Qual a importância da review de produto no e-commerce?

Se você possui um negócio online, certamente já tem uma noção da importância da review de produto, não é mesmo? 

Neste artigo, vamos explorar como as reviews podem impulsionar suas vendas, fornecendo insights valiosos para influenciar os consumidores a finalizarem a compra. 

Então, prepare-se para descobrir como essa estratégia pode fazer a diferença para o sucesso da sua loja virtual! Boa leitura!

O que é review marketing?

A review marketing envolve o uso estratégico de avaliações e comentários de clientes para influenciar a decisão de compra de outros consumidores. 

Afinal, quando os clientes expressam suas opiniões sobre um produto, eles ajudam a construir a reputação da marca e aumentam a confiança dos outros compradores. 

Essas considerações são vistas como autênticas, o que faz com que os consumidores confiem nelas, sendo assim, adicionar avaliações é uma boa alternativa.

Por isso, no cenário digital que vivemos, a review marketing se tornou uma ferramenta essencial para o sucesso de um negócio online. 

Desse modo, imagine que um visitante está em seu site pesquisando um produto e encontra várias avaliações positivas de clientes satisfeitos. 

Esses comentários podem pesar na decisão de compra, certo? Então, esse é o poder da review marketing!

Qual o principal objetivo da review de produto no e-commerce?

A principal finalidade da review de produto é fornecer informações sobre a experiência de compra dos consumidores. 

Pois, ao ler uma avaliação, os clientes em potencial podem ter uma visão mais realista não somente do produto, mas também da loja, do atendimento e da entrega antes de tomar uma decisão de compra.

Além disso, as reviews ajudam a eliminar dúvidas e fornecem detalhes sobre a qualidade, usabilidade e durabilidade dos itens e serviços. 

Consequentemente, as reviews constroem a reputação da marca e aumentam a confiança dos clientes, gerando uma prova social para o seu negócio.

Dessa maneira, pense nas avaliações como um selo de aprovação, capaz de tranquilizar os clientes em potencial e incentivá-los a comprar, reduzindo carrinhos abandonados.

Como responder uma review de produto: o que escrever no feedback de clientes?

Além de entender o objetivo e a importância da review de produto, é essencial saber como respondê-las, independente de serem positivas ou negativas. 

Afinal, quando um cliente deixa uma avaliação, é importante fornecer uma resposta adequada e atenciosa. 

Sendo assim, lembre-se de que outras pessoas estarão lendo esses comentários e suas respostas, por isso seja rápido, personalizado e respeitoso ao responder. 

Mostre aos clientes que você valoriza o feedback deles e está comprometido em fornecer uma experiência excepcional.

Vamos para um exemplo prático: suponha que um cliente tenha deixado uma avaliação negativa sobre um produto defeituoso que recebeu. O que fazer nesse caso?

Bem, você pode responder prontamente, pedir desculpas pela experiência negativa e oferecer uma solução, como uma substituição ou reembolso, por exemplo. 

Desse modo, demonstrará seu compromisso em resolver problemas e ajudará a construir uma reputação positiva para sua loja, aumentando também a fidelização.

Feedbacks positivos e negativos em review: 6 exemplos de respostas

Sabemos que cada feedback é único e requer uma abordagem personalizada para atender às necessidades do cliente. Veja alguns exemplos para inspirar suas respostas:

  1. Agradecemos pelo seu feedback! Estamos felizes em saber que você está satisfeito com a qualidade do nosso produto. Valorizamos sua opinião e estamos sempre trabalhando para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes.
  1. Pedimos desculpas pela sua experiência negativa. Isso não está de acordo com nossos padrões de qualidade. Gostaríamos de resolver essa questão imediatamente. Por favor, entre em contato conosco diretamente para que possamos encontrar uma solução adequada para você.
Qual a importância do review de produto no e-commerce?
  1. Obrigado por compartilhar sua experiência com o produto. Valorizamos suas sugestões e levaremos em consideração para futuras melhorias. A opinião dos nossos clientes é fundamental para aprimorarmos continuamente nossos produtos e serviços.
  1. Sentimos muito pela dificuldade que você encontrou ao usar nosso produto. Nossa equipe de suporte está disponível para resolver qualquer problema que você esteja enfrentando. Por favor, entre em contato conosco para que possamos oferecer a assistência necessária.
  1. Agradecemos por compartilhar sua opinião sobre nosso produto. Seu feedback é importante para nós. Ficamos felizes em saber que você está satisfeito com a facilidade de uso e os recursos oferecidos. Isso nos incentiva a continuar fornecendo produtos de qualidade aos nossos clientes.
  1. Lamentamos que você não tenha tido uma experiência positiva com nosso produto. Gostaríamos de investigar mais a fundo a situação e encontrar uma solução adequada. Por favor, entre em contato conosco para que possamos resolver essa questão o mais rápido possível.

Vale ressaltar que você deve adaptar essas respostas de acordo com a situação específica e o tom de voz da sua marca. 

Por isso, para obter resultados significativos e melhores experiências, se inspire, não apenas copie e cole as nossas sugestões de respostas! 

Qual o melhor site de avaliação de produtos?

Agora que você já entende o objetivo e a importância do review de produto, vamos falar sobre o melhor site de avaliação de produtos: o Lily Reviews

Na verdade, não é exatamente um site, mas um aplicativo que possui recursos únicos e uma solução eficaz para adicionar comentários aos produtos de sua loja virtual

Com o Lily, você pode importar avaliações de outros sites, como o AliExpress ou Shopee e gerenciar tudo em um só lugar, economizando tempo e esforço.

Veja como funciona:

Além disso, você também consegue:

  • Personalizar e-mails e temas;
  • Pedir avaliação ao cliente automaticamente após a entrega do pedido;
  • Criar avaliações e perguntas;
  • Oferecer cupons de desconto para quem fizer review de produto;
  • Colocar avaliações do TikTok na sua loja virtual e muito mais!

Não é à toa que o Lily Reviews é considerado o melhor site de avaliação de produtos. A ferramenta também é útil para quem faz dropshipping, pois integra com o Dropi.

Então, aproveite essa estratégia poderosa para impulsionar suas vendas e conquistar a confiança dos consumidores da sua loja virtual.

Além disso, o Lily tem integração com as principais plataformas de comércio eletrônico, como Nuvemshop, Shopify, Loja Integrada entre outros, como a Hotmart e Eduzz.

Agora é com você! Comece a colher os benefícios da review de produto hoje mesmo e veja seu negócio decolar no e-commerce. Experimente agora o Lily Reviews!