Margem de lucro no e-commerce: como achar produtos vencedores

Se você é um empreendedor digital, sabe que encontrar produtos vencedores realmente ajuda a ter uma boa margem de lucro no e-commerce.

Empreender online e conquistar a independência financeira na internet é possível, mas para obter sucesso, é importante vender o que as pessoas desejam no momento. 

Neste artigo, vamos falar sobre a relevância da margem de lucro no e-commerce e onde achar produtos com maior margem de lucro, para que o seu negócio atinja bons rendimentos.

O que é e qual a margem de lucro no e-commerce?

A margem de lucro no e-commerce  varia de 20%a 50% e está ligada à diferença entre o preço de venda do produto e os custos envolvidos na sua produção e/ou importação.

Os percentuais impactam na rentabilidade e saúde financeira e mudam conforme alguns fatores que abordaremos ao longo deste texto.

Mas, você sabia que existe mais de um tipo de margem de lucro? Aprenda sobre cada um deles no próximo tópico e entenda a melhor forma de achar produtos vencedores.

Quais são os tipos de margem de lucro?

Cada tipo de margem de lucro, traz uma informação relevante que permite ter uma visão completa e mais abrangente do seu negócio.

Por isso, antes de descobrir como escolher a margem de lucro no e-commerce, vamos falar sobre os 3 tipos existentes:

  • Margem bruta: é a diferença entre o preço de venda e o custo do produto;
  • Margem líquida: é a margem bruta menos as despesas fixas e variáveis do negócio; 
  • Margem de contribuição operacional: é a margem bruta menos as despesas variáveis do negócio.

Para entender melhor a diferença entre cada tipo, imagine que um dropshipper comprou um produto no AliExpress por R$50,00 e vendeu por R$100,00 na sua loja virtual. 

Agora sim, podemos ir aos cálculos dos três tipos de margens de lucro:

1. Margem bruta: receita de venda de mercadorias – custo de mercadorias

No caso do exemplo acima, para encontrar a margem bruta, é necessário fazer o seguinte cálculo: (R$50,00/R$100,00) x 100 = 50%. 

Dessa maneira, o lucro bruto será de R$50,00, pois R$100,00 – R$50,00 = R$50,00.

2. Margem líquida: receita total – todos os custos

Supondo que as despesas fixas e variáveis sejam de R$20,00 por produto vendido, então temos: R$100,00 – R$50,00 – R$20,00 = R$30,00. 

Desse modo, para definir a margem líquida, basta seguir o cálculo: (R$30,00/R$100,00) x 100 e o resultado será a porcentagem de 30%.

3. Margem de contribuição operacional: receita total – despesas variáveis

Supondo que as despesas variáveis sejam de R$10,00 por produto vendido, temos: R$100,00 – R$50,00 – R$10,00 = R$40,00. 

Portanto, a margem de contribuição será de 40%, pois (R$40,00/R$100,00) x 100 = 40%.

Agora que você sabe o que é margem de lucro no e-commerce e os seus tipos, vamos falar sobre como escolher a margem de lucro ideal para a sua loja virtual. 

Margem de lucro no e-commerce: como achar produtos vencedores

Como escolher a margem de lucro ideal?

Primeiro, é preciso ter em mente que a escolha da margem de lucro no e-commerce depende de vários fatores, como:

  • Nicho;
  • Concorrência;
  • Custos envolvidos na produção;
  • Custos operacionais;
  • Demanda;
  • Preço de venda do produto, etc.

Sendo assim, a margem de lucro no e-commerce ideal para a sua loja, depende do tipo de produto, dos custos e do preço que o mercado está disposto a pagar. 

Este último fator é importante para a precificação, porque uma margem muito alta pode afastar clientes e uma margem muito baixa pode não ser viável financeiramente.

Por exemplo, se você faz dropshipping de produtos de beleza pode ter uma margem de contribuição maior do que alguém que revende produtos de baixo valor agregado. 

Porém, se a margem for muito alta, pode ser que os clientes optem por comprar em outra loja virtual que ofereça preços mais competitivos.

Dessa maneira, anote todos os valores, faça cálculos e um planejamento estabelecendo estratégias para atrair clientes e garantir a sustentabilidade do seu negócio.

Vale ressaltar que embora não haja um limite estabelecido para a margem de lucro no e-commerce, órgãos como o PROCON fiscalizam as práticas abusivas.

No próximo tópico, vamos falar sobre os nichos mais lucrativos no e-commerce e como encontrar produtos vencedores.

Quais os nichos mais lucrativos no e-commerce?

Além de entender a importância da margem de lucro para o seu negócio, é fundamental saber em quais nichos é possível obter maior margem de lucro no e-commerce. 

Segundo a 46ª edição do Webshoppers, as categorias de produtos mais vendidos na internet em 2022, considerando o número de pedidos, foram:

  1. Casa e Decoração (13%);
  2. Alimentos e Bebidas (12%);
  3. Perfumaria e Cosméticos (12%);
  4. Moda e Acessórios (9%);
  5. Eletrodomésticos (9%);
  6. Esporte e Lazer (6%);
  7. Saúde (6%);
  8. Bebês e Companhia (4%);
  9. Telefonia (4%);
  10. Informática (4%);
  11. Eletrônicos (3%);
  12. Construção e Ferramentas (2%).

Porém, isso não significa que esses sejam os nichos mais lucrativos para a sua loja virtual, uma vez que a concorrência pode ser alta e a margem de lucro mais baixa. 

Para encontrar os nichos mais rentáveis, é importante pesquisar e analisar o mercado que deseja atuar, identificar necessidades não atendidas e explorar novas oportunidades.

Afinal, para aumentar o ticket médio e as chances de ter uma boa margem de lucro no e-commerce, é essencial encontrar produtos vencedores. 

Quando se trata de escolher um nicho, lembre-se de considerar a margem de lucro no e-commerce, bem como a demanda do mercado.

Além disso, alguns nichos são mais lucrativos do que outros, esteja ciente disso antes de tomar uma decisão.

Leia também: 8 dicas para aumentar as vendas online em 2023

Quais são os nichos mais lucrativos no dropshipping?

Os nichos mais lucrativos no dropshipping são aqueles com margens de lucro mais altas e demanda constante, resultando na popularidade dos produtos vencedores. 

Assim como no e-commerce tradicional, os nichos mais lucrativos no dropshipping podem variar de acordo com diversos fatores que interferem na margem de lucro no e-commerce. 

Porém, alguns nichos que apresentam potencial para obter margens de lucro mais altas na venda sem estoque são: 

  • Roupas;
  • Bijuterias;
  • Produtos de beleza; 
  • Acessórios para pets; 
  • Produtos fitness; 
  • Eletrônicos;
  • Produtos para cozinha, etc.

Leia também: Fornecedores de dropshipping nacional: 6 opções com estoque no Brasil 

Margem de lucro no e-commerce: como achar produtos vencedores

Como achar e escolher produtos vencedores?

Agora que você aprender sobre margem de lucro no e-commerce e conhece alguns dos nichos mais lucrativos, é hora de achar produtos vencedores para a sua loja.

Existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para encontrá-los, que fazem parte da técnica chamada de “mineração”.

Aliás, em nosso blog já falamos sobre o que é e como fazer a Mineração de produtos para dropshipping no AliExpress.

Afinal, essa é uma das melhores maneiras de escolher produtos vencedores no dropshipping e melhorar a margem de lucro no e-commerce.

Onde encontrar produtos vencedores para dropshipping?

O AliExpress é um dos maiores sites do comércio eletrônico e conta com uma grande quantidade de dados sobre vendas e popularidade, ajudando a identificar tendências e alta demanda. Vale a pena conferir.

Além disso, o aplicativo Dropi, desenvolvido pela Empreender é uma opção eficaz para importar produtos vencedores do AliExpress e vender em lojas virtuais de dropshipping.

Sabemos que a margem de lucro no e-commerce é um fator crucial para o sucesso de empreendedores digitais e identificar nichos mais lucrativos pode ser um desafio.

Porém, lembre-se que é possível encontrar boas oportunidades de negócio através da pesquisa e análise de dados. 

O Dropi, por exemplo, facilita a importação de produtos do Aliexpress, permitindo que dropshippers encontrem produtos vencedores de fornecedores nacionais e internacionais. 

Aliás, a calculadora mágica do Dropi é uma ótima ferramenta para quem quer ter lucros, sem se preocupar em fazer cálculos manualmente ou com planilhas. Veja como é fácil:

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