A Black Friday é uma das datas comemorativas mais lucrativas para o e-commerce. Todos os anos milhões de consumidores vão às compras em busca das melhores ofertas e promoções.

Buscar formas de chamar a atenção dos consumidores e se diferenciar da concorrência é fundamental para obter bons resultados. A comunicação visual é uma das formas de preparar o ambiente para o grande evento.

Neste artigo, você vai entender o que é comunicação visual, qual a importância de adaptá-la na Black Friday, como mudar a comunicação visual do seu e-commerce e onde encontrar as peças gráficas para isso.

Além disso, você vai descobrir como participar de um evento exclusivo onde diversos especialistas vão compartilhar seus segredos para vender na Black Friday. Boa leitura!

O que é comunicação visual

A comunicação óptica envolve a arte de comunicar mensagens e conceitos por meio de recursos visuais, como cores, tons, ilustrações, contornos, letras estilizadas e outros elementos gráficos. 

Usada desde os primórdios, a comunicação visual mantém sua relevância arraigada na sociedade contemporânea.

Essa abordagem viabiliza a transmissão de mensagens de modo inequívoco e direto, prescindindo da necessidade de palavras. Dessa forma, a mensagem pode ser facilmente compreendida por qualquer indivíduo.

A importância da comunicação visual na Black Friday

Você já notou como na época próxima do Natal os shoppings são decorados? Centenas de enfeites para todos os lados, uma decoração aconchegante e convidativa. 

Tudo isso é feito pela comunicação visual do ambiente e ajuda a criar o que chamamos de espírito natalino. E não se trata de uma exclusividade de lojas físicas.

Adaptar a imagem da loja virtual em datas comemorativas é uma forma de preparar o cliente e gerar empolgação para as promoções. É como se a loja virtual criasse um ambiente propício para isso, incentivando as compras.

A Black Friday é um dos eventos de compras mais aguardados do ano. A adaptação da comunicação visual da loja virtual, com elementos que remetem à Black Friday, como banners, promoções visuais e cores temáticas, ajuda a atrair a atenção dos clientes e a destacar a loja em meio à concorrência.

Uma comunicação visual adaptada pode enfatizar prazos limitados e promoções exclusivas da Black Friday, criando um senso de urgência que incentiva os clientes a agir imediatamente.

Além disso, em tempos de Black Friday alguns lojistas optam por fazer promoções de produtos determinados ao invés de colocar toda a loja em oferta. Com a comunicação visual própria para o evento, os consumidores são informados em tempo real sobre quais produtos estão com desconto.

Saiba mais: Comunicação visual: entenda a importância para a loja virtual

Como adaptar a comunicação visual da loja virtual na Black Friday

A Black Friday é um dos eventos de compras mais importantes do ano, e a maneira como você adapta a comunicação visual de sua loja virtual impacta diretamente na atração de clientes e no sucesso das vendas. 

Trazer uma identidade visual com elementos pretos e cores de impacto em contraste pode ser muito eficaz. Neste tópico trouxemos algumas formas de adaptar a comunicação visual da sua loja virtual.

Selos 

Os selos são elementos expostos no produto e são usados principalmente para destacar descontos, reforçar a qualidade dos produtos, gerar escassez na oferta e em épocas temáticas, como a Black Friday. 

Banners

Banners são peças de divulgação que podem ser expostas tanto em sites da internet, como mídia paga, quanto na própria loja virtual.

Por seu tamanho, os banners chamam bastante a atenção dos usuários que rolam pela tela. É uma excelente forma de divulgar os produtos com maior expectativa de vendas, além de reforçar a escassez das promoções.

Anúncios 

Os anúncios online são uma das melhores formas de aumentar o alcance das ofertas e atingir em maior número o público-alvo, ainda que nunca tenham comprado na loja virtual. 

Na época da Black Friday, os consumidores estão atentos às ofertas e em busca das melhores oportunidades de compra. Sendo assim, anúncios com uma identidade visual que remete a essa data chamam muito mais atenção. 

Criativos com um fundo preto e textos grandes em amarelo ou vermelho são uma boa escolha.

Posts nas redes sociais

As redes sociais são muito importantes na antecipação da Black Friday. A antecipação consiste na estratégia de criar expectativa nos consumidores para o evento desejado.

Para isso, o lojista pode fazer pequenas prévias do que estará em oferta durante a Black Friday quais condições especiais serão oferecidas, qual a estimativa de descontos, etc.

Mudar a identidade visual do perfil nas redes sociais um período antes da Black Friday também é uma forma de gerar antecipação para o evento. 

Todas as peças gráficas citadas neste texto (selos, banners, anúncios, posts para redes sociais) estão disponíveis no aplicativo 365 Artes

Além das peças exclusivas para Black Friday, o aplicativo conta com centenas de imagens completamente editáveis, feitas para o e-commerce. Sendo assim, o lojista pode adaptar qualquer imagem.

Descubra todos os segredos para vender na Black Friday

A comunicação visual da durante o período de Black Friday é um dos pilares para atingir sucesso nas vendas, mas não é o único. Uma boa campanha exige planejamento antecipado e estratégias de marketing validadas para ser eficaz.

Pensando nisso, a Empreender desenvolveu o evento BFCM (Black Friday & Cyber Monday) e convidou diversos especialistas na área para compartilhar seus melhores segredos de vendas. 

Após esse evento, você vai saber exatamente o que fazer para ter a melhor Black Friday do seu negócio até agora. 

Se você deseja descobrir todos os segredos para vender na Black friday, inscreva-se aqui.