Para obter sucesso no e-commerce é preciso pensar além da qualidade dos produtos. A experiência de compras é um dos principais fatores de satisfação do cliente. Se engana quem pensa que o trabalho do lojista acaba com o manuseio do produto. As formas de envio e situação de recebimento contam muito na impressão geral do cliente.

Uma entrega mal feita, atrasada ou que danifique os produtos pode resultar em insatisfação por parte dos clientes. Mas essa insatisfação não se direciona apenas para a transportadora. O lojista também responde por ela.

Sendo assim, neste artigo vamos entender a importância da qualidade de entrega na experiência do cliente, quais as melhores formas de envio para usar no e-commerce e como fazer o acompanhamento das encomendas. Boa leitura!

Importância da qualidade de entrega

Um dos principais pontos para fidelizar um cliente é oferecer uma experiência de compras satisfatória. Tão importante quanto a qualidade do produto e o cuidado com o atendimento é a entrega.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Forbes em 2022 mostrou que 50% dos consumidores afirmaram que uma experiência de entrega ruim os desencorajaria de comprar novamente na mesma loja. Além disso, 89% dos consumidores buscam um concorrente após uma experiência ruim.

A entrega da encomenda não é feita pelo lojista, mas a reputação prejudicada por uma entrega ruim fica com a loja virtual. Por isso, é muito importante que os lojistas busquem as melhores formas de envio para o e-commerce.

Melhores formas de envio

Envio pelos correios

Envio pelos Correios é uma das opções mais tradicionais, aproveitando-se da vasta rede que cobre todo o território nacional. Este método é particularmente benéfico devido à sua capacidade de alcançar clientes em locais remotos. 

Os Correios oferecem uma variedade de serviços como SEDEX, para entregas rápidas, e PAC, para opções mais econômicas. Contudo, a variabilidade dos prazos de entrega e a possibilidade de greves são desvantagens que necessitam consideração.

Parceria com transportadoras

Uma das formas de envio  no e-commerce mais utilizadas é a parceria com transportadoras. Criar parceria com transportadoras é uma forma de garantir que os produtos serão entregues por uma equipe profissional de forma segura. Uma das vantagens é que as transportadoras costumam ser mais rápidas que os correios.

Embora ofereça uma entrega confiável e segura, essa opção pode envolver custos variáveis e exige o gerenciamento de contratos e relacionamentos com diversas empresas, o que pode ser um desafio logístico.

Descubra como escolher uma transportadora para a loja virtual

Veículo próprio

O uso de veículo próprio para entregas oferece controle total sobre o processo, desde a saída do produto do estoque até a entrega ao cliente, permitindo uma personalização superior no serviço. 

Esta abordagem, no entanto, implica em um alto investimento inicial e em custos contínuos de manutenção, tornando-se uma das formas de envio menos acessíveis para pequenos negócios.

Motoboy

Contratar motoboys como forma de envio é ideal para entregas rápidas em centros urbanos, sendo perfeito para itens de pequeno porte que necessitam de entrega imediata. Esta metodologia se limita, porém, às grandes cidades e pode não ser viável para entregas em áreas suburbanas ou rurais devido à sua abrangência geográfica restrita.

Ponto de retirada

Finalmente, os pontos de retirada são uma alternativa econômica e conveniente. Reduzindo custos de envio, esse método permite que os clientes busquem suas encomendas em horários que lhes convêm, sem a necessidade de estarem presentes em casa para a entrega. 

No entanto, a eficácia deste método depende da localização estratégica dos pontos de retirada, que devem ser tanto acessíveis quanto convenientes para os clientes.

Saiba mais: Ponto de retirada: o que é e quando usar

Acompanhamento da entrega

O rastreamento em tempo real é essencial para a confiança do cliente no e-commerce. Ele proporciona uma sensação de segurança e controle sobre a compra, permitindo que o cliente saiba exatamente onde o produto se encontra em cada etapa do processo de entrega. Esta transparência reduz a ansiedade e melhora significativamente a experiência do cliente. 

Além disso, o rastreamento em tempo real pode diminuir o volume de chamadas ou contatos ao serviço de atendimento ao cliente, uma vez que os próprios clientes podem obter as informações desejadas diretamente através das ferramentas, como o Rastreio.net

Para adicionar o rastreamento de encomendas na sua loja virtual, faça  o cadastro no Rastreio.net. Entre as principais funcionalidades você encontra:

  • Rastreamento de pedidos
  • Gerenciamento dos status dos pedidos
  • Mensagens automáticas para os clientes
  • Ranking de melhores transportadoras
  • E muito mais.

Peça o feedback do cliente após a entrega

O feedback do cliente sobre a entrega é importante para a melhoria contínua do negócio. Ao monitorar e analisar as respostas dos clientes sobre suas experiências de entrega, os lojistas podem identificar pontos de atrito e áreas para melhorias. 

Por exemplo, se vários clientes indicarem atrasos em uma determinada região, isso pode sinalizar a necessidade de alterar rotas de entrega ou até de revisar a escolha de transportadoras. 

Além disso, os comentários positivos podem ajudar a identificar as práticas que estão funcionando bem, que podem ser expandidas ou aplicadas em outras áreas do negócio.

Para automatizar os pedidos de avaliações após a entrega, faça a integração do Lily Reviews com o SAK, como mostra o vídeo abaixo:

Entregue a melhor experiência na sua loja virtual, use as soluções da Empreender.