Como aumentar as vendas na Black Friday 5 dicas infalíveis - blog empreender

A Black Friday continua sendo o maior evento de vendas do ano — mas o comportamento do consumidor mudou.

Segundo o estudo Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2025, elaborado pela Opinion Box em parceria com a Dito CRM, os brasileiros estão mais atentos, planejando suas compras com antecedência e buscando experiências de compra convenientes e confiáveis.

Neste artigo, reunimos estratégias práticas para aproveitar essa nova fase do evento e aumentar suas vendas online. Boa leitura!

O que é a Black Friday, Black November e Cyber Monday

A Black Friday é uma ação de vendas, realizada na última sexta-feira do mês de novembro. O evento, que antecipa as vendas de Natal, surgiu nos Estados Unidos, e acontece tradicionalmente no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças.

Outros países foram aderindo à moda, devido ao sucesso estrondoso das liquidações da Black Friday, com descontos de até 90%, atraindo multidões às lojas físicas e posteriormente, aos e-commerces e outros tipos de negócios. 

Black Friday no Brasil

Aqui no Brasil, a Black Friday chegou em 2010 de forma polêmica, pois, muitas lojas ofereciam falsos descontos. Somente a partir de 2012, a ação de vendas ganhou mais atenção dos lojistas e a adesão de grandes players foi ampliada. 

Segundo o estudo Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2025, conduzido pela Opinion Box, dois em cada três consumidores gastaram entre R$ 101 e R$ 1.000 na edição de 2024, o que demonstra estabilidade no ticket médio e um perfil de compra mais planejado.

A mesma pesquisa aponta que 67% dos brasileiros compraram produtos que realmente precisavam, enquanto apenas 14% adquiriram itens por impulso — um sinal claro de que as decisões estão mais racionais e orientadas por valor.

Outro dado interessante do levantamento da Opinion Box é que 83% dos consumidores preferem fazer suas compras online, seja em sites, aplicativos ou marketplaces. Esse comportamento reforça a importância de investir em experiência digital e na credibilidade da marca durante a jornada de compra.

Observando as listas abaixo, é possível perceber que existem muitas chances de negócios para empreendedores de diversos nichos, sendo assim, é completamente possível aumentar as vendas na Black Friday.

Categorias de produtos com maior número de pedidos

  • Moda e Acessórios
  • Beleza e Perfumaria
  • Telefonia
  • Eletroportáteis
  • Eletrodomésticos

Categorias de produtos com maior faturamento

  • Telefonia
  • Eletrodomésticos
  • Eletrônicos
  • Informática
  • Móveis

Black November

Atualmente, muitos estabelecimentos não aguardam a última sexta-feira e utilizam o mês de novembro inteiro para realizar uma série de promoções com o intuito de atrair mais compradores. Essa estratégia é conhecida como Black November.

Diversas ofertas são antecipadas e algumas, inclusive, são exclusivas ou esgotam antes mesmo do dia do evento. Se você possui estrutura e fizer um planejamento, é uma boa oportunidade para aumentar as vendas na Black Friday e Black November.

Há ainda, a possibilidade de dedicar uma semana para essas ações, que acontecem na mesma semana da Black Friday, chamada de Black Week.

De acordo com a pesquisa realizada pela Opinion Box e Dito CRM sobre a Black Friday 2025, 83% dos consumidores compram ao longo de todo o mês, enquanto apenas 10% concentram suas compras no dia exato do evento.

Esse comportamento consolidou o conceito de Black November, em que o varejo online mantém ofertas ativas e campanhas escalonadas durante todo o mês para manter o interesse do público.

Cyber Monday

Cyber ​​Monday é um evento que ocorre na segunda-feira posterior a Black Friday e é exclusivamente online. É mais focado em promoções de games e eletrônicos e os clientes podem garantir lançamentos com preços imperdíveis.

No Brasil, os lojistas também aproveitam para oferecer descontos durante toda a semana, na chamada Cyber Week. 

Diante de tantas possibilidades, muitos lojistas se perguntam como aumentar as vendas na Black Friday. Continue lendo e descubra.

5 dicas infalíveis para aumentar as vendas na Black Friday

Para vender mais e bombar o seu negócio na Black Friday, é preciso utilizar algumas técnicas e realizar testes em seu negócio. Não precisa ser nada muito elaborado, nem complicado. Confira dicas infalíveis para começar a colocar em prática agora. 

1. Mostre o valor em porcentagem (%) ao invés do valor em real (R$)

Quando estamos interessados em fazer uma compra, temos a tendência de relativizar o valor do produto.

O que isso quer dizer? Se em sua loja a oferta é de R$100,00 e na outra R$90,00 a atenção voltada para 10 reais de diferença é mínima. Ao invés disso, use “10%off”! A diferença será mais perceptível aos olhos do consumidor e induzirá a compra. 

