Nesse vídeo, Ana Tittara conversa com Gustavo Bueno, faixa preta em lançamentos digitais, sobre estratégias para lançar um infoproduto de sucesso. Gustavo tem 23 anos e já faturou alguns milhões com lançamento digital. Logo abaixo, você encontra no texto os melhores aprendizados desse bate papo.
O que é um lançamento digital?
Um lançamento é um processo de vendas que acontece, normalmente, em um curto espaço de tempo e com um alto fluxo de caixa.
Foi criado originalmente pelo americano, Jeff Walker, que em 2006 lançou a Product Launch Formula, nos Estados Unidos, e ganhou popularidade no Brasil por meio do Erico Rocha, com a Fórmula de Lançamento.
Trata-se do passo a passo de um processo de vendas detalhado que te mostra como vender qualquer produto ou serviço online.
Hoje, milhares de empreendedores, de diversos nichos, criam negócios online lucrativos seguindo esse modelo de vendas.
Nesse artigo você vai ver o passo a passo para fazer um lançamento de infoproduto de sucesso!
O que é um infoproduto?
Um infoproduto nada mais é do que um produto digital. Pode ser um e-book, um curso, um programa de mentoria, uma assinatura. Enfim, as possibilidades são muitas. Os infoprodutos mais populares no Brasil hoje são os educacionais.
Com a pandemia de 2020, grande parte das pessoas precisou adaptar o exercício da profissão do offline para o online. O mercado digital ganhou força e, assim, foram se popularizando os infoprodutos.
Como fazer um lançamento digital
A base de um lançamento de sucesso é um especialista e um coprodutor. O especialista é a pessoa que tem o conhecimento e vai transformá-lo em um produto. O coprodutor é a pessoa que cuida da parte estratégica. É ele quem fica responsável pela parte comercial do negócio, contratação de equipe, estratégia usada, etc.
Para lançar algo, você precisa ter um conhecimento sobre determinado assunto que resolva a dor ou problema de alguém. Ou seja, antes de lançar um novo produto no mercado é importante que você defina qual o seu nicho. Qual solução você oferece que o público-alvo estaria disposto a pagar?
Pesquisa de mercado
Com o nicho escolhido, chegou a hora de fazer a pesquisa. Essa fase é primordial para um lançamento digital ter sucesso.
Estude o seu público. Quanto mais você entende sobre o público-alvo, mais fácil será para conversar com eles. As principais perguntas que você deve fazer sobre o público são:
- Qual o problema esse público quer resolver?
- Quais os desejos?
- É homem ou mulher?
- Qual seu poder aquisitivo?
- Qual a idade?
- Quais os interesses?
- Quais são as crenças desse público?
Sabendo desses dados, você consegue construir uma narrativa mais assertiva.
Construção do seu produto digital
Agora que você já sabe quem é o seu público e o que ele busca, você vai usar essas informações para estruturar o seu produto.
Lembre-se que o produto deve ser pensado para o público. Quanto mais ele conversa com as necessidades da audiência, mais atraente ele se torna.
Caso você já tenha lançado antes, analise como está a satisfação dos seus clientes.
O que deu certo? O que não deu? Como melhorar?
Use o benchmarking a seu favor
Benchmarking é a análise estratégica do que outras empresas do mesmo segmento que o seu estão fazendo.
Analisando a concorrência você consegue saber o que eles estão fazendo que está dando certo e o que está dando errado pode adaptar para o seu próprio negócio.
Mas, atenção. A ideia não é copiar ninguém, mas sim adaptar o que for bom e corrigir os erros. Lembre-se que plágio é crime.
Preparação para o evento
Nessa fase, você vai montar o briefing, que é uma espécie e documento com todas as informações sobre o produto, público e evento. Aqui serão definidos todos os passos do evento.
- Qual o conteúdo a ser passado?
- Qual a promessa?
- Duração do evento
- Quais páginas escrever
- Quais anúncios?
Você terá um parâmetro geral do que será feito, mas esteja flexível às mudanças conforme a resposta do público.
Captação de leads
Chegou a hora de chamar as pessoas para participar do evento.
Use os principais problemas que a sua persona enfrenta para chamar sua atenção nos anúncios.
Exemplo: supondo que você faça o lançamento de um curso para pessoas que querem iniciar no dropshipping e não sabem como fazer a integração dos produtos, você pode iniciar com:
“Você quer começar no dropshipping mas não sabe como exibir os produtos na sua loja? No dia x vai acontecer o evento y. Se inscreva gratuitamente para participar“
Após chamar atenção da pessoa, ela será redirecionada para uma Landing Page que contenha as principais informações sobre o evento.
Checklist de uma página de captura que converte
- Promessa – o que a pessoa vai receber ao se inscrever no evento
- Formulário de cadastro para a coleta de dados
- Para quem é o evento – definição o público-alvo
- Cronograma do evento – qual conteúdo será passado
- Biografia do mentor – quem vai dar as aulas do evento e quais os elementos de autoridade ele possui
Após captar os leads para o evento, redirecione para uma página de obrigado. Nessa página, você agradece pela inscrição e convida para um grupo no Whatsapp.
Nesse grupo, você deve enviar somente as informações mais importantes do evento. Sua função é lembrar as pessoas que o evento vai acontecer.
O tempo de captação é relativo, mas dura em média de 15 a 20 dias.
Aquecimento do público
Enquanto o dia do evento não chega, você vai levantar as expectativas dos leads. Para isso, você pode fazer distribuição de conteúdo, lives com pessoas do mesmo segmento, contar histórias de sucesso.
Evento de lançamento
No evento principal, você vai entregar uma espécie de degustação do que é o seu produto.
Levando em consideração as informações coletadas na pesquisa, aumente o nível de consciência da audiência sobre o problema que ela enfrenta, passe um conteúdo de valor e apresente o seu produto como a solução que ela precisa.
Oferta do produto
A oferta é o momento em que você vai de fato mostrar o produto, como ele foi estruturado e porque a persona precisa dele.
Mostre como o produto o aproxima de realizar os seus desejos, soluciona seus problemas.
Como, Blair Warren, disse uma vez:
“As pessoas farão qualquer coisa por aqueles que encorajam seus sonhos, justificam seus fracassos, acalmam seus medos, confirmam suas suspeitas e os ajudam a atirar pedras em seus inimigos”.
Lembre-se disso ao construir a oferta e dê ao público aquilo que ele quer.
Fechamento das vendas
Nos dias anteriores ao fechamento do carrinho, use as estratégias de remarketing para atrair mais clientes. A maioria das pessoas precisa receber vários estímulos até a decisão da compra. Continue trabalhando o desejo e a quebra de objeções.
Escreva uma página de vendas contendo todos os benefícios do seu produto. Mostre para o lead qual a relevância do seu produto e porque ele deve comprar e você. Adicione depoimentos que servirão de provas sociais e mostrará que você é confiável.
Nos momentos finais, os gatilhos de urgência e escassez são ótimos aliados para dar o estímulo que falta para o cliente finalmente comprar.
Análise de dados
Encerrando o lançamento, é o momento de analisar os dados, ou fazer o debriefing. Quais foram as métricas de conversão, quais estratégias funcionaram e quais devem melhorar.
Mas não espere um resultado perfeito logo de primeira. Um lançamento digital é construção, quanto mais você lança, melhor você fica. Primeiro, foque em fazer o básico bem feito e os resultados virão.