Passear por diversas lojas virtuais para dar a famosa olhadinha é um comportamento comum dos consumidores. Eles fazem isso mesmo que não tenham qualquer intenção de comprar. Mas a lista de desejos é uma carta na manga para capturar esses visitantes.

A lista de desejos permite que os compradores guardem os produtos de seu interesse em um lugar próprio e finalizem sua compra posteriormente. Essa estratégia é usada por grandes marcas, como a Amazon.

Neste artigo, você vai entender o que é uma lista de desejos, por que você deve usá-la em sua loja virtual e como adicionar a funcionalidade na loja virtual hospedada na Nuvemshop.

O que é uma lista de desejos

Quem nunca ficou navegando por lojas virtuais olhando os produtos enquanto enfrentava a insônia, mesmo sem querer comprar nada, que atire a primeira pedra. Esse é o chamado comportamento de navegação.

O comportamento de navegação e quando as pessoas visitam sites e lojas virtuais sem ter a intenção de comprar. Apenas olhar os produtos, comparar preços ou simplesmente passar o tempo.

O que os consumidores não sabem é que esse comportamento é um dos principais motivadores para compras impulsivas. Pelo menos é isso que diz a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Mas nem sempre o desejo repentino de adquirir um produto pode ser suprido no momento. E para isso servem as listas de desejos.

A lista de desejos nada mais é que uma lista onde os consumidores vão salvar os produtos que querem comprar mais tarde. 

Por que adicionar na loja virtual da Nuvemshop

Aumentar os índices de recompra

É muito mais fácil vender novamente para um cliente antigo do que conquistar novos clientes o tempo todo. Por isso, aumentar as taxas de recompra deve ser um dos objetivos das estratégias de marketing.

Se o cliente comprou na sua loja virtual e o seu público-alvo é bem definido, provavelmente existem outros produtos que sejam de seu interesse. A lista de desejos permite que ele armazene esses produtos em um local para comprar mais tarde.

Sendo assim, a funcionalidade da lista de desejos é uma estratégia eficaz para aumentar os índices de recompra da sua loja virtual.

Entender o comportamento do cliente

Para os clientes, a lista de desejos é bastante cômoda para salvar suas próximas compras. Para o lojista, é uma excelente ferramenta para analisar o comportamento do cliente.

Observando as listas de desejos dos clientes, é possível identificar quais produtos despertam mais sua atenção, qual a média de valores e como eles se complementam.

Isso ajuda a criar campanhas mais efetivas, dando maior destaque aos produtos desejados. Além disso, essa ferramenta dá boas pistas de como conduzir estratégias de cross sell.

Evita abandono de carrinhos

Quando uma loja virtual não tem a funcionalidade de lista de desejos, os clientes podem usar o carrinho de compras com essa finalidade. Adicionar produtos que desejam comprar futuramente e não finalizar a compra.

Uma das consequências dessa prática é que ela pode poluir os relatórios finais da loja virtual, com dados que não correspondem com a realidade.

Além disso, lojas que usam o SAK para recuperação de carrinhos abandonados podem enviar mensagens para clientes que não tinham o intuito de comprar desde o início, desperdiçando tempo e dinheiro.

Maior tempo de navegação na loja

A métrica de tempo de navegação em uma loja virtual serve para medir o tempo que os clientes passam no site ou aplicativo antes de sair. Essa métrica pode ser usada para avaliar o desempenho da loja virtual e identificar áreas de melhoria.

O tempo de navegação pode ser usado para avaliar o seguinte:

  • A facilidade de uso da loja virtual: Se os clientes estão navegando por um longo tempo, pode ser um sinal de que a loja virtual é difícil de usar ou que os clientes não estão encontrando o que procuram.
  • A relevância dos produtos e informações da loja virtual: Se os clientes estão navegando por um curto tempo, pode ser um sinal de que os produtos ou informações da loja virtual não são relevantes para os interesses dos clientes.
  • A qualidade da experiência do cliente: Se os clientes estão navegando por um tempo médio, pode ser um sinal de que a experiência do cliente na loja virtual é positiva.

Quanto maior for o tempo de navegação, melhor é a experiência do cliente e mais relevante a loja virtual se torna nos mecanismos de busca. 

Essa métrica aumenta quando os clientes dedicam parte de seu tempo confeccionando suas listas de desejos. Porém, é importante que a loja esteja bem otimizada para isso.

Leia também: Estratégias Para Transformar Visitantes em Clientes da Loja Virtual

Como adicionar uma lista de desejos na Nuvemshop

Se a sua loja virtual está hospedada na Nuvemshop, é possível adicionar a funcionalidade de lista de desejos de forma muito simples e rápida por meio do aplicativo Super Favoritos.

O Super Favoritos é o aplicativo que permite que todos os produtos da sua loja  virtual sejam favoritados pelos usuários e, automaticamente, salvos em sua lista de desejos.

Além de favoritar os produtos, o Super favoritos salva o histórico de navegação do cliente. Então, se por algum motivo ele gostou de um produto mas esqueceu de salvar, pode consultar o histórico e encontrá-lo rapidamente. 

Veja como o aplicativo funciona no vídeo abaixo:

Para fazer a integração do aplicativo com a sua loja virtual, siga os seguintes passos:

  1. Faça o cadastro no aplicativo;
  2. No menu lateral esquerdo, clique em integrações;
  3. Selecione a plataforma de e-commerce (no momento, a Nuvemshop é a única disponível);
  4. Conceda as permissões necessárias.

Veja o passo a passo em vídeo:

Com esse aplicativo, você não perderá mais vendas e os seus clientes ainda terão um motivo a mais para voltar à sua loja virtual e se encantar com mais produtos. Não perca tempo, experimente o Super Favoritos agora mesmo