Use um banco de imagens com artes prontas para divulgar suas promoções, sem precisar contratar um designer ou investir muito tempo. Contando com uma coleção de criativos ao seu dispor, será viável fazer postagens mais rapidamente, tanto na sua loja virtual quanto nas redes sociais. 

Outra boa ideia, é usar landing pages para ações especiais ou produtos específicos. Aproveite dezenas de templates prontos para o seu e-commerce ou loja de dropshipping e crie páginas de vendas em poucos cliques.

2. Use o WhatsApp para recuperar carrinhos abandonados

Usar o WhatsApp para recuperar carrinhos abandonados é uma das estratégias mais eficazes para aumentar suas vendas na Black Friday.

De acordo com o estudo Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2025, realizado pela Opinion Box e Dito CRM, 31% dos consumidores afirmam que o WhatsApp influenciou a decisão de compra.

Isso significa que, se você não está aproveitando o WhatsApp, está perdendo uma grande oportunidade. Ferramentas como o SAK permitem automatizar mensagens, desde lembrar o cliente do pedido esquecido e pagamento pendente ou oferecer suporte rápido com humanos e agentes de IA, tudo sem sobrecarregar a equipe.

Esse contato direto e rápido ajuda o cliente a finalizar a compra de maneira simples e sem complicação, aumentando suas chances de conversão durante o evento.

3. Proponha condições atrativas por meio dos gatilhos mentais

É essencial saber quais dores do seu consumidor não foram atendidas durante o ano para suprir no momento ideal, nesse caso, a Black Friday ou eventos decorrentes, como a Black November e Cyber Monday. Essa pode ser a chave da estratégia para se diferenciar dos concorrentes.

O neuromarketing diz que a dor causada no cérebro humano pela sensação de gasto ou perda de dinheiro é maior que a dor de ganhar algo.

Sendo assim, busque por ofertas atraentes para reter a atenção e instigar “atalhos mentais”, ligados aos fatores inconscientes e emocionais, por exemplo: preço baixo, promoção, grande oportunidade, últimas unidades e tempo limitado.

Em sua loja da Nuvemshop, por exemplo, é possível incluir uma contagem regressiva, gerando mais urgência na finalização da compra, com o app Super Checkout da Empreender. Veja como:

4. Faça campanhas avisando os clientes sobre o evento

O marketing de influência continua sendo uma excelente estratégia para aumentar a visibilidade da sua marca na Black Friday.

Ao trabalhar com influenciadores, você consegue alcançar um público altamente engajado e interessado no seu produto. Influencers promovem suas ofertas de maneira direcionada e convincente, ajudando a gerar mais confiança e incentivar a compra.

O app Ovni da Empreender facilita esse processo, conectando sua loja a influenciadores e afiliados. Com o Ovni, você pode criar campanhas de marketing com comissionamento, monitorar resultados em tempo real e aumentar suas conversões ao atingir o público certo. Saiba mais:

5. Faça grupos de vendas no WhatsApp

Criar grupos de vendas no WhatsApp é uma excelente maneira de engajar seu público e aumentar as vendas na Black Friday.

A pesquisa Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2025, da Opinion Box, revela que 44% dos consumidores aceitam receber ofertas frequentes pelo WhatsApp, mostrando que essa ferramenta é um canal efetivo para se comunicar diretamente com seus clientes.

Com os grupos de WhatsApp, você pode fazer promoções exclusivas, enviar cupons de desconto, avisar sobre reposições de estoque ou até mesmo fazer vendas antecipadas para clientes fiéis.

Usar ferramentas como o WhatsLy para automatizar a criação e o gerenciamento desses grupos pode tornar esse processo ainda mais eficiente, ajudando a segmentar o público e oferecer ofertas personalizadas. Saiba mais:

Algumas possibilidades de usar os grupos de vendas no WhatsApp são: comunicar que produtos voltaram ao estoque, oferecer benefícios aos clientes que participam, fazer vendas antecipadas e distribuir cupons específicos para os participantes.

Sobretudo, faça testes, para descobrir o que funciona para o seu público. Nossa dica de outro é: use os melhores apps para e-commerces e otimize o tempo para focar nos clientes, atendendo e enviando os pedidos com agilidade, gerando mais satisfação para todas as partes.

Fechando com estratégia

A Black Friday de 2025 é sobre entender o consumidor e oferecer experiências que façam sentido em cada etapa da compra. Quem planeja com antecedência, comunica com clareza e usa as ferramentas certas tem muito mais chances de se destacar.

Os apps da Empreender podem ajudar você a colocar essas estratégias em prática — do marketing de influência ao pós-venda.
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