Neste guia infalível, abordaremos o conceito de unboxing e como ele pode ser uma poderosa ferramenta para lojistas virtuais aumentarem suas vendas por meio de video reviews.
Conforme estudo Inside Video 2023 realizado pela Kantar IBOPE Media, as marcas líderes de mercado apostam no formato audiovisual.
Sendo assim, não faltam razões para sua loja aderir a essa tendência eminente, pois nos últimos anos o formato só vem ganhando força e os dados não mentem!
Afinal, ainda segundo a Kantar, 68% de todo o investimento publicitário feito em 2022 foi em vídeo, contra 66% em 2020 e 67% 2021.
Por isso, aprenda neste conteúdo a tirar o máximo proveito dessa estratégia, para conquistar a confiança dos seus clientes e impulsionar o sucesso do seu negócio.
O que é unboxing? Conheça o conceito e o significado
O unboxing é uma prática em ascensão no mundo virtual, onde os consumidores compartilham suas experiências ao abrir um produto novo e demonstrar todos os detalhes do processo.
Essa ação é geralmente registrada em vídeo e, em seguida, compartilhada em plataformas de mídia social, canais do YouTube ou até mesmo nas próprias lojas virtuais.
Afinal, o objetivo é proporcionar aos espectadores uma visão realista e autêntica do produto, ajudando na tomada de decisão de compra.
Além disso, os consumidores valorizam a experiência de outros clientes e tendem a confiar mais em avaliações de pessoas com experiências reais.
Sendo assim, ao incorporar vídeos de unboxing em suas páginas de produtos, você proporciona aos visitantes uma perspectiva mais completa dos itens que desejam adquirir.
Então, isso humaniza a empresa e cria uma conexão emocional que pode levar a um aumento nas vendas e na fidelização do cliente, pois os consumidores têm uma sensação de proximidade com a marca.
3 vantagens do unboxing como review
- Credibilidade: os clientes tendem a se identificar mais com pessoas reais do que com anúncios ou fotos produzidas;
- Engajamento: os vídeos de unboxing são envolventes e cativantes, pois eles prendem a atenção dos espectadores e aumentam o tempo de permanência no site, o que é positivo para os indicadores do e-commerce;
- Conversões: o unboxing como review pode levar a um aumento nas conversões, uma vez que os clientes se sentirão mais seguros para realizar a compra ao verem a experiência positiva de outras pessoas.
Como adicionar video review na sua loja virtual?
Agora que você já conhece a importância e vantagem das avaliações audiovisuais no e-commerce, confira algumas boas práticas para tornar a estratégia ainda mais eficaz:
Incentive os clientes a fazerem avaliações por foto ou vídeo
Uma maneira de obter vídeos de unboxing para a sua loja virtual é incentivando os clientes a compartilharem suas experiências.
Sendo assim, ofereça descontos, brindes ou até mesmo a possibilidade de aparecerem nas redes sociais da sua marca como incentivo.
Pois, isso pode criar um senso de comunidade em torno da sua loja e encorajar mais clientes a participar.
Você já conhece o app Lily Reviews? Com ele é fácil enviar cupons automaticamente para quem avalia sua loja e assim você engaja os seus clientes. Veja como:
Facilite o envio dos vídeos
Facilite o processo para que os clientes enviem seus vídeos de unboxing, por isso, crie uma página dedicada em seu site onde eles possam fazer upload sem muito esforço.
Além disso, lembre-se de explicar como os vídeos serão utilizados e obtenha a devida autorização dos clientes para o compartilhamento. Usando o Lily você solicita review automaticamente:
Contrate influenciadores digitais para fazer unboxing
A parceria estratégica com influenciadores é uma ótima maneira de obter vídeos de unboxing de alta qualidade e com alcance para um público maior.
Sendo assim, identifique profissionais relevantes para o seu nicho de mercado e estabeleça uma colaboração.
Eles podem fazer unboxings dos seus produtos em seus canais e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais, alcançando um público mais amplo e, potencialmente, gerando mais vendas.
O aplicativo Ovni, permite que você encontre os parceiros ideais mais facilmente. Veja como funciona:
Leia também: Como medir o ROI de campanha com influenciadores?
Importe avaliações e comentários de outras lojas virtuais
Além de permitir que você adicione review em sua loja, o Lily também garante a importação de comentários de outros sites.
Desse modo, você pode criar as suas próprias avaliações ou buscar lojas com o mesmo produto para trazer mais confiabilidade para o seu e-commerce.
Confira algumas dicas para fazer um bom unboxing como review:
- Escolha produtos relevantes: opte por produtos populares, novidades ou lançamentos que despertem o interesse do seu público-alvo;
- Planejamento e roteiro: planeje o unboxing com antecedência, criando um roteiro que destaque os pontos-chave do produto e que seja claro e envolvente;
- Qualidade da produção: utilize uma câmera de boa qualidade, cuide da iluminação e edite o vídeo para torná-lo atraente e profissional;
- Seja autêntico: demonstre entusiasmo ao apresentar o produto e evite parecer excessivamente comercial ou forçado.
Agora veja como é simples utilizar o Lily Reviews para importar avaliações:
Leia também: Qual o melhor aplicativo para importar avaliações e comentários?
Como apresentar os unboxings na loja virtual: 3 dicas para inserir
Conheça as melhores maneiras de usar avaliações em vídeo na sua loja:
1. Páginas de produtos
Integre os vídeos de unboxing às páginas de produtos correspondentes. Ao lado das fotos e descrições tradicionais, insira as outras avaliações feitas pelos consumidores.
Pois, isso permitirá que os visitantes tenham uma experiência mais completa do produto e se sintam mais confiantes em relação à compra.
Além disso, você também pode usar o Lily para inserir avaliações na sua página inicial. Veja como:
2. Seção de avaliações e reviews
Crie uma seção específica em sua loja virtual para reunir todos os reviews feitos pelos clientes e influenciadores.
Organize-os em categorias de produtos para facilitar a navegação. Lembre-se de incentivar os clientes a deixarem suas avaliações por escrito, complementando a experiência do vídeo.
Leia também: Como importar avaliações do Shopee na sua loja virtual
3. Destaque nas redes sociais
Aproveite o poder das redes sociais para compartilhar os vídeos de unboxing e reviews. Publique e incentive os clientes a compartilharem suas experiências em suas próprias redes sociais, marcando a sua loja.
Isso criará um efeito cascata de divulgação, aumentando o alcance e a visibilidade da sua marca.
Como ter sucesso usando unboxing como review?
Mantenha um canal de comunicação aberto com os clientes e influenciadores que fizeram unboxings para a sua loja.
Solicite feedback contínuo sobre a experiência e pergunte se eles têm sugestões para melhorar a estratégia e aprimorar a experiência do cliente em geral.
Afinal, o unboxing e os reviews são estratégias poderosas para lojistas virtuais que desejam vender mais e construir uma reputação sólida no comércio eletrônico.
Ao apresentar produtos de forma autêntica por meio de unboxings, você conquista a confiança dos potenciais clientes e visitantes da sua loja.
Além disso, lembre-se de manter a qualidade do serviço e dos produtos, pois a satisfação do cliente é a chave para o sucesso contínuo do seu e-commerce.
Conheça o poder das avaliações e unboxing! Experimente o Lily Reviews agora mesmo!