Dropshipping e Marketing de afiliados são duas modalidades de vendas online que apresentam algumas semelhanças, mas são atividades bem diferentes. Em ambas o vendedor pode trabalhar de casa oferecendo produtos na internet sem se preocupar com questões como logística de entregas.

Nesse artigo vamos discorrer sobre cada uma das atividades e quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Para saber qual compensa mais continue a leitura.

Qual a diferença entre dropshipping e marketing de afiliados

Dropshipping é uma modalidade de e-commerce sem estoque onde o lojista atua como um intermediário entre o cliente e o fornecedor. Nesse modelo de negócios, o lojista não arca com as questões relativas ao estoque do produto ou logística de entregas. Essa parte fica na responsabilidade do fornecedor.

O trabalho do dropshipper é estruturar uma loja virtual e criar as ofertas dos produtos, atender aos clientes, divulgar a mercadoria, realizar o atendimento, etc. O faturamento no dropshipping é a diferença entre o valor pago pelo cliente e o preço cobrado pelo fornecedor.

No marketing de afiliados, o vendedor também divulga produtos que não possui em estoque ou é responsável pela entrega, entretanto ele vende em nome de outra empresa, atuando como um consultor de vendas e seu faturamento vem da porcentagem que recebe por cada venda fechada.

A modalidade se tornou mais popular com o crescimento do mercado de infoprodutos e a venda de cursos online. É possível qualquer pessoa divulgar produtos selecionados hospedados em plataformas como Hotmart, Eduzz e Monetizze. Porém, também é possível divulgar produtos físicos e receber uma porcentagem pelas vendas. Uma empresa que oferece essa opção é a Amazon.

Quais as vantagens e desvantagens de cada modalidade

A primeira vantagem do dropshipping em relação ao marketing de afiliados é que o vendedor pode possuir uma margem de lucro muito maior. Na comercialização de produtos sem estoque é o lojista quem decide quanto cobrar pelos produtos.

Outra vantagem do dropshipping é que é possível criar uma marca forte e consolidada no mercado sem grandes investimentos iniciais. Para o consumidor final, não é algo tão relevante se o e-commerce onde ele está comprando é tradicional ou faz dropshipping, muitas vezes ele sequer será capaz de distinguir.

A desvantagem do dropshipping é que no início o lojista será responsável por todo o processo de vendas e atendimento ao cliente. Além disso, por não ter qualquer controle sobre a entrega do produto, se houver algum problema como atrasos, produtos com defeito ou de qualidade inferior à anunciada, a insatisfação do cliente vai afetar negativamente a loja virtual.

Já no marketing de afiliados, uma das maiores vantagens é a facilidade de começar no mercado. Para divulgar produtos de empresas que oferecem essa possibilidade basta se cadastrar em alguma plataforma que automaticamente o link personalizado será gerado. 

Como o afiliado atua apenas como um divulgador dos produtos, se houver algum problema com a entrega, a insatisfação do cliente não recai sobre ele. Outra vantagem do Marketing de afiliados é que existe boas possibilidades de ganhos já que algumas empresas oferecem porcentagens generosas de 50% ou 60% do valor.

A desvantagem do marketing de afiliados é que o vendedor estará sempre trabalhando para a construção do negócio alheio e não cria a própria marca. Além disso, pode ser difícil divulgar o link para muitas pessoas e vender em grande escala sem investir em anúncios.

Alguns estudos mostram que o consumidor decide pela compra após ser impactado por um anúncio, em média, 8 vezes. Isso significa que a maioria dos consumidores não vão comprar de primeira e, ainda que decidam pela compra, existe o risco dela ser efetuada no link padrão da empresa.

Dropshipping ou afiliados: qual compensa mais

Não existe uma resposta certa para essa pergunta. Tudo depende dos objetivos de cada vendedor. 

O marketing de afiliados pode ser uma boa opção de renda extra para pessoas que querem ganhar um dinheiro na internet mas não necessariamente estão preocupadas em construir um negócio próprio.

Também é uma opção bastante vantajosa para pessoas que possuem uma certa popularidade e autoridade em algum nicho. Estamos na era da produção de conteúdo onde pessoas comuns se tornam conhecidas na internet dividindo com os seguidores aquilo que sabem.

Um produtor de conteúdo da área literária, por exemplo, pode ter bons resultados divulgando links dos livros que sugere aos seguidores na Amazon e recebendo uma comissão pelas vendas.

Já o dropshipping é indicado para quem deseja ter um negócio próprio com baixo investimento inicial.

No dropshipping é possível criar uma loja virtual do zero e construir uma marca sólida. Para isso, o vendedor não precisa aparecer ou divulgar seus produtos pessoalmente para as pessoas.

Com boas práticas de SEO e a divulgação da loja por meio de anúncios online, o consumidor encontrará os produtos pelos quais tem interesse e será convencido pela oferta e atendimento da loja virtual.

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