As avaliações desempenham um papel fundamental para impulsionar as vendas no e-commerce. Segundo os estudos, a maioria dos consumidores busca por avaliações antes de realizar uma compra online. Ainda assim, muitos não deixam a review. Nesses casos, a forma mais eficaz de aumentar os feedbacks é o lojista pedir avaliações ativamente.
Existem algumas maneiras de fazer isso sem ser invasivo ou inconveniente. Nesse texto, você vai ver a importância das avaliações para as vendas do e-commerce, 3 formas de pedir avaliações aos clientes, além de conhecer o melhor aplicativo de avaliações do mercado.
Qual a importância das avaliações no e-commerce
As avaliações dos produtos são fundamentais para impulsionar as vendas no e-commerce. É por meio do feedback de outros clientes que os consumidores analisam se a loja virtual é realmente confiável.
Para se ter uma ideia da importância das avaliações dos produtos, alguns estudos indicam que os consumidores são mais propensos a comprar um produto que possui feedbacks positivos e alguns negativos, do que um produto sem qualquer avaliação.
Além disso, outros estudos mostram que mais de 80% dos consumidores buscam avaliações na página antes de comprar um produto e cerca de 97% das pessoas pesquisam sobre a empresa para saber sua reputação.
Sendo assim, conquistar avaliações nas páginas dos produtos do e-commerce é fundamental para fazer mais vendas.
Formas de pedir avaliações aos clientes
Felizmente, boa parte dos consumidores fazem avaliações espontaneamente quando se sentem satisfeitos com a experiência que recebem no e-commerce. Segundo mostram os estudos:
- 64% dos consumidores são mais propensos a recomendar uma marca para outras pessoas se ela oferecer experiências e formas de comunicação mais simples;
- 71% das pessoas recomendam um produto ou serviço que lhes proporcionou uma ótima experiência;
- 65% dos consumidores acham uma boa experiência com uma marca mais impactante do que ótimos anúncios.
Ainda assim, uma parcela dos consumidores pode deixar de fazer avaliações por N motivos. Por isso, nesse tópico vamos ver maneiras práticas de solicitar avaliações aos clientes sem ser invasivo.
Faça o pedido no pós-vendas
O pós-venda é o conjunto de ações realizadas pelo e-commerce após a venda, com o objetivo de fortalecer o relacionamento com o cliente e proporcionar a melhor experiência. Faz parte da etapa de fidelização do cliente no funil de vendas do e-commerce.
Nesse processo, a loja demonstra interesse em ouvir as opiniões do cliente a fim de assegurar sua satisfação, esclarecer dúvidas além de solicitar feedbacks quanto ao atendimento.
É uma etapa bastante importante, pois o cliente se sente acolhido e respeitado quando sente que suas opiniões importam. Dessa forma, se sentem mais satisfeitos com a loja e são mais propensos a fazer avaliações positivas.
É o momento ideal para a loja virtual pedir diretamente ao cliente para fazer uma avaliação do produto. Esse pedido pode ser feito por whatsapp ou e-mail. Veja no vídeo abaixo como personalizar o e-mail com o aplicativo Lily Reviews:
Ofereça incentivos ao cliente
Oferecer incentivos é uma das melhores formas de impulsionar os clientes a fazerem avaliações. Mas isso não se trata de forçar o cliente a fazer algo que não quer.
Essa técnica baseia-se puramente no princípio da reciprocidade. O cliente sente que a loja virtual se importa com ele e está disposta a dar algo em troca para mantê-lo satisfeito. Naturalmente, ele sente vontade de retribuir (além de ter interesse no benefício).
Alguns dos incentivos mais comuns são:
- Brindes;
- Descontos na próxima compra;
- Frete grátis;
- Ofertas exclusivas.
Veja no vídeo abaixo como gerar cupons de desconto para quem fizer avaliações com o LIly Reviews:
Utilize pop-ups para pedir uma avaliação
Ao identificar que um cliente que já fez uma compra está de volta a loja, programe um pop-up o convidando a avaliar o produto.
Ofereça algum benefício em troca da avaliação, como cupom de desconto ou frete grátis.
Use uma linguagem amigável, como “Olá, que bom que você voltou! Conte-nos o que achou da sua última compra. Adoraríamos saber como podemos melhorar. Ps: tem cupom de frete grátis exclusivo ao final.”
Lily Reviews: melhor aplicativo para avaliações no e-commerce
O Lily Reviews é o melhor aplicativo de avaliações para lojas virtuais Possui uma interface agradável e funcionalidades exclusivas. Possui integração com as maiores plataformas de e-commerce do Brasil.
Com o Lily Reviews, além de disponibilizar um espaço para avaliações, os clientes podem fazer perguntas ao lojista que serão respondidas publicamente.
Com o aplicativo, os clientes podem comentar suas impressões sobre o produto e adicionar fotos e vídeos. Além disso, os clientes podem adicionar vídeos do TikTok nas avaliações.
Se a loja virtual tem poucas ou nenhuma avaliação, o lojista pode importar reviews de outros sites pelo app e exibi-las em seu site até conseguir as próprias avaliações
Não perca mais tempo e nem vendas, experimente o Lily Reviews gratuitamente.