Se você trabalha com produtos personalizados, em algum momento pensou que incluir campos adicionais nos pedidos da sua loja online poderia oferecer uma melhor experiência aos clientes e facilitar a sua jornada empreendedora.
Está pronto para elevar sua loja virtual a um novo patamar? Continue lendo e descubra como incluir campos adicionais nos pedidos pode impulsionar o sucesso do seu negócio.
Por que incluir campos adicionais nos pedidos da sua loja?
Em um mercado cada vez mais competitivo, a customização de produtos e serviços é a chave para conquistar e fidelizar clientes no e-commerce.
Segundo o Relatório Global de Excelência na Experiência do Cliente de 2022 da KPMG, a personalização é uma das principais características para desenvolver conexões fortes com os consumidores.
Afinal, cada vez mais eles desejam uma experiência de compra única, que atenda às suas necessidades individuais e com um toque especial.
E é aí que entra a importância de incluir campos adicionais nos pedidos da sua loja.
Imagine a possibilidade de oferecer aos seus clientes a opção de personalizar produtos, com informações específicas de entrega ou compartilhar preferências individuais.
Desse modo, ao adicionar campos personalizados durante o processo de compra, além de aumentar o envolvimento e a satisfação do cliente, obtém informações valiosas para melhorar suas estratégias de marketing e atendimento.
5 razões para apostar no campo personalizado
Veja as principais vantagens da personalização para o e-commerce, ou seja, razões para incluir campos adicionais nos pedidos da sua loja online:
1. Aumento das taxas de conversão: as lojas conseguem aumentar as chances de fechar negócio, já que a oferta é mais relevante e direcionada;
2. Fidelização de clientes: os consumidores tendem a se tornar mais fiéis à marca, aumentando a possibilidade de novas compras e indicações para outras pessoas;
3. Maior ticket médio: incluir campos adicionais nos pedidos da sua loja online, pode contribuir diretamente para o aumento do seu faturamento, pois pesquisas indicam que os clientes estão dispostos a pagarem mais por produtos personalizados.
4. Coleta de dados valiosos: você pode entender melhor as preferências, hábitos de consumo, comportamentos online e insights que ajudam a segmentar seu público-alvo.
5. Diferenciação da concorrência: além de agregar valor aos produtos, você se se torna a escolha preferida dos clientes. Isso fortalece sua posição no mercado e cria uma vantagem competitiva significativa.
Ao considerar as vantagens da personalização, fica claro que incluir campos adicionais nos pedidos da sua loja online é um investimento bastante estratégico.
Afinal, é uma forma de trazer benefícios tanto para os clientes quanto para o sucesso do seu negócio, não é mesmo?
Agora, vamos explorar como você pode implementar essa personalização de forma prática e eficiente.
Como adicionar campos personalizados aos seus produtos?
Certamente você já entendeu as vantagens da personalização, então é hora de descobrir como incluir campos adicionais nos pedidos da sua loja online.
Felizmente, existem diferentes maneiras de implementar essa funcionalidade e oferecer aos seus clientes uma experiência de compra personalizada.
Veja como fazer isso de forma prática e eficiente:
Identifique os campos relevantes
Comece identificando quais informações adicionais podem ser úteis para você e seus clientes.
Isso pode incluir campos para personalização de produtos, para que os clientes informem as características desejadas:
- Cor;
- Tamanho;
- Imagem;
- Tipografias;
- Modelo.
Escolha a plataforma certa
Verifique se a plataforma de e-commerce que você está usando oferece a opção de incluir campos personalizados nos pedidos.
Caso utilize a Shopify ou Nuvemshop, ambas têm integração com o aplicativo Campo Personalizado, permitindo adicionar esses campos de forma fácil e intuitiva.
Veja por exemplo, como adicionar o Campo Personalizado na Nuvemshop:
Configure os campos adicionais
Uma vez que você tenha escolhido a plataforma, configure os campos adicionais de acordo com as informações que deseja coletar dos clientes.
Certifique-se de tornar esses campos opcionais quando apropriado, para não criar barreiras desnecessárias durante o processo de compra.
Nesse sentido, o app Campo Personalizado é um grande aliado para lojas virtuais que vendem produtos personalizáveis, como roupas, canecas, almofadas e acessórios diversos.
Confira como é fácil integrar o Campo Personalizado na Shopify:
Comunique claramente a finalidade dos campos
Lembre de informar aos seus clientes por que você está solicitando determinadas informações adicionais.
Afinal, transparência e clareza são essenciais para ganhar a confiança, por isso explique como essas informações serão utilizadas para melhorar a experiência de compra deles.
Teste e otimize
Antes de lançar os campos adicionais para todos os clientes, faça testes para garantir que tudo funcione corretamente.
Verifique se os campos estão aparecendo corretamente no processo de compra e se os dados estão sendo registrados adequadamente em seu sistema.
Com base no feedback dos clientes e em análises dos dados coletados, otimize os campos para aprimorar a experiência do usuário.
Vale ressaltar que a inclusão de campos adicionais nos pedidos deve ser intuitiva e não prejudicar a fluidez do processo de compra.
Sendo assim, equilibre a coleta de informações com a simplicidade e a praticidade, garantindo que seus clientes não se sintam sobrecarregados ou desestimulados.
Agora que você sabe como incluir campos adicionais nos pedidos, que tal aproveitar todas as vantagens de incluir campos adicionais nos pedidos da sua loja online?