Como agregar valor aos produtos? 5 ideias para lojas virtuais

No cenário competitivo do e-commerce, é essencial encontrar maneiras de se destacar e agregar valor aos produtos oferecidos, não é mesmo? 

Neste artigo, exploraremos cinco ideias práticas e eficazes para ajudar as lojas virtuais a se diferenciarem, conquistarem a confiança dos clientes e aumentarem as vendas. 

Descubra como você pode agregar valor aos seus produtos e alcançar o sucesso no mercado online.

1. Ofereça uma experiência de compra personalizada

Essa é uma estratégia poderosa para agregar valor aos produtos em uma loja virtual, por isso é fundamental conhecer bem o seu público-alvo.

Desse modo, você pode criar ofertas personalizadas que atendam preferências e necessidades específicas. 

Consequentemente, os seus clientes se sentem únicos e valorizados, fortalecendo o vínculo com sua marca. 

Vejamos algumas ideias práticas de como oferecer uma experiência de compra personalizada:

Recomendações com base no histórico de compras 

Utilize algoritmos de recomendação para sugerir produtos adicionais com base no histórico de compras do cliente. 

Por exemplo, se ele comprou um smartphone, você pode recomendar acessórios compatíveis, como capas protetoras, carregadores ou fones de ouvido. 

Essas recomendações mostram que você entende as necessidades do cliente e está oferecendo soluções relevantes enquanto economizam tempo procurando.

Customização de produtos

Você já pensou em oferecer aos clientes a opção de customizar produtos de acordo com as preferências deles?

Por exemplo, se você vende joias, permita que os clientes escolham o tipo de metal, pedra preciosa ou gravação personalizada.

Essa possibilidade de personalização permite que os clientes criem produtos exclusivos e sob medida, tornando a experiência de compra especial e única.

O aplicativo Campo Personalizado é uma ferramenta simples que resolve facilmente essa questão. Veja um exemplo para loja Shopify:

Comunicação direcionada

Utilize dados de comportamento do cliente para enviar comunicações direcionadas e relevantes. 

Por exemplo, se um cliente adicionou um item ao carrinho, mas não concluiu a compra, envie um e-mail personalizado com um lembrete e talvez até um incentivo, como um cupom de desconto

Isso demonstra interesse genuíno em ajudar o cliente a tomar a decisão de compra e pode aumentar as taxas de conversão, evitando carrinhos abandonados.

Ao oferecer uma experiência de compra personalizada, você não apenas aumenta o valor percebido pelos clientes, mas também fortalece a fidelidade à sua marca. 

O aplicativo SAK, envia mensagens personalizadas para o WhatsApp dos clientes e é desse modo, você se aproxima ao mesmo tempo em que lembra sobre a finalização da compra.

2. Forneça informações detalhadas e relevantes

Uma maneira simples de ganhar vantagem competitiva é fornecer informações detalhadas e relevantes sobre seus produtos, para agregar valor à experiência de compra dos seus clientes. 

Afinal, essas informações ajudá-los a tomarem decisões assertivas e reduzem a incerteza em relação aos produtos que desejam adquirir. Veja algumas dicas:

Descrições completas e precisas

Crie descrições de produtos que sejam claras, concisas e abrangentes. Sendo assim inclua informações relevantes como:

  • Características técnicas;
  • Materiais utilizados;
  • Dimensões;
  • Peso;
  • Tamanhos;
  • Cores disponíveis. 

Além disso, descreva os benefícios e as principais características que tornam o produto único. 

Portanto, evite usar apenas descrições genéricas e destaque aspectos que possam ser relevantes para o público-alvo específico.

Ao adicionar produtos em massa, sobra mais tempo para pensar em tudo isso. Dessa maneira, o aplicativo Automágico chegou para te ajudar:

Instruções de uso e guias

Para produtos mais complexos, como eletrônicos ou aparelhos, forneça instruções de uso detalhadas.

Assim, você ajuda os clientes a entenderem como utilizar o produto corretamente e aproveitar todos os seus recursos. 

Além disso, considere a criação de guias de uso ou tutoriais em vídeo para mostrar como o produto pode ser usado de maneira eficaz. 

Isso não apenas demonstra cuidado com o cliente, mas também ajuda a reduzir as chances de devoluções ou insatisfação por uso incorreto.

Você pode até mesmo vender infoprodutos com essas informações mais avançadas usando o Dijital:

Avaliações e depoimentos de clientes

Inclua avaliações e depoimentos de clientes que compraram e utilizaram o produto. Afinal, essas opiniões fornecem uma perspectiva real e imparcial sobre a qualidade e a experiência de uso do produto.

Além disso, os clientes confiam nas avaliações de outros compradores para tomar decisões de compra. 

Usando o SAK e o Lily Reviews, você pode pedir feedback automaticamente logo após os clientes receberem os produtos:

3. Ofereça suporte pós-venda excepcional

Essa é mais uma estratégia fundamental para agregar valor aos produtos e fortalecer o relacionamento com os clientes. 

Ao disponibilizar canais de comunicação direta e eficiente, você está demonstrando um compromisso com a satisfação do cliente e transmitindo confiança em relação à qualidade dos seus produtos.  Confira algumas ideias:

Canais de comunicação acessíveis

Disponibilize diversos canais de comunicação para que os clientes possam entrar em contato facilmente com dúvidas ou problemas. 

Isso pode incluir chat ao vivo no site da loja, suporte por e-mail, telefone ou até mesmo suporte via redes sociais. 

Porém, se certifique de que esses canais sejam visíveis e facilmente acessíveis em seu site.

Resposta rápida e eficiente

Responda prontamente às solicitações dos clientes, seja por telefone, e-mail ou chat ao vivo. 

A agilidade no atendimento mostra que você valoriza a preocupação dos clientes e está disposto a ajudá-los prontamente. 

Estabeleça metas de tempo de resposta e treine sua equipe para fornecer suporte de alta qualidade.

Resolução de problemas

Ao lidar com problemas ou reclamações dos clientes, seja proativo e esforce-se para resolver a situação de forma rápida e eficaz. 

Ofereça soluções que atendam às necessidades do cliente e trabalhe para superar suas expectativas. 

Lembre-se de que transformar uma experiência negativa em uma positiva pode resultar em uma fidelização ainda maior do cliente.

Acompanhamento pós-venda

Após a conclusão de uma compra, faça um acompanhamento pós-venda para garantir a satisfação do cliente. 

Envie um e-mail ou mensagem para verificar se o cliente está satisfeito com a compra e se precisa de alguma assistência adicional. 

Essa ação mostra que você valoriza a opinião do cliente e está disposto a ajudar mesmo após a venda.

Como agregar valor aos produtos? 5 ideias para lojas virtuais

4. Utilize estratégias de marketing digital

Atualmente, utilizar estratégias de marketing digital é essencial para agregar valor aos produtos em uma loja virtual. 

Pois ele oferece inúmeras oportunidades para alcançar um público mais amplo, envolver os clientes de maneira significativa e aumentar a visibilidade da sua marca. 

Veja algumas ideias de como utilizar estratégias de marketing digital para agregar valor aos seus produtos:

Criação de conteúdo relevante

Invista na criação de conteúdo relevante e útil em blogs e nas redes sociais. Por exemplo, se você vende produtos de beleza, pode criar tutoriais de maquiagem, dicas de cuidados com a pele ou recomendações de produtos. 

Esse tipo de conteúdo atrai os clientes interessados nesse nicho específico, além de posicionar sua marca como uma autoridade no assunto.

Outra possibilidade interessante, é contratar um influenciador digital relevante para divulgar os seus produtos. O aplicativo Ovni, permite encontrar o match ideal:

Utilização de técnicas de SEO

Aplique técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar a visibilidade da sua loja virtual nos motores de busca, como o Google. 

Sendo assim, otimize as descrições de produtos, crie títulos e URLs amigáveis, utilize palavras-chave relevantes e faça link building. 

Desse modo, é possível aumentar o tráfego orgânico para sua loja virtual e atrair clientes qualificados que estão procurando pelos produtos que você oferece.

Engajamento nas redes sociais

Esteja presente nas principais redes sociais e utilize-as como um canal para interagir com os clientes. 

Compartilhe conteúdo interessante, responda a comentários e mensagens, promova ofertas exclusivas e promova a participação dos clientes por meio de concursos ou enquetes. 

O engajamento nas redes sociais permite construir relacionamentos sólidos com os clientes, aumentar o alcance da sua marca e gerar buzz em torno dos seus produtos.

5. Proporcione uma experiência de checkout simplificada

Um processo de checkout rápido, fácil e seguro é crucial para garantir a satisfação do cliente e aumentar as chances de conversão. 

Além disso, é uma ótima forma de agregar valor aos produtos em uma loja virtual. Confira algumas dicas para simplificar a finalização das compras dos seus clientes:

Implementação de um sistema de pagamento seguro e intuitivo

Escolha um sistema de pagamento confiável que ofereça segurança e praticidade aos seus clientes e observe se o processo de pagamento é intuitivo, com etapas claras e simples. 

Evite solicitar informações desnecessárias e ofereça opções de pagamento populares, como cartões de crédito, PIX e boleto, para atender às preferências dos seus clientes.

Utilização de um carrinho de compras simplificado

Garanta que o carrinho de compras seja fácil de usar e entender. Os clientes devem ser capazes de:

  • Adicionar ou remover itens facilmente;
  • Visualizar o total da compra;
  • Calcular o frete;
  • Aplicar códigos de desconto, etc.

Considere também a opção de salvar itens no carrinho para uma compra posterior, permitindo que os clientes voltem facilmente aos produtos que desejam adquirir.

Oferta de descontos exclusivos para finalizar a compra imediatamente

Incentive os clientes a finalizar a compra imediatamente oferecendo descontos exclusivos ou promoções especiais. 

Por exemplo, você pode oferecer um desconto adicional para pedidos concluídos em um determinado período. 

Isso cria um senso de urgência e motiva os clientes a aproveitarem a oferta, contribuindo para uma maior taxa de conversão.

Se você tem uma loja na Nuvemshop, vale a pena conhecer o aplicativo Super Checkout.

Lembre-se de testar regularmente o processo de checkout e fazer ajustes com base no feedback dos clientes para garantir uma experiência otimizada.

Conclusão

Ao agregar valor aos produtos da sua loja virtual, você estará construindo uma vantagem competitiva no mercado. 

Sendo assim, implemente essas cinco ideias abordadas ao longo do texto e veja como seu negócio se destaca no e-commerce. 

Não esqueça de adaptar essas estratégias de acordo com o seu público-alvo e o tipo de produtos que você oferece. 

Além disso, usando os apps da Empreender, o seu negócio estará mais preparado para conquistar e fidelizar clientes, alcançando o verdadeiro sucesso. 

Que tal agregar valor aos produtos da sua loja virtual? Assine o Empreender Plus agora!