O maior evento de vendas do ano está se aproximando, a Black Friday, por isso, hoje vamos falar sobre como aumentar as vendas nessa época, aproveitando a própria disposição dos consumidores para gastarem mais.
Leia este artigo e confira nossas dicas infalíveis para lojas virtuais.
O que é a Black Friday, Black November e Cyber Monday
A Black Friday é uma ação de vendas, realizada na última sexta-feira do mês de novembro. O evento, que antecipa as vendas de Natal, surgiu nos Estados Unidos, e acontece tradicionalmente no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças.
Outros países foram aderindo à moda, devido ao sucesso estrondoso das liquidações da Black Friday, com descontos de até 90%, atraindo multidões às lojas físicas e posteriormente, aos e-commerces e outros tipos de negócios.
Black Friday no Brasil
Aqui no Brasil, a Black Friday chegou em 2010 de forma polêmica, pois, muitas lojas ofereciam falsos descontos. Somente a partir de 2012, a ação de vendas ganhou mais atenção dos lojistas e a adesão de grandes players foi ampliada.
Segundo a Neotrust, em 2021, a Black Friday teve um faturamento no comércio eletrônico de R$ 5,4 bilhões, um crescimento de 5,8%, em relação ao ano anterior. Além disso, o tíquete médio nacional das compras foi de R$ 711,38.
Observando as listas abaixo, é possível perceber que existem muitas chances de negócios para empreendedores de diversos nichos, sendo assim, é completamente possível aumentar as vendas na Black Friday.
Categorias de produtos com maior número de pedidos
- Moda e Acessórios
- Beleza e Perfumaria
- Telefonia
- Eletroportáteis
- Eletrodomésticos
Categorias de produtos com maior faturamento
- Telefonia
- Eletrodomésticos
- Eletrônicos
- Informática
- Móveis
Black November
Atualmente, muitos estabelecimentos não aguardam a última sexta-feira e utilizam o mês de novembro inteiro para realizar uma série de promoções com o intuito de atrair mais compradores. Essa estratégia é conhecida como Black November.
Diversas ofertas são antecipadas e algumas, inclusive, são exclusivas ou esgotam antes mesmo do dia do evento. Se você possui estrutura e fizer um planejamento, é uma boa oportunidade para aumentar as vendas na Black Friday e Black November.
Há ainda, a possibilidade de dedicar uma semana para essas ações, que acontecem na mesma semana da Black Friday, chamada de Black Week.
Cyber Monday
Cyber Monday é um evento que ocorre na segunda-feira posterior a Black Friday e é exclusivamente online. É mais focado em promoções de games e eletrônicos e os clientes podem garantir lançamentos com preços imperdíveis.
No Brasil, os lojistas também aproveitam para oferecer descontos durante toda a semana, na chamada Cyber Week.
Diante de tantas possibilidades, muitos lojistas se perguntam como aumentar as vendas na Black Friday. Continue lendo e descubra.
5 dicas infalíveis para aumentar as vendas na Black Friday
Para vender mais e bombar o seu negócio na Black Friday, é preciso utilizar algumas técnicas e realizar testes em seu negócio. Não precisa ser nada muito elaborado, nem complicado. Confira dicas infalíveis para começar a colocar em prática agora.
1. Mostre o valor em porcentagem (%) ao invés do valor em real (R$)
Quando estamos interessados em fazer uma compra, temos a tendência de relativizar o valor do produto.
O que isso quer dizer? Se em sua loja a oferta é de R$100,00 e na outra R$90,00 a atenção voltada para 10 reais de diferença é mínima. Ao invés disso, use “10%off”! A diferença será mais perceptível aos olhos do consumidor e induzirá a compra.
Use um banco de imagens com artes prontas para divulgar suas promoções, sem precisar contratar um designer ou investir muito tempo. Contando com uma coleção de criativos ao seu dispor, será viável fazer postagens mais rapidamente, tanto na sua loja virtual quanto nas redes sociais.
Outra boa ideia, é usar landing pages para ações especiais ou produtos específicos. Aproveite dezenas de templates prontos para o seu e-commerce ou loja de dropshipping e crie páginas de vendas em poucos cliques.
2. Use o WhatsApp para recuperar carrinhos abandonados
Uma ótima dica de vendas para a Black Friday, é usar o WhatsApp ao seu favor, afinal, este é um dos apps mais usados no Brasil.
Funcionalidades como recuperar carrinhos abandonados e boletos pendentes, além de suporte aos seus clientes de forma prática e sem sobrecarregar a sua equipe, te interessam? Conheça o SAK, uma ferramenta para te ajudar a faturar mais, não só na Black Friday, mas o ano inteiro.
3. Proponha condições atrativas por meio dos gatilhos mentais
É essencial saber quais dores do seu consumidor não foram atendidas durante o ano para suprir no momento ideal, nesse caso, a Black Friday ou eventos decorrentes, como a Black November e Cyber Monday. Essa pode ser a chave da estratégia para se diferenciar dos concorrentes.
O neuromarketing diz que a dor causada no cérebro humano pela sensação de gasto ou perda de dinheiro é maior que a dor de ganhar algo.
Sendo assim, busque por ofertas atraentes para reter a atenção e instigar “atalhos mentais”, ligados aos fatores inconscientes e emocionais, por exemplo: preço baixo, promoção, grande oportunidade, últimas unidades e tempo limitado.
Em sua loja da Nuvemshop, por exemplo, é possível incluir uma contagem regressiva, gerando mais urgência na finalização da compra.
4. Faça campanhas avisando os clientes sobre o evento
Durante o período de Black Friday, é comum que a atenção dos consumidores esteja voltada para o evento. Sendo assim, o marketing de influência, tem grande valor para ações especiais nas redes sociais.
Através da contratação de influenciadores, é possível divulgar os produtos com desconto e ações promocionais relacionadas ao evento em geral, por exemplo.
5. Faça grupos de vendas no WhatsApp
Segundo pesquisas, os consumidores afirmam que encontram vantagens em comprar pelo WhatsApp, sendo assim, utilizar ferramentas que criam grupos automaticamente, é uma boa saída, para não perder tempo na correria da Black Friday.
Algumas possibilidades de usar os grupos de vendas no WhatsApp são: comunicar que produtos voltaram ao estoque, oferecer benefícios aos clientes que participam, fazer vendas antecipadas e distribuir cupons específicos para os participantes.
Sobretudo, faça testes, para descobrir o que funciona para o seu público. Nossa dica de outro é: use os melhores apps para e-commerces e otimize o tempo para focar nos clientes, atendendo e enviando os pedidos com agilidade, gerando mais satisfação para todas as partes. Continue acompanhando nosso blog para aprender mais dicas.