As semijoias são uma opção popular para quem deseja adquirir peças elegantes e sofisticadas, mas sem ter que pagar o preço elevado das joias tradicionais. Como resultado, o mercado de semijoias está em constante expansão, oferecendo muitas oportunidades para quem deseja empreender nesse segmento.
Se você está considerando a distribuição de semijoias para revenda, é importante entender as estratégias eficazes para encontrar e atender seus clientes. Neste texto, abordaremos como definir o público-alvo, escolher as joias para venda, usar o dropshipping para aumentar as vendas e encontrar lojistas de dropshipping. Boa leitura!
Definindo o público-alvo: como identificar o perfil de consumidores
Definir o público-alvo é uma parte fundamental para qualquer negócio. A partir do momento que a empresa possui clareza de quem é seu público-alvo, é possível montar estratégias de produção e revenda que atendam às expectativas desse público.
O mercado de semijoias é bastante amplo. Existem consumidores que gostam de consumir peças mais glamourosas, com pedras e detalhes brilhantes. Outros consumidores são mais minimalistas e gostam de peças delicadas e que chamem pouco a atenção.
Existem ainda pessoas que preferem peças com estética naturalista, passando a impressão de terem sido confeccionadas artesanalmente.
Todos esses detalhes são importantes, não somente para criar ações de marketing efetivas, mas também para escolher a identidade visual das embalagens, qual a paleta de cores, como o texto do cartão de agradecimento será redigido, etc.
Para identificar o público-alvo é importante responder às seguintes perguntas:
- Qual é a faixa etária das pessoas que compram semijoias?
- Qual é o gênero predominante entre os consumidores?
- Qual é a classe social dos clientes em potencial?
- Quais são as preferências estéticas dessas pessoas?
- Em que ocasiões as pessoas costumam usar semijoias?
- Quais são as necessidades e desejos dos consumidores ao adquirir uma semijoia?
- Onde essas pessoas costumam comprar semijoias?
- Qual é a frequência de compra de semijoias por esse público-alvo?
- Como o público-alvo costuma se informar sobre as tendências em semijoias?
- Quais são os valores que mais importam para essas pessoas ao adquirir uma semijoia (ex: durabilidade, beleza, preço acessível, marca)?
Após responder essas perguntas, você terá um parâmetro de quais tipos de semijoias agradam o seu público-alvo.
Escolha o tipo de semijoias para revenda
Agora que o público-alvo foi definido, é o momento de escolher quais peças de semijoias entrarão no catálogo para revenda.
Supondo que você chegou a conclusão que o seu público alvo são mulheres jovens adultas, na faixa dos 18 a 25 anos, de classe média, que gostam de peças mais despojadas e compram semijoias com valores mais acessíveis.
Com essas informações em mãos, pesquise lojas físicas e virtuais e descubra quais peças são mais vendidas, qual o padrão das embalagens, qual a estética dessas peças e qual seu preço médio. A partir disso, monte um catálogo atraente.
Um exemplo de loja virtual que traçou bem o perfil do público-alvo é a Manly Bands, uma empresa que identificou que os homens tinham uma experiência ruim na compra de alianças de casamento e criou uma loja de anéis totalmente pensada para o público masculino.
A loja possui coleções de peças inspiradas no Senhor dos Anéis, Jack Daniels, Fender e DC Comics, além de outras peças com elementos atraentes ao público masculino.
Como o dropshipping pode aumentar as vendas das semijoias
Depois que o catálogo for montado, é a hora de encontrar as pessoas que farão as vendas dessas semijoias. Uma boa alternativa é aderir ao mercado de dropshipping.
O dropshipping é um modelo de negócio simples e bastante vantajoso para os envolvidos.
Diferente de e-commerces tradicionais onde o lojista compra produtos em lotes para montar seu estoque, no dropshipping o lojista não possui nenhum estoque.
Seu trabalho é montar e gerenciar um e-commerce, sendo responsável pela criação de campanhas de marketing, atendimento ao cliente e tudo o que envolve a loja virtual.
No catálogo da loja são exibidos produtos de fornecedores e quando as vendas são efetuadas, elas são repassadas para o fornecedor que fica responsável por fazer o envio ao cliente.
Para o lojista, as vantagens de fazer dropshipping são:
- Montar um negócio com menor investimento;
- Baixo risco, pois os produtos não estão armazenados em estoque;
- Ampla possibilidade de testar novos produtos.
Para o fornecedor, as vantagens do dropshipping são:
- Aumento da visibilidade da marca;
- Fluxo de vendas constante;
- Ampliação do alcance de público;
- Vendas em escala.
Para saber as melhores práticas como fornecedor de dropshipping, leia também: Como ser um fornecedor de dropshipping
Como encontrar vendedores de dropshipping para revenda de semijoias
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