A Amazon é nada mais nada menos que o maior e-commerce do mundo. Os serviços da empresa estão presentes em mais de 190 países e seu CEO, Jeff Bezos, ocupa a terceira posição na lista de homens mais ricos do mundo.

Claro que existem muitos fatores que fizeram a empresa se tornar o que ela é. porém, não podemos negar que a Amazon utiliza estratégias de marketing para atração e retenção de clientes como ninguém.

Pensando nisso, neste artigo, trouxemos algumas das estratégias de marketing mais usadas pela Amazon que você pode se inspirar e aplicar no seu e-commerce, adaptando o que for necessário. 

Branding forte

O Branding nada mais é que a construção de uma marca. As ações de Branding tem o objetivo de definir como uma empresa deve ser percebida pelo público. Com base nos seus objetivos, alinhar suas ações e comunicação.

A Amazon é um dos maiores e-commerces do mundo. É conhecida como uma loja que possui de tudo um pouco e é uma das primeiras a vir na mente das pessoas quando o assunto é compra online.

Isso não é por acaso. A empresa trabalhou para construir a imagem que tem. Para isso, é preciso identificar quem é  o seu público-alvo e qual a melhor forma de se comunicar com ele.

A Amazon, embora seja uma das maiores empresas do mundo, não é vista como uma marca premium. Seus produtos são acessíveis para pessoas da classe C e D e sua comunicação é feita para atrair esse público, como o grande foco em promoções, as vantagens de pagamento, etc.

Veja mais: Share of Mind: como ficar na mente dos clientes

Promoções – Amazon Prime Day

As promoções são um dos maiores impulsionadores de vendas. Algumas pesquisas mostraram que mais de 90% dos consumidores brasileiros gostam de participar de promoções.

Além disso, a imensa maioria espera pela época de promoções para comprar itens mais caros em oferta. Isso explica o grande fenômeno que é a Black Friday, data mais importante do ano para o e-commerce.

Uma das estratégias de promoção usadas pela Amazon é o Amazon Prime Day. 

O Amazon Prime Day é um evento de compras anual da Amazon, exclusivo para membros Prime. 

O evento acontece durante dois dias, geralmente em julho, e oferece descontos e promoções em uma ampla variedade de produtos, incluindo eletrônicos, roupas, itens para casa e muito mais.

O Prime Day é uma oportunidade para os membros Prime economizar dinheiro em produtos que eles já estavam planejando comprar ou para descobrir novos produtos e serviços que eles podem gostar. 

O evento também é uma maneira para a Amazon aumentar as vendas e atrair novos membros para o Prime.

Cross sell e upsell

A estratégia de cross sell consiste em oferecer para o cliente produtos complementares aos que ele demonstrou interesse. Por exemplo, imagine que você tem uma loja de eletrônicos e o seu cliente demonstrou interesse em um notebook. Oferecer capas para notebook é uma forma de aplicar o cross sell.

O upsell é a prática de oferecer ao consumidor um produto ou serviço superior ao que ele está adquirindo. O upsell pode ser feito para convencer o consumidor a adquirir um produto mais caro ou pagar um adicional para ter algum benefício.

A Amazon usa uma série de estratégias para aumentar as vendas. Entre elas, estão o cross sell e o upsell.

A Amazon, já foi considerada o segundo varejista mais admirado do mundo, de acordo com a Fortune Magazine e grande parte disso se deve a sua habilidade de incentivar os consumidores a comprar mais.

Em 2006, Jeff Bezos, CEO da Amazon, revelou que 35% das vendas realizadas pela empresa são frutos de ofertas de cross selling, demonstrando como a técnica é poderosa.

Na página de todos os produtos da Amazon o cliente encontra a seção “Frequentemente Comprados Juntos” indicando produtos similares que podem ser do interesse do consumidor, além de reforçar o gatilho da prova social.

Leia também: Como aplicar estratégias de cross selling e up selling no e-commerce

Lembrança do produto

Muitos consumidores têm o hábito de visitar os produtos que desejam comprar no e-commerce, ainda que não tenham a intenção de finalizar o pedido no momento. Alguns, adicionam dezenas de produtos no carrinho e o deixam para lá.

A Amazon, por sua vez, lembra os consumidores dos produtos visitados sempre que eles visitam novamente a loja. Os produtos são exibidos na seção “Continue Comprando”, aguçando ainda mais o desejo pelo item.

Essa estratégia de marketing da Amazon não é usada apenas durante a visita ao site. Os consumidores que possuem o aplicativo da Amazon em seu celular recebem uma notificação push, com um convite para retornar ao produto.

Saiba mais: Mobile marketing: o que é como aplicar essa estratégia na loja virtual

Benefícios para clientes em outros produtos da Amazon

Além dos vários incentivos para compra presentes para todos os visitantes da Amazon, os assinantes de seus produtos ainda recebem outros benefícios exclusivos.

Alguns desses benefícios incluem:

  • Frete grátis: Os assinantes do Amazon Prime têm frete grátis em milhões de produtos elegíveis, incluindo itens de grande porte, como TVs e móveis.
  • Entrega rápida: Os assinantes do Amazon Prime podem optar por receber suas compras no mesmo dia ou no dia seguinte em algumas áreas.
  • Acesso a ofertas exclusivas: Os assinantes do Amazon Prime têm acesso a ofertas exclusivas, como descontos e brindes.
  • Acesso a conteúdo digital: Os assinantes do Amazon Prime têm acesso a conteúdo digital, como filmes, séries de TV, músicas e livros.

Alguns dos serviços da Amazon

Amazon Prime: O Amazon Prime é um programa de assinatura mensal ou anual que oferece uma variedade de benefícios, incluindo frete grátis, entrega rápida, acesso a ofertas exclusivas e acesso a conteúdo digital.

Amazon Prime Video: O Amazon Prime Video é um serviço de streaming de vídeo que oferece uma ampla variedade de filmes, séries de TV, documentários e esportes.

Amazon Music Prime: O Amazon Music Prime é um serviço de streaming de música que oferece acesso a milhões de músicas, podcasts e audiobooks.

Amazon Prime Reading: O Amazon Prime Reading é um serviço de leitura digital que oferece acesso a milhares de livros, revistas e quadrinhos.

Amazon Prime Gaming: O Amazon Prime Gaming oferece jogos gratuitos, conteúdo exclusivo e ofertas especiais.

Além disso, a Amazon possui produtos como o Kindle, um leitor de livros digitais que não prejudica os olhos e possui um serviço de assinatura, o Kindle Unlimited, que dá acesso a mais de um milhão de títulos por apenas R$19,90 por mês.

Possui também a Alexa, uma assistente virtual que executa diversa tarefas que facilitam o cotidiano do usuário,como: 

  • Controlar dispositivos inteligentes;
  • Tocar música;
  • Fazer perguntas;
  • Definir alarmes e timers;
  • Adicionar itens a listas;
  • Realizar chamadas e enviar mensagens.

Leia também: Como adicionar produtos digitais no seu e-commerce

Gatilho da Reciprocidade

O gatilho da reciprocidade é um dos melhores para conquistar a confiança e fidelização dos clientes. 

Ele se baseia na ideia de que somos naturalmente levados a retribuir favores que recebemos. Quando alguém nos faz um favor, nos sentimos obrigados a retribuir de alguma forma.

Este gatilho é usado de várias maneiras para influenciar o comportamento das pessoas. Por exemplo, uma empresa pode oferecer uma amostra grátis de um produto para incentivar os clientes a comprar o produto completo. Ou, um vendedor pode oferecer um desconto ou brinde para incentivar um cliente a comprar um produto.

No mercado digital, muitas empresas usam o gatilho da reciprocidade atrelado ao direito ao arrependimento. Por lei, os consumidores têm até 7 dias para desistir de uma compra feita pela internet.

Durante as vendas, as marcas usam esse direito do consumidor como uma forma de garantia que elas estão oferecendo.

A Amazon, em contrapartida, usa como estratégia de marketing oferecer um período de 30 dias para que os clientes aproveitem seus serviços digitais gratuitamente, sem cobrança no cartão de crédito.

Isso faz com que os clientes se sintam mais condicionados a assinar o produto e conhecer suas vantagens. Ao final dos 30 dias os clientes estão tão satisfeitos com o serviço que não resta outra opção que não seja assinar.

Marketing de afiliados

Com o programa de afiliados da Amazon, qualquer pessoa pode receber um link exclusivo para divulgar produtos da loja em sites, blogs, redes sociais, etc. Essa é uma ótima estratégia para aumentar as vendas e o alcance de seus produtos e serviços.

Na internet existem milhares de criadores de conteúdo. Pessoas que falam sobre moda, tecnologia, literatura, etc. Muitos desses criadores se inscrevem como afiliados da Amazon como uma forma de ganhar uma renda extra. 

Dessa forma, essas pessoas sempre recomendam a Amazon quando divulgam algum produto. Para o criador existe a vantagem da comissão de venda, enquanto isso a marca se torna cada vez mais forte e presente na mente dos consumidores.

Essas são algumas das estratégias de marketing utilizadas pela Amazon, o maior e-commerce do mundo. Que tal aproveitar essa lista para criar mais ações de marketing que encantam o consumidor?

E para ter uma loja virtual completa, não deixe de conhecer os produtos da Empreender.