Downsell no e-commerce: 7 estratégias para não perder vendas

O downsell no e-commerce é uma estratégia que pode ser usada em vários momentos para evitar carrinhos abandonados e aumentar a taxa de conversão.

Por exemplo, quando o cliente recusa uma oferta mais cara ou decide não prosseguir com uma compra.

Continue lendo e confira dicas para a sua loja virtual!

Quando usar o downsell?

No contexto do comércio eletrônico, alguns momentos que valem a pena usar o downsell são:

O seu público-alvo é sensível a preço

O seu público está mais preocupado com o preço do que com os recursos e/ou qualidade de um produto ou serviço?

Então, o downsell pode ser uma boa maneira de converter clientes que estão hesitantes em comprar o produto ou serviço principal.

Margem de lucro bem estabelecida

Caso sua margem de lucro seja alta o suficiente para compensar a redução do ticket médio o downsell também pode valer a pena.

Porém, se ela for baixa, talvez não compense a redução do lucro por venda individual.

O seu objetivo é aumentar a conversão

O downsell no e-commerce é uma estratégia eficaz para aumentar a conversão, mas não é a melhor estratégia para aumentar o faturamento bruto.

Você tem os recursos disponíveis para implementar o downsell? Então invista na criação de boas páginas de venda e campanhas eficazes.

Confira a seguir algumas situações em que o downsell pode valer a pena e como pode ser aplicado.

7 estratégias de downsell para lojas virtuais

  1. Recuperação de carrinho abandonado
  2. Recusa de upsell
  3. Descontos personalizados
  4. Pacotes promocionais
  5. Produtos relacionados
  6. Ofertas temporárias
  7. Programas de fidelidade

1. Recuperação de carrinho abandonado

Se um cliente adicionou produtos ao carrinho, mas abandonou a compra, você pode enviar uma mensagem oferecendo um produto similar de menor valor.

Desse modo, mostre o valor agregado e incentivo a conclusão da compra .

Portanto, clientes que abandonam o carrinho oferecem uma oportunidade excelente para aplicar estratégias de downsell no e-commerce. 

Envie e-mails personalizados com ofertas exclusivas para produtos similares ou versões mais básicas. 

Além disso, usando o aplicativo SAK, é possível enviar lembretes de pagamento para o número do WhatsApp dos seus clientes. Veja como:

https://youtu.be/f-Md2c3-B5A?feature=shared

2. Recusa de upsell

Quando o cliente recusa uma oferta de upsell para um produto mais caro, oferecer um produto similar ou uma versão mais básica a um preço menor pode ser uma maneira de manter o cliente interessado.

Nesses casos, manter o cliente engajado é crucial. Então. apresente alternativas, como produtos similares ou versões mais básicas, a um preço menor. 

Destaque os benefícios e o valor dessas opções para garantir que o cliente não apenas permaneça interessado, mas também efetue a compra.

3. Descontos personalizados

Ao detectar indecisões durante a navegação no site, você pode oferecer descontos personalizados ou promoções especiais para incentivar a compra de um produto de menor valor.

Portanto, essa pode ser a chave para conquistar a confiança e a lealdade do cliente, mesmo em transações de menor valor.

Mostre ao cliente que sua preferência é valorizada, tornando a decisão de compra mais fácil e atraente.

4. Pacotes promocionais

Crie pacotes promocionais que incluam o produto inicialmente considerado, juntamente com outros produtos de menor valor. 

Afinal, isso pode atrair o cliente com uma oferta mais atraente.

Além disso, a criação de pacotes promocionais que incluem tanto o produto inicialmente considerado quanto outros de menor valor pode ser uma estratégia eficaz. 

Sendo assim, você estimula o cliente a explorar uma variedade de produtos, potencializando as oportunidades de venda.

5. Produtos relacionados

Apresente produtos relacionados ou complementares de menor custo quando um cliente visualiza um produto mais caro. 

Isso pode aumentar as chances de conversão, mesmo que seja para um item de preço mais baixo, ou seja, um downsell no e-commerce bastante eficaz.

Desse modo, o cliente encontra opções mais acessíveis sem sacrificar a qualidade ou a relevância do produto.

6. Ofertas temporárias

Ofereça descontos temporários ou promoções exclusivas para produtos de menor valor, incentivando os clientes a aproveitar a oportunidade antes que ela expire.

Por isso, essas estratégias podem criar uma sensação de urgência, pois gera a motivação  imediata, aumentando as chances de conversão.

7. Programas de fidelidade

Implemente programas de fidelidade que ofereçam recompensas ou descontos progressivos com base no histórico de compras. 

Isso pode encorajar os clientes a realizar compras recorrentes, mesmo que inicialmente optem por produtos mais baratos.

Dessa forma, você os tranquiliza, sabendo que estão investindo em uma relação duradoura com sua marca.

Lembre-se de que a chave para um downsell eficaz é entender as necessidades e preferências do cliente, oferecendo soluções alternativas que ainda agreguem valor. 

Personalizar as ofertas com base no comportamento do cliente pode aumentar a probabilidade de conversão durante o downsell.

Dicas para um downsell eficaz

Se você decidir usar o downsell no e-commerce, é importante implementá-lo da maneira certa. Veja algumas dicas:

  • Ofereça um produto ou serviço realmente mais barato ou com menos recursos: o downsell deve ser uma alternativa atraente para o cliente, mas não deve desvalorizar o produto ou serviço principal.
  • Use a escassez e urgência com cuidado: ferramentas eficazes para impulsionar as vendas, mas é importante usar com cuidado para não parecer desesperado.
  • Torne a página de downsell visualmente distinta da página principal: a página de downsell deve ser clara e concisa, e deve ser fácil para o cliente entender a oferta.
  • Teste diferentes ofertas e mensagens para ver o que funciona melhor com o seu público.

Então perceba que vale a pena usar essas estratégias no seu negócio e conferir os resultados! 

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