As avaliações de clientes são um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma loja virtual. Elas servem como prova social, influenciam diretamente a decisão de compra e aumentam a confiança dos consumidores. Um estudo da Opinion Box apontou que mais de 70% das pessoas consideram as avaliações um fator determinante antes de finalizar uma compra.

Porém, muitos lojistas, especialmente os que estão começando, enfrentam o desafio de conquistar suas primeiras avaliações. Nesse caso a importação de avaliações pode ser uma solução emergencial.

Neste artigo, você vai entender quais momentos importar avaliações pode ser necessário e como fazer isso na Yampi se a sua loja vende na modalidade de dropshipping. Boa leitura!

Quando importar avaliações para a loja virtual

As avaliações são indispensáveis para o sucesso no e-commerce, afinal elas influenciam diretamente na decisão de compras de mais de 70% dos consumidores. A falta de avaliações pode comprometer o desempenho das vendas.

Contudo, os lojistas – principalmente iniciantes – enfrentam um paradoxo: para vender é preciso avaliações e para ter avaliações é necessário vender primeiro. Sendo assim, em alguns casos pode ser importante importar avaliações a fim de conseguir as primeiras vendas. É isto que vamos ver neste tópico.

Lançamento de novos produtos

Quando um produto é adicionado ao catálogo, naturalmente ele não possui avaliações. Mas isso não significa que os clientes em potencial não vão buscar por elas na página.

Importar feedbacks do Aliexpress é uma maneira de apresentar aos clientes informações reais sobre a experiência de outros consumidores, ajudando a gerar confiança e incentivar as primeiras vendas.

Início da loja virtual

Uma loja virtual no início pode enfrentar alguns desafios para conquistar as primeiras vendas, pois ainda não possui nenhum tipo de feedback e tão pouco é conhecida. Porém, se a loja não demonstrar que é confiável pode ser interpretada como uma fraude pelos consumidores.

Importar comentários e avaliações de produtos que já possuem histórico de vendas no Aliexpress ajuda a preencher essa lacuna inicial e a transmitir profissionalismo.

Quando houver dificuldade em coletar avaliações locais

Se os clientes da sua loja ainda não têm o hábito de deixar avaliações, usar feedbacks de fontes confiáveis como o Aliexpress pode ser um reforço temporário até que você estabeleça estratégias para incentivar avaliações genuínas dos seus consumidores.

Como importar avaliações do Aliexpress na Yampi

A funcionalidade de importar avaliações do Aliexpress para loja hospedada na Yampi está disponível para lojistas que vendem na modalidade de dropshipping, usando o Dropi.

Dropshipping é a modalidade de vendas no e-commerce na qual o lojista não tem os produtos em estoque. Em vez disso, ele divulga os produtos de um fornecedor e este fica responsável pelo envio.

O Aliexpress é um dos fornecedores mais populares no dropshipping pois possui uma ampla variedade de produtos com preços acessíveis e entrega em tempo razoável. 

Agora, além de importar os produtos do site, é possível utilizar o script de avaliações do fornecedor original do Aliexpress. Dessa forma, você terá em seu site avaliações verdadeiras de clientes que realmente compraram daquele fornecedor e podem atestar sua qualidade. A importação de avaliações é realizada na mesma seção de importação do produto.

Leia também: Como é o Checkout Transparente da Yampi? Conheça os diferenciais

Dicas para incentivar avaliações dos clientes

Importar avaliações de outros sites, como Aliexpress e Shopee, pode ser uma medida emergencial para transmitir segurança para os clientes antes de fazer a primeira venda. Contudo, é importante conquistar avaliações genuínas dos seus clientes.

Em um primeiro momento pode ser necessário incentivá-los a deixar seus comentários em vez de esperar que eles tomem essa atitude espontaneamente. Neste tópico você verá algumas dicas de como conseguir isso.

Envie lembretes pós-compra

Configure um sistema de mensagens automáticas para entrar em contato com o cliente após a entrega do pedido. Um e-mail ou mensagem amigável pode incluir frases como:
“Gostou do seu produto? Sua opinião é muito importante para nós! Deixe sua avaliação aqui.”
Certifique-se de enviar a solicitação no momento certo, permitindo que o cliente tenha tempo de usar o produto.

Ofereça incentivos

Recompensas simples, como descontos para compras futuras, brindes ou participação em sorteios, podem motivar os clientes a deixarem avaliações. Por exemplo:
“Avalie o produto e ganhe 10% de desconto na sua próxima compra!”
Lembre-se de manter a transparência e não condicionar avaliações positivas ao incentivo.

Facilite o processo

Quanto mais simples for para o cliente deixar uma avaliação, maior será a adesão. Use formulários curtos, links diretos ou até botões na página de confirmação de pedido. Se possível, permita que os clientes enviem avaliações diretamente pelo WhatsApp ou outros canais convenientes.

Crie um relacionamento com o cliente

Mostre que a opinião dele é valorizada. Responda às avaliações com agradecimentos ou soluções, caso haja críticas. Esse cuidado reforça a confiança e incentiva outros clientes a avaliarem também.

Inclua uma cultura de pós-vendas na sua loja virtual e em pouco tempo o site estará cheio de avaliações espontâneas. Enquanto isso, não deixe de aproveitar o benefício do Dropi de usar avaliações do AliExpress. Experimente gratuitamente.