O e-commerce regional é uma vertente do comércio eletrônico que se diferencia pelo foco em atender consumidores de uma determinada região, como uma cidade ou estado, ao invés de buscar um alcance global.
Enquanto o e-commerce tradicional aproveita a capacidade de vender para qualquer lugar do mundo, o e-commerce regional concentra-se em atender com maior eficiência e rapidez a comunidade local.
Neste artigo, você vai entender o que é e-commerce regional, quais as vantagens de vender para clientes de uma região específica e quais os melhores nichos para esse mercado.
O que é um e-commerce regional
O setor do comércio eletrônico é um dos que mais cresce na internet. Uma das suas características que o diferencia do mercado tradicional é a possibilidade de alcance global que uma loja virtual possui.
Enquanto uma loja física tem capacidade de atender pessoas que frequentam seus arredores, um e-commerce pode vender para pessoas em qualquer lugar do mundo a qualquer hora do dia. Por isso, se tornou um mercado bilionário e que cresce cada dia mais.
Contudo, na contramão dos e-commerces globais surge o e-commerce regional.
Enquanto outras lojas buscam atender cada vez mais pessoas, o e-commerce regional concentra seus produtos e serviços nos consumidores de uma determinada região, como cidade ou estado.
Vale a pena investir nesse modelo de e-commerce?
A verdade é que construir um negócio altamente escalável com fluxos de entregas para diversas regiões não é o desejo de todo mundo. Algumas pessoas podem preferir investir apenas em sua própria região e alguns nichos podem se beneficiar dessa estratégia. Neste tópico vamos conferir algumas vantagens do e-commerce regional.
Entregas mais rápidas
Uma das vantagens do e-commerce regional é que os produtos estão mais próximos do endereço final e, por isso, as entregas são muito mais rápidas. Isso permite que os clientes recebam suas encomendas em menos tempo, o que aumenta sua satisfação e possibilidade de fidelização.
Além disso, a logística reversa em caso de troca ou devolução, também é muito mais simples.
Fretes mais baratos
Além de serem mais rápidas, as entregas em um e-commerce regional tendem a ser mais baratas. Os custos de transporte são menores devido à proximidade entre o ponto de origem e o destino, o que resulta em preços de frete mais atrativos para os clientes.
Outra vantagem é que, com os preços mais baixos do frete, é mais simples realizar campanhas com frete grátis sem correr o risco de sair no prejuízo.
O frete é uma das maiores dores dos consumidores no comércio eletrônico. Segundo as pesquisas na área, os preços elevados são o principal fator para abandono de carrinhos.
Por outro lado, em campanhas promocionais, os consumidores tendem a preferir o frete grátis a descontos nos produtos.
Não há dúvida que o frete impacta diretamente nas decisões de compras dos consumidores. Quando o lojista tem a possibilidade de usar esse fator como diferencial competitivo, deve aproveitá-la.
Leia também: Frete como estratégia: como aplicar no e-commerce
Vendas 24 horas por dia
Assim como qualquer e-commerce tradicional, uma loja virtual regional tem como vantagem o fato de que os consumidores podem fazer compras a qualquer hora do dia, sem as limitações de horário de funcionamento de uma loja física.
Isso oferece conveniência e flexibilidade aos clientes, que podem comprar quando for mais conveniente para eles, aumentando as oportunidades de vendas para o comerciante.
Melhores nichos de e-commerce regional
Qualquer lojista pode fazer um e-commerce regional. Ainda assim, alguns nichos se beneficiam especialmente desse modelo de negócio. Neste tópico vamos explorar os principais.
Produtos personalizados
Produtos personalizados são confeccionados de acordo com as preferências individuais de cada cliente. As opções de personalização mais frequentes incluem a escolha de logotipos, cores, mensagens gravadas no item, estampas, entre outros detalhes.
Por serem itens únicos, os produtos personalizados possuem um valor agregado significativo, proporcionando uma experiência de compra mais gratificante para o consumidor.
Essa estratégia é amplamente utilizada em segmentos como moda, acessórios, brindes, decoração, artesanato e produtos promocionais.
Devido a pessoalidade do produto e a fragilidade que geralmente possuem, esse nicho se beneficia muito do e-commerce regional. Os produtores conseguem aumentar sua base de clientes enquanto mantém a proximidade que a personalização exige.
Leia também: Lista dos produtos personalizados mais vendidos na internet
Produtos artesanais
Produtos artesanais são um excelente meio para quem deseja empreender na internet. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 67% dos municípios no país têm o artesanato presente na economia, é um mercado que movimenta R$ 50 bilhões de reais anualmente no Brasil e é a fonte de sustento de mais de 10 milhões de brasileiros.
É uma atividade econômica extremamente importante para a economia do Brasil.
Esse é um mercado que já está em expansão no país e que deve crescer ainda mais nos próximos anos. Com a possibilidade de divulgação online, um artesão tem a possibilidade de vender suas peças para mais pessoas.
Seguindo a mesma lógica dos produtos personalizados, os produtos artesanais se beneficiam muito do e-commerce regional por serem itens frequentemente mais frágeis.
Saiba mais: Como montar uma loja virtual de artesanato
Lojas de comidas e bebidas
O segmento de alimentos e bebidas tem se destacado como um dos mais promissores do e-commerce no Brasil, registrando um crescimento significativo na demanda por canais online. Essa mudança foi em grande parte impulsionada pela pandemia de 2020.
Com as restrições de circulação impostas, os consumidores começaram a recorrer a soluções online para diversas atividades cotidianas, incluindo a compra de alimentos. De acordo com um estudo da Neotrust e da Compre&Confie, as vendas nesse setor aumentaram 241%.
Hoje, o setor segue crescendo e fazendo muitas vendas online. Por se tratar do ramo alimentício, esse é um dos nichos que mais se beneficia do e-commerce regional. Principalmente quando existem produtos perecíveis no catálogo, como uma loja de vinhos e queijos, por exemplo.
Esses são alguns exemplos de como montar um e-commerce regional e suas vantagens. Se você tem interesse em atender clientes de uma região específica com qualidade, não deixe de aproveitar as soluções da Empreender.