ao cliente instruções claras sobre como rastrear o seu pedido e fornecer os dados de contato para caso haja alguma dúvida ou problema.  Veja como customizar o status do pedido na sua loja com o Rastreio.net:

6. Use a tecnologia ao seu favor

O comércio eletrônico é uma tecnologia aperfeiçoada a cada dia, afinal, há variedade de plataformas e processos automáticos para melhorar a previsão de entrega e seus processos de logística, assim como outras operações fundamentais para negócios online, por exemplo:

  • Integração: a tecnologia permite que as lojas virtuais integrem sua plataforma com outras ferramentas, como automações para tornar seus processos mais eficientes no cadastro de produtos, gerenciamento de estoque, rastreio de pedidos, sistemas de logística e transporte etc.
  • Pagamentos: opções online, como gateways de pagamento, permite que as lojas virtuais aceitem pagamentos de cartão de crédito e débito de maneira segura e conveniente.
  • Análise de dados: as lojas virtuais podem coletar e analisar os dados dos clientes, como histórico de compras e comportamento de navegação, para entender melhor as necessidades e preferencias de seus clientes.
  • Marketing: as técnicas de marketing como e-mail marketing, otimização para os mecanismos de busca, mídia social, ajudam a alcançar e atrair novos clientes. Contratar influenciadores digitais também é uma boa opção.
  • Personalização: os avanços tecnológicos permitem que as lojas virtuais ofereçam uma experiência personalizada para cada cliente, como recomendações de produtos baseadas no histórico de compras e conteúdo personalizado na página inicial.
6 passos para melhorar a previsão de entrega da sua loja virtual

De modo geral, as lojas virtuais devem estar instaladas em ambientes que ofereçam segurança e facilidade para os clientes e os lojistas, como por exemplo, as principais plataformas de e-commerce: Wix, Shopify, Nuvemshop, Yampi, Cartpanda. 

As soluções inovadoras da Empreender possuem integração com diversas ferramentas e plataformas. Acesse empreender.plus e confira as opções que mais se adequam ao seu negócio online!