Cross-sell: o que é e como aumentar o ticket médio com essa estratégia

O cross-sell é uma das estratégias responsáveis pelo crescimento de cerca de 10 a 30% da receita total no e-commerce do mundo inteiro. 

Você quer vender mais e aprender as principais táticas que empresas gigantes como a Amazon utilizam para aumentar o seu ticket médio? 

Confira neste conteúdo dicas infalíveis para utilizar o cross-sell na sua loja virtual, oferecendo produtos digitais de maneira bem prática!

O que é cross-sell e qual sua importância para o e-commerce?

Cross-sell é uma palavra em inglês muito comum na área de Marketing e em tradução livre para o português é usada no sentido de “venda cruzada”.

Sendo assim, é uma estratégia que visa aumentar o ticket médio das vendas oferecendo ao cliente produtos e serviços complementares ou de maior valor ao que ele já está comprando.

Diferentemente do que ocorre com o upsell, quando o objetivo é sugerir ao cliente um algo mais caro em comparação com o que ele inicialmente selecionou ou estava considerando comprar. 

A imagem a seguir, ilustra as diferenças entre as duas técnicas: enquanto a primeira oferece um e-book para quem está comprando um suplemento, a segunda oferece um pote maior do mesmo produto.

Cross-sell: o que é e como aumentar o ticket médio com essas estratégias fonte monnetize

Desse modo, podemos perceber que essas estratégias são eficazes e benéficas tanto para a loja virtual quanto para o seu consumidor. 

Quais as vantagens do cross-sell?

  • Aumenta o valor do ticket médio por incentivar o cliente a adicionar mais itens ao carrinho, elevando o valor total da compra;
  • Melhora a experiência do cliente ao oferecer produtos relevantes e úteis, demonstrando que a loja se preocupa com suas necessidades e desejos;
  • Gera mais rentabilidade ao sugerir produtos adicionais, crescendo o faturamento sem precisar atrair novos clientes;
  • Ajuda a vender itens que estão parados no estoque ou com pouca saída;
  • Oferecer infoprodutos, como cursos online ou assinaturas, pode gerar receita recorrente para a sua loja, já que os clientes podem pagar uma taxa mensal ou anual para acessar o conteúdo;
  • Infoprodutos relevantes e de alta qualidade podem aumentar o engajamento do cliente e torná-lo mais propenso a fazer compras futuras.

A seguir vamos citar mais exemplos e maneiras de implementar o cross-sell em sua loja, tanto para aumentar o ticket médio quanto o valor agregado dos seus produtos e serviços.

Como implementar o cross-sell no e-commerce?

Se você tem uma loja virtual, uma alternativa prática para implementar o cross-sell, é oferecer infoprodutos aos seus clientes.

Afinal, os produtos digitais não exigem estoque ou logística de entrega, tornando o seu custo muito baixo e consequentemente gera uma margem de lucro para o seu negócio.

No tópico anterior, mencionamos alguns exemplos de infoprodutos e outros formatos comuns incluem ebooks, aulas, mentorias, tutoriais e até mesmo audiobooks ou podcasts. 

Vale ressaltar que entender o que o seu público busca é o primeiro passo para o sucesso desta estratégia, pois é notável que a venda cruzada cria uma oportunidade de venda adicional e pode transformar os clientes em fãs da sua marca através de uma oferta personalizada. 

No entanto, é importante lembrar que os infoprodutos oferecidos devem ser úteis para o cliente e complementar os produtos físicos que a loja vende e estão sendo adquiridos naquele momento. 

Caso contrário, a estratégia pode não ser eficaz e até mesmo prejudicar a experiência do cliente com a sua marca.

Sendo assim, utilize dados e análises para entender o comportamento de compra do seu público e identificar em quais produtos é viável aplicar o cross-sell. 

Por exemplo, se você perceber que muitos clientes que compram produto X  também compram o produto Y, pode ser interessante oferecer esse segundo item como opção de venda cruzada.

Vale ressaltar que venda cruzada e venda casada são coisas distintas, pois ao contrário do que ocorre no cross-sell, a venda casada exige que o cliente compre um produto ou serviço adicional para adquirir o produto ou serviço principal. 

Além disso, a venda casada é considerada ilegal em muitos países, incluindo o Brasil e os Estados Unidos e é vista como uma forma de coagir o cliente a comprar algo que ele não precisa ou não deseja.

Continue lendo e confira algumas dicas infalíveis para implementar o cross-sell em sua loja virtual oferecendo produtos digitais.

Dicas de infoprodutos para oferecer na venda cruzada

Ebook gratuito ou pago

Que tal aumentar o valor percebido do produto e incentivar o cliente a comprar mais vezes na sua loja virtual? 

Sendo assim, você pode oferecer um ebook gratuito ou pago com informações valiosas relacionadas ao que o cliente está comprando. 

Exemplo: se você vende equipamentos de treino, pode oferecer um ebook sobre rotinas de treino para ajudar a maximizar o uso do aparelho e aumentar o seu ticket médio.

Cursos online

Se você vende produtos relacionados a um nicho específico, pode oferecer cursos online relacionados ao assunto. 

Exemplo: uma loja de roupas pode oferecer um curso online de moda e estilo pessoal para seus clientes.

É uma boa forma de ajudá-los a escolher roupas que combinem melhor com seu estilo e personalidade, além de criar um relacionamento mais duradouro com eles. 

Plataforma de membros

Se a sua loja tem produtos que exigem uma certa habilidade ou conhecimento, você pode oferecer acesso a uma plataforma de membros que forneça recursos adicionais. 

Você vende equipamentos de fotografia? Então que tal oferecer acesso a tutoriais em vídeo e fóruns de discussão para ajudar os clientes a aprimorar suas habilidades fotográficas?

Esse é um bom exemplo de como gerar uma receita recorrente para o seu negócio.

Conteúdo exclusivo

Você pode criar conteúdo exclusivo para os seus clientes, como webinars ou podcasts, com dicas relacionadas aos produtos que foram comprados. 

Exemplo: se a sua loja vende roupas de moda feminina, você pode criar um webinar sobre como montar um guarda-roupa versátil ou um podcast sobre as últimas tendências de moda.

Essas foram apenas algumas dicas e exemplos de como aplicar o cross-sell no e-commerce. 

Veja abaixo a maneira mais simples de adicionar e vender infoprodutos na sua loja virtual.

Dijital: aplicativo para fazer cross-sell com infoprodutos

A chave para o sucesso do cross-sell é oferecer produtos digitais que sejam relevantes e adicionem valor à experiência do cliente

Sempre observe se os seus produtos digitais estão relacionados aos produtos físicos que você está vendendo e atendem às necessidades e interesses do seu público-alvo.

O Dijital, é uma ferramenta que permite a venda de infoprodutos em qualquer loja virtual, desde que possua integração com plataformas de e-commerce específicas, como a Nuvemshop e Yampi.

Para usar o aplicativo, basta acrescentar um botão de download após a compra para disponibilizar os arquivos. Veja no vídeo como o Dijital funciona:

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