Vantagem competitiva: como criar diferenciais no e-commerce?

Cada vez mais tem se falado em vantagem competitiva no e-commerce, afinal o setor cresceu exponencialmente nos últimos anos e, com isso, a concorrência acirrada. 

Desse modo, para se destacar no mercado online, é fundamental que as empresas criem diferenciais competitivos, ajudando a atrair e fidelizar os clientes.

Leia e acompanhe nossas dicas sobre o assunto!

Mas afinal, o que é vantagem competitiva? 

Segundo Michael Porter, um dos principais teóricos da Administração, “a vantagem competitiva consiste em criar valor superior e não em derrotar concorrentes”.

Como autor de diversos livros sobre estratégias de negócios, Porter argumenta que a vantagem competitiva pode ser alcançada de duas maneiras: 

  • Liderança em custo: quando uma empresa consegue produzir bens ou serviços a um custo mais baixo do que seus concorrentes, por isso, consegue vender com preços mais baixos ou obter margens de lucro maiores
  • Diferenciação: quando uma empresa consegue se diferenciar em relação aos seus concorrentes por meio de características exclusivas, como qualidade superior, design atraente e atendimento ao cliente excepcional.

Qual a diferença entre vantagem competitiva e diferencial competitivo?

A vantagem competitiva se refere a qualquer aspecto ou recurso que uma empresa possui e que lhe permite competir de forma mais eficiente e/ou eficaz com outras empresas em seu setor. 

Sendo assim, no caso do comércio eletrônico, é algo que uma loja faz melhor do que outra em um determinado nicho.

Vale ressaltar que a vantagem competitiva pode ser sustentável a longo prazo e é essencial para o sucesso contínuo do negócio. Vamos a um exemplo?

Supondo que uma determinada loja virtual possui:

  • Logística bem desenvolvida;
  • Armazéns em locais estratégicos;
  • Rotas otimizadas de entrega;
  • Parcerias com transportadoras de confiança. 

Então, certamente ela pode oferecer um serviço de entrega mais rápido e eficiente do que outras empresas do mesmo setor. 

Pois isso é uma vantagem competitiva que permite reduzir os custos de envio para seus clientes e ganhar uma fatia maior do mercado.

Enquanto isso, o diferencial competitivo é uma característica única oferecida por uma empresa que a difere das suas concorrentes. 

É o que torna a loja virtual distinta e especial, podendo ser usado para atrair clientes e conquistar fidelidade. 

Dessa maneira, o diferencial competitivo pode ser um produto exclusivo, um serviço excepcional, uma experiência de compra personalizada, entre outros. 

Embora ele possa aumentar a vantagem competitiva geral de uma empresa, nem sempre é suficiente para garantir uma vantagem duradoura. Veja outro exemplo:

Digamos que uma loja virtual de produtos artesanais ofereça um serviço personalizado de gravação a laser em todos os itens da sua coleção. 

Logo, entendemos que essa diferenciação a torna única no mercado e ajuda a atrair clientes que valorizam esse toque pessoal em seus produtos. 

Afinal, embora possa ser imitado por outros concorrentes, a exclusividade dessa loja, é um diferencial competitivo eficaz que consegue destacá-la dos demais.

Como criar diferenciais competitivos no e-commerce?

Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para criar diferenciais no e-commerce. Veja algumas delas:

  • Preços competitivos: oferecer preços baixos é uma maneira óbvia de atrair clientes. No entanto, essa estratégia nem sempre é suficiente para construir uma empresa duradoura;
  • Entrega rápida: opções de entrega rápida podem ser um grande diferencial competitivo, especialmente se outras empresas do mesmo nicho demorarem muito a entregar produtos;
  • Frete grátis: disponibilizar frete grátis é outra maneira de incentivar as pessoas a comprar em sua loja virtual;
  • Produtos exclusivos: ofertar produtos exclusivos/ difíceis de encontrar em outros lugares pode atrair clientes mais exigentes ou dispostos a pagarem mais;
  • Personalização: oferecer opções de personalização, como gravuras ou bordados personalizados, pode ajudar a diferenciar sua empresa de outras.
  • Interface amigável: ter uma interface fácil de usar e acessível pode fazer com que os clientes voltem em seu site.

Além dessas estratégias, existem outras formas de se destacar no mercado online, como por exemplo, oferecer conteúdo relevante, investir em marketing digital e estar sempre atento às tendências do mercado. Veja algumas dicas a seguir.

3 dicas para criar diferenciais competitivos no e-commerce

Para ajudar lojas virtuais a criarem diferenciais no e-commerce, a Empreender desenvolveu diversos aplicativos.

Hoje mencionaremos três funcionalidades que podem ser de grande valia para o seu negócio:

Tenha um banco de imagens para loja virtual

Com acesso a uma ampla variedade de imagens de alta qualidade, as empresas podem melhorar a estética de seus sites e catálogos de produtos, gerando maior interesse e engajamento por parte dos clientes.

Para isso, podem contar com o aplicativo 365 Artes, ferramenta que disponibiliza diariamente criativos para alimentar as redes sociais e loja com imagens editáveis de diversos tipos (banners, selos, etc.).

Use e abuse de Landing Page

O ser humano é visual, por isso ter um aplicativo para criar páginas mais atrativas e eficientes para promover seus produtos e ofertas especiais é uma ótima ideia.

Com o app Landing Page, é possível criar páginas de venda, páginas de agradecimento e muito mais, com poucos cliques, apenas no modelo arrasta e solta.

Importe comentários com o Lily Reviews

Este aplicativo permite adicionar automaticamente comentários aos produtos, incentivando os clientes a deixarem suas opiniões após as compras.

O Lily Reviews traz um grande diferencial competitivo porque ativa o gatilho da prova social e garante confiabilidade para a sua loja virtual, inclusive diminuindo o abandono de carrinhos.

Afinal, criar diferenciais competitivos é fundamental para se destacar no mercado online e os apps da Empreender auxiliam nessa jornada.

No entanto, é importante lembrar que é preciso estar sempre atento às mudanças do mercado, investir em tecnologia, além de oferecer um atendimento personalizado.

Com dedicação e planejamento, é possível alcançar o sucesso no e-commerce e obter excelentes resultados, conquistando vantagem competitiva. Conte com a Empreender